Bijoux_de_bioplástico

Published

Introduction: Bijoux_de_bioplástico

Os materiais necessários pra a criação do bioplástico que será usado para dar forma às biojoias são:

- 02 pacotes de gelatina incolor (12g cada)

- Glicerina (04 colheres de sopa)

- água 120 ml

- Panela

- Espátula

- Base de vidro para colocar o bioplástico (eu usei um espelho porque era o que tinha, mas sempre tenha cuidado com materiais que possam cortar o seu corpo)

Adicionais

- strass

- glitter

- canutilho

- base de brinco

Step 1: Início Do Processo - Fogão

Na panela adicionar os 02 pacotes de gelatina incolor + 120 ml de água temperatura ambiente antes de levar ao fogão.

Eu dei uma mexida pra dissolver antes de colocar em fogo baixo. Pra quem já fez gelatina incolor pra doce no fogão, o ponto é fácil. Quando ele começa a ferver e a consistência quase de brigadeiro pronto.

Logo que coloquei a panela no fogo adicionei as 04 colheres de café de glicerina.

Se você quiser adicionar o glitter (pode ser sem) o momento ideal é quando a gelatina já dissolveu por inteiro e está quase fervendo. A quantidade é o quanto você quiser. Você também pode adicionar canutilho ou strass, mas o calor dá uma deformada principalmente na alteração de cor e brilho. Com o glitter isso não acontece.

Step 2: Aplicação Na Base De Vidro (no Caso, Espelho)

Como eu não tinha uma base de vidro e acho complicado para uma pessoa como eu andar pra cima e pra baixo com uma placa de vidro, utilizei um espelho com frame. Caso caísse ou sofresse algum impacto, teria maior segurança.

Segurança com materiais cortantes é muito IMPORTANTE.

Bom, depois do bioplástico dar o ponto no fogo rapidamente despejei sobre o espelho. Não se preocupe em desligar o fogo porque o processo é rápido e você pode perder o tempo nesses pequenos detalhes. Ou, se você for um super master-chefe tá valendo na agilidade ninja (não é o meu caso rs).

Assim que você despejar o bioplástico na base de vidro ele já começa a esfriar. Não perca tempo, se você quiser adicionar strass ou canutilho sobre o bioplástico este é o momento. Na primeira tentativa, não acertei o tempo e o strass não grudou. E não gruda mesmo. Não gosto do efeito de adicionar mais bioplástico sobre o strass, mas é uma possibilidade.

Neste momento você também pode adicionar as bases de brinco. No caso, é melhor adicionar, esperar um pouco e colocar mais uma camada sobre a base circular em contato com o bioplástico.

Step 3: Playground Do Processo

Com o bioplástico é possível produzir variações de silhueta caso você não utilize formas pre moldadas . Eu utilizei formas de metal utilizadas para chocolate ou biscoito. O momento de 'cortar' é quando o bioplástico já está desgrudando da base de vidro. Mas, apenas corte, não retire. Para isso espere secar bem, um dia.

Neste momento também pode utilizar o estilete e desenvolver a forma que você quiser na mão mesmo. Sem forma ou modelo.

Step 4: Os Erros Existem

Em todo o processo os erros existem. Ok, é isso mesmo. Mas não jogue fora. Guarde porque em algum momento você utilizará em algo ou na melhora do mesmo.

Step 5: O Inesperado

Na loucura de achar o momento certo de adicionar o strass, fazendo e desfazendo o bioplástico (caso vc não goste do resultado apresentado sobre a base de vidro, retire, coloque na panela novamente e refaça. A única diferença é que o líquido começa a ficar mais espesso. Não faça mais de três vezes e antes de aplicar o strass ou canutilhos.)

Eis que consegui o ponto!

O resultado foi uma forma orgânica com strass, glitter e canutilho. Como utilizei a forma de biscoito rendonda, criei uma peça, brinco, com um lado positivo e o outro negativo.

Step 6: Um Brilho É Um Brilho

Esse é o resultado da experiência em biojoia de bioplástico no curso Moda, Tecnologia e Consciência, no Sesc Pompéia, São Paulo, abril de 2018.

Minha única questão sobre o processo é: para um pessoa como eu, 90% vegana, o cheiro é insuportável. Me deixou enjoada, perdi a concentração e, claro, não consegui focar para melhorar os resultados. Se vc é como eu, não recomendo. Vou testar no lugar da gelatina o agar agar.

bjoos,

kira kira muda a vida da pessoa ✨ ... meu teste em biojoias com tentativa de bioplástico kkk ????✨

Share

    Recommendations

    • Colors of the Rainbow Contest

      Colors of the Rainbow Contest
    • Casting Contest

      Casting Contest
    • Woodworking Contest

      Woodworking Contest
    user

    We have a be nice policy.
    Please be positive and constructive.

    Tips

    Questions

    Comments