Introduction: Arduíno Tutorial - Digital Output – LED

O que é o Arduíno?

Arduíno é uma plataforma de prototipagem electrónica formada por duas partes, a placa ou Hardware, que usaremos para construir os nossos projectos, e o Software ou Arduíno IDE, onde escrevemos o código de formas a programar essa placa a realizar o que desejamos.

A maior vantagem dessa plataforma é a sua facilidade de utilização, pois mesmo pessoas que não são da área da programação ou da electrónica podem aprender o básico e criar seus próprios projectos rapidamente.

Este equipamento é um pequeno computador, que podemos programar de forma a colocar as suas entradas e saídas a comunicar com inúmeros dispositivos ou componentes externos, podendo criar inúmeros projectos, como por exemplo, um painel solar que se move de acordo com a incidência do sol, uma planta que manda uma mensagem quando precisar ser regada ou um Robot espião sem fios, ou seja, a imaginação é o limite!

Placa Arduíno:

A melhor forma de ficar a conhecer as placas Arduíno é começar por produtos Entry Level, (Ver equipamentos no site oficial - "https://www.arduino.cc/en/Main/Products"), nestes tutoriais irei utilizar uma placa Arduíno UNO, pois é uma placa muito robusta, simples, fácil de trabalhar e existe na Internet muita informação e projectos exemplo.

A placa do Arduíno UNO é constituído por:

Um micro-controlador ATmega328, que dispõem de 32Kb de memória FLASH e 2Kb de memória RAM. Uma ligação USB com a função de ligar o Arduíno ao computador, servindo para carregar o código com também para alimentar electricamente a própria placa. Treze pinos de sinal digital, que podem ser programados como entradas ou saídas, fazendo com que o Arduíno interaja com o meio envolvente, alem disso no pino nº 13 está ligado um LED designado por “L”. Seis pinos de entrada de sinal analógico, que podem ser programados para receber informação de vários tipos de sensores de sinal analógico. Vários pinos de alimentação que fornecem diversos valores de tensão, podendo estes ser utilizados para alimentar electricamente os componentes do seu projecto. Um botão de Reset botão com a função de reiniciar o dispositivo. Uma ligação de alimentação, que permite a placa seja alimentada electricamente por uma fonte de alimentação externa.

Esta é apenas um apresentação simples, caso queiram saber, vejam as especificações detalhadas na página oficial do Arduíno "https://store.arduino.cc/arduino-uno-rev3".

Step 1: Arduíno IDE Software

Como programar a placa de Arduíno UNO?

Em primeiro lugar teremos que fazer o download gratuito do Arduíno IDE Software, através do site oficial do Arduíno "https://www.arduino.cc/en/Main/Software", caso exista duvidas durante a instalação vejam o seguinte link "https://www.arduino.cc/en/Guide/Windows".

Antes a programar, ou seja, escrever o código, deve-se configurar o Software para a placa que estamos a utilizar, que neste caso é o Arduíno UNO (Ver imagens acima).

Depois de realizar a configuração, estamos prontos para programar, assim iremos começar com um dos códigos mais simples que existe para o Arduíno, tendo apenas o objectivo de fazer piscar um LED, denominado por "L", ligado ao pino 13. Este código é útil para testar a placa ou quando não temos componentes electrónicos, que sendo muito simples pode servir com introdução aos pinos digitais do Arduíno.

Código:

int LED = 13;          // Variável para selecção do pino de sinal digital.

void setup() {
	// Definição do tipo de pino de sinal digital (Saída ou Entrada):
	pinMode(LED, OUTPUT);
}

//Correr a função LOOP repetidamente:
void loop() {
	// Liga o LED (HIGH é nível alto):
	digitalWrite(LED, HIGH);
	// Atraso para o próximo passo:
	delay(1000);
	// Desliga o LED (LOW é nível baixo):
	digitalWrite(LED, LOW);
	// Atraso para o próximo passo:
	delay(1000);
}

Caso queiram saber mais ou tenham dúvidas sobre estas e outras referências do código, vejam a sua explicação detalhada no site oficial do Arduíno, através deste Link "https://www.arduino.cc/en/Reference/HomePage".

Para carregar o Arduíno com o código, basta carregar no botão CARREGAR, no entanto, aconselho sempre primeiro carregar no botão VERIFICAR, este irá confirmar que não existe erros, só depois carregamos o código Arduíno.

Durante o carregamento do código, pode-se verificar que as indicações de comunicação serial do Arduíno, que são os LED TX e RX, estão a piscar, isto significa que a placa está a comunicar com PC e vice-versa, assim que estas indicações ficam apagadas este processo de carregamento está terminado.

Step 2: Montagem

Sendo este código, um dos mais simples, a sua montagem também é uma das mais simples, podendo mesmo não ser considerada uma montagem.

Como o próprio Arduíno UNO contem um LED, designado por "L", não é necessário nenhum componente externo para testar este código, no entanto, caso queiram utilizar outros pinos digitais da placa, já é necessário os dois últimos componentes electrónicos da lista.

Material necessário:

  • 1x Arduíno UNO;
  • 1x Cabo USB;

e

  • 1x LED Vermelho;
  • 1x Resistência 1KΩ.

Não se esqueçam, no entanto, que os LED só funcionam se directamente polarizados, ficando assim o pino positivo ligado ao pino digital escolhido e o pino negativo ligado ao pino GND do Arduíno (Ver imagem acima).

Procurem os nossos tutoriais acerca do Arduíno, onde explicamos diversas montagens e o funcionamento dos seus componentes, já agora visitem o nosso canal no Youtube, Facebook ou Twitter.

Abraço e bons projectos.

Comments

author
Swansong (author)2017-07-20

Obrigado por compartilhar :)

About This Instructable

116views

2favorites

License:

Bio: Este é um canal para homemakers e DIY onde vai encontrar tutoriais úteis acerca de Electrónica, Arduíno, Robótica e Impressão 3D. Estes têm explicações simples ... More »
More by Crazy Taz Projects:Arduino Tutorial - Digital vs PWM OutputArduíno Tutorial - PWM Output - LED - Monitor SerialArduíno Tutorial - Digital Output – LED
Add instructable to: