Introduction: CR123A Battery Adapter for Night Vision Goggles

Recentemente adquiri um equipamento de visão noturna e tive a desagradável surpresa dele utilizar bateria CR123a de 3v. Essas baterias são caras e difíceis de serem encontradas no comércio da minha região. E para decepcionar ainda mais, o equipamento deixa de funcionar quando a tensão da bateria atinge os míseros 2,7v.

Não tenho muito dinheiro para ficar investindo em baterias descartáveis e nem quero expor o equipamento a tensões acima do que é especificado no manual (3v) usando outras recarregáveis de 3,7v. Pode ser que ele funcione mas, não quero me arriscar usando mais de 20% acima do valor recomendado pelo fabricante.

Existem várias soluções como por exemplo, alterar o carregador de baterias para que forneça apenas 3v no carregamento. Não deixa de ser viável mas não quero modificar nenhum circuito já que, as baterias de 3,7v, poderiam ser úteis em outros equipamentos.

A solução mais simples seria usar um simples diodo retificador, aproveitando uma de suas características que é prover uma queda de tensão de 0,6v. O diodo ficaria em série com a bateria. Essa foi a solução que adotei.

Vamos dar início aos passos lembrando que a regra ṕode ser modificada de acorda com as necessidades de cada um.

Step 1: "Torneando" a Placa De Fenolite.

Você vai precisar de duas pequenas placas de fenolite cobreada com menos 2cm, um diodo retificador comum, um ferro de solda, uma lima, uma micro retífica comum, percloreto, solda , etc, etc, etc...

A intenção é fazer dois pequenos discos de fenolite do mesmo diâmetro da bateria, onde vai acomodar o diodo retificador. Este conjunto vai ficar em série com a bateria recarregável de 3,7v.

Step 2: Construindo O Conjunto.

Faça com que as plaquinhas estejam no mesmo diâmetro da bateria. Seria frustrante elas agarrem no compartimento ou ficarem frouxas.

Step 3: Terminando...

Agora é só soldar o diodo e unir as plaquinhas com cola (usei cola rápida e rejuntei com durepoxi).

Adeus às baterias comuns!

Abraços,

Adalberto: O "Arne Saknussem"

Comments

author
carlos66ba (author)2016-04-16

Well done! Another option is to use a Shottky diode which is only 0.3 to 0.4 V drop. This is riskier but has the advantage of longer battery life.

author

Good idea, Carlos. Thanks for the tip.

author
wold630 (author)2016-04-15

Thank you for sharing this information!

author
Arne Saknussem (author)wold6302016-04-16

Thank you for your visit!

About This Instructable

270views

3favorites

License:

More by Arne Saknussem:Stair-bench for Your Home, Office or WorkshopNew Life for a Old Fan Found in TrashAdjustable power supply
Add instructable to: