Introduction: Acesso Via SSH a Dragonboard 410c

Neste tutorial, será explicado como conectar-se à placa Dragonboard 410c via SSH e ligar um led.

Step 1: Junte Todos Os Componentes

1 Placa Dragonboard 410c™ com Debian instalado

1 Fonte de alimentação DC 12V 2A

1 PC com Linux para acessar a placa

1 Resistor 330Ώ

1 Led vermelho difuso 5mm

1 Protoboard Pequena

2 Jumpers macho-macho

Step 2: Ligue a Dragonboard

Nesta etapa, basta conectar a sua Dragonboard a fonte de alimentação e a fonte na tomada, para que a placa seja ligada e se inicie o processo de boot do sistema operacional.

Step 3: Descubra O IP Da Dragonboard

Neste ponto, a placa já deve estar conectada a uma rede wifi conhecida. Caso isso ainda não tenha sido feito, é necessário conectá-la.

Para descobrir o IP da Dragonboard, é possível acessar a tela de configuração de seu modem ou roteador e procurar pelo dispositivo.

Após encontrar o IP, anote ou guarde este número, ele será usado para se conectar a placa em breve.

Step 4: Conectando-se a Dragonboard Via SSH

Com o IP da placa em mãos, é necessário agora conectar-se a ela. Para isto, basta abrir o terminal da distribuição linux utilizada, e digitar o comando “ssh linaro@IP”, na qual IP se refere ao endereço de IP da Dragonboard após esta se conectar a rede wifi (neste exemplo, o ip da placa é 192.168.1.238).

Após isso, será pedida a senha do usuário linaro, que é “linaro”. Basta digitar a senha, teclar enter e já teremos acesso ao sistema operacional da Dragonboard através do protocolo SSH.

Step 5: Acionando Um Led

Uma vez que já estamos conectados a Dragonboard, podemos acessar os seus GPIO's, que são os pinos da placa disponíveis para entrada e saída digital por exemplo.

Neste tutorial, vamos primeiramente usar um dos pinos como saída digital, para acionar um led. Para isso deve-se montar o circuito abaixo, na qual um led e um resistor de 330Ώ são conectados entre o pino 33 da placa (GPIO 28) e o GND.

Agora deve-se entrar como super usuário, usando o comando “sudo su” e navegar até a pasta gpio através do comando “cd /sys/class/gpio”. A partir daqui devemos usar o comando “echo 28 > export” para termos acesso a esse pino. Esse comando irá gerar uma pasta chamada gpio28, devemos entrar nela com o comando “cd gpio28”. Uma vez dentro desta pasta, podemos configurar o pino conforme nossa necessidade e alterar seu valor digital. Para utilizá-lo como uma saída digital, devemos usar o comando “echo out > direction”. Agora podemos alterar o valor do pino com os comandos “echo 1 > value” e “echo 0 > value”, que devem ligar e desligar o led, respectivamente.

Comments

author
Swansong (author)2017-08-11

Obrigado por compartilhar :)

author

De nada :)

author
tytower (author)2017-08-12

So OK we can light an LED. Wow I can do that by joining two wires.

So what else can it do . What use is it? Why would I want to own one?

author
Black Bee Drones (author)tytower2017-08-17

Hi tytower, the idea here is to give a first and simple introduction to the board. We are now focused on our drone competition that will occur next month, but we will make more complete tutorials here for sure.

About This Instructable

96views

0favorites

License:

Bio: Somos a primeira equipe de drones inteligentes do Brasil. Através do Instructables divulgaremos alguns dos conhecimentos da equipe através de tutoriais para disseminar ... More »
More by Black Bee Drones:Acesso Via SSH a Dragonboard 410c
Add instructable to: