Introduction: A Small Multipurpose Blower - Pequeno Soprador Multifuncional

Picture of A Small Multipurpose Blower - Pequeno Soprador Multifuncional

Este projeto apresenta a confecção de um pequeno soprador que pode ser utilizado para diferentes propósitos, tais como:

  • soprador para forno de fundição;
  • soprador/aspirador de pó para serra tico-tico de bancada ou outra ferramenta de corte de madeira; e
  • soprador/soprador de fumaça em processo de soldagem.

Em projeto maior serve, ainda, como:

  • coletor do pó ciclônico;
  • soprador/aspirador para jardim; e
  • soprador para churrasqueira.

O soprador consiste de um motor que faz girar um rotor centrífugo, produzindo a circulação de ar com uma determinada pressão. O rotor deve ser embutido em um compartimento que pode ser de plástico, madeira ou metal e que possui duas aberturas, sendo: (i) uma entrada de sução para aspiração do ar pelo rotor; e (ii) uma saída por onde o ar é expelido pelo rotor com uma pressão determinada pelo conjunto motor-rotor.

A multifuncionalidade é decorrente do uso de uma destas duas aberturas. Assim, com o uso da entrada de sução, o dispositivo opera como aspirador e, com o uso da saída de ar, opera como soprador de ar (ou ventilador com fluxo dirigido de ar).

Step 1: Confecção Do Rotor Centrífugo Com Oito Pás

Picture of Confecção Do Rotor Centrífugo Com Oito Pás

Para a confecção do soprador foi empregado um pequeno motor AC de 127 V, obtido da desmontagem de um computador antigo, o qual era empregado como ventilador da fonte de alimentação.

O soprador foi todo confeccionado com duas folhas de lata - uma de leite em pó e outra de biscoitos, cortadas e soldadas para montar tanto o rotor centrífugo quanto a estrutura (denominada de voluta) metálica de acondicionamento.

Inicialmente foram traçados (com um compasso metálico) dois discos de lata, ambos com 9,8 cm de diâmetro, para formarem o disco principal e o anel do rotor. Com um alicate tipo aviação foram cortados os dois discos. Um deles será cortado sob a forma de uma anel, cujo vazado é de 7,8 cm diâmetro. Este tamanho é definido para coincidir com o lado menor das pás (9,8 cm - 1,9 cm = 7,8 cm) que formam o rotor.

O rotor centrífugo possui oito pás, cujas dimensões estão apresentadas no desenho. As partes tracejadas devem ser dobradas para posteriormente serem soldas no disco principal e no anel. As oito chapas foram cortadas e dobradas nas suas laterais utilizando um grampo de madeira, garantindo a uniformidade na dobradura. Inicialmente as pás foram soldadas no anel com a ajuda de alicates de pressão. A última figura mostra o rotor centrífugo montado, com o disco principal na parte de baixo e o anel na parte de cima.

Step 2: Corte Da Voluta

Picture of Corte Da Voluta

A estrutura que acomodará o rotor centrífugo denomina-se de voluta, cujo molde foi feito em um desenho utilizando o traçado de espiral de Arquimedes, atendendo os seguintes passos:

  1. inicialmente é desenhado um pequeno quadrado auxiliar, com lado de 10% da dimensão do disco principal (utilizei 1 cm de lado);
  2. os quatro cantos deste quadrado são marcados com as letras a, b, c e d. O centro deste quadrado será furado para encaixar o eixo do motor;
  3. a seguir, efetua-se um prolongamento do lado "a"-"d" e marca-se o ponto 1, que equivale a 85% do diâmetro do rotor (0.85 * 9,8 cm = 8,3 cm);
  4. com o auxilio de um compasso, com a ponta seca no ponto "a", efetua-se o traçado de um arco entre os pontos 1 e 2;
  5. com o vértice em "b", efetua-se o desenho do arco entre o ponto 2 e 3;
  6. com o vértice em "c", traça-se o arco entre os pontos 3 e 4;
  7. com o vértice em "d", desenha-se o arco entre os pontos 4 e 6; e
  8. o estrangulamento da voluta, ponto 5, denominado de “beco da voluta”, está distante 2,5 cm da base da voluta.

O desenho resultante foi colado sobre a folha da lata, sendo, em seguida cortado e duplicado.

Step 3: Soldagem Da Voluta

Picture of Soldagem Da Voluta

A lateral da voluta foi cortada como uma tira de lata de 4 cm de altura e soldada em uma das chapas que será o fundo da caixa de acondicionamento do rotor.

Para reforço do fundo da voluta, onde será parafusado o motor, foi feito um mode em papel e, a seguir, colado e cortado. O quadrado resultante foi soldado na chapa de fundo.

Para que o rotor centrífugo gire solidariamente com o eixo do motor, foi cortado e soldado na chapa de fundo um pequeno cilindro vazado.O diâmetro deste cilindro coincide com o diâmetro do eixo do motor.

A parte superior da voluta foi vazada para a entrada de ar. O diâmetro deste vazado é igual ao diâmetro menor do anel do rotor, ou seja 7,8 cm.

Após parafusar a voluta, a chapa superior foi soldada,concluindo a montagem.

Step 4: Soldagem Da Lateral De Sucção, Pintura E Teste

Picture of Soldagem Da Lateral De Sucção, Pintura E Teste

Para a lateral de sucção, por onde será aspirado o ar, foi cortado, dobrado e soldado um pedaço de lata sob a forma de um cilindro vazado.

Uma vez concluída a montagem, foi realizada a pintura e o teste do soprador.

É isto, um soprador pequeno que pode ser ampliado de acordo com a finalidade a que se destine.

Espero que inspire, motive e oriente.

Comments

DIY Hacks and How Tos (author)2015-11-09

I need to make something like this to blow the leaves off my yard.

Ok, just follow the model and make greater.

BeachsideHank (author)2015-11-09

Very clever construction of the vanes, usually the hardest part of a blower.

Thanks for your comment.

About This Instructable

663views

4favorites

More by Cion Cassiano:Suporte Metálico Para Ferramentas (limas) - Support for Tools Made With ScrapConsole Para Sofá Feito Com Palete - Sofa Console Made of PalletSuporte Para Parafusadeiras Feito Com Palete - Pallet Stand Cordless Screwriver
Add instructable to: