Introduction: Balde Para Água De Reúso

Com a atual crise de água em SP, nunca é demais economizar um pouco de água né?

Resolvi fazer esse tutorial, pois tive a idéia de adaptar produtos baratos para utilizar água da máquina de lavar, no caso, a água do último enxague, que além de vir limpa, tem um pouco de amaciante e fica com cheiro muito bom!

São poucos passos e tudo pode ser feito em coisa de 10, 15 minutos com ferramentas simples.

Lista de material

  • 1 balde plástico com tampa, no meu caso, estou utilizando um de 100 litros, que suporta a quantidade de água da minha máquina, de 8kg.
  • 1 válvula de lavatório (utilizar a medida de acordo com a mangueira da sua máquina)
  • Estilete
  • Tesoura de chapa ou serrinha
  • Lima ou lixa grossa
  • Silicone, se quiser vedar (não é extremamente necessário)

O custo total dessa montagem não passou de R$40,00

Step 1: A Válvula

Essa peça é extremamente barata, aqui paguei R$0,98.

Essa peça possui um tipo de grelha dentro, que precisa ser retirada para a mangueira entrar, eu cortei a minha com uma tesoura de chapa e serrinha, é mole, é fácil.

Ela possui uma tampa, que é útil para deixar o balde fechado depois de cheio.

Nas fotos dá pra ver a grelha e depois ela cortada, após cortar eu lixei e tirei as rebarbas de dentro.

Step 2: O Furo Na Tampa

Marque o diâmetro do furo na tampa, e corte com o estilete. Quando a válvula passar justa, ou rosqueada, está bom, alise se quiser com uma lixa e passe ao próximo passo.

Furei num dos cantos da tampa, pensando na inclinação e altura da mangueira, elas são um pouco curtas e dependendo de onde ficar o balde, ela não vai chegar.

Fazendo o tudo na tampa, vc pode também tirar a tampa e levar o balde pra outro lugar, sem ter água vazando pelas laterais dele.

Step 3: Rosqueando a Válvula

Agora é a parte mais simples, rosqueie a válvula na tampa e aplique silicone (se tiver) dos dois lados, não é pra evitar vazamentos, afinal não tem porque vazar nesse ponto, mas para firmar a peça na tampa.

Na parte de fora, como a tampa é arredondada, ela não encosta totalmente, mas na parte de dentro, como a flange é menor, ela fica bem justa. Dê o aperto com a mão, não precisa forçar muito, senão você pode inutilizar a rosca.

Step 4: Pronto!

Pronto, faça a lavagem normalmente e se a tua máquina tiver a opção de adiar centrifugação ou economia de água, deixe ele pressionado. É o ideal usar a última água, pois está limpa e perfumada.

Quando chegar no final da lavagem, a máquina vai parar sem despejar a água, encaixe a mangueira no balde, pressione o botão para continuar e deixe ela despejar a água dentro do balde, ao terminar, volte a mangueira para a saída normal (parede ou tanque) para que as próximas lavagens sejam despejadas no esgoto.

No meu caso, tenho uma máquina de 8kg e na carga total, ela utiliza mais ou menos 90 litros de água, o que cabe tranquilamente no balde. Se sua máquina for maior, fique atento a litragem dela, senão você vai ter muita água espalhada pela casa quando o balde encher.

Uso essa água para limpar o quintal, lavar vaso sanitário, lavar pias, etc. Se você lava roupas todo dia, pode economizar 90 litros diários, o que no fim do mês resulta em 2700 litros, sim é muita água. E com isso, você pode lavar seu quintal sempre, sem desperdiçar água!

Comments

author
seamster (author)2014-11-11

Nicely done!

author
fbei (author)seamster2015-01-22

tks buddy

About This Instructable

442views

6favorites

License:

More by fbei:Balde para água de reúso
Add instructable to: