Introduction: Braço Robótico Simples (Robotic Arm + Leap Motion) / Laser Cutter

Segue uma maneira simples para construir um braço robótico de 3 eixos + garra, que pode ser usado em diversos experimentos e acionado de diversas maneiras com Arduino.
Todas as peças usadas foram cortadas em uma cortadora a laser, e os servo-motores utilizados são bem comuns no mercado, então você não terá problema com materiais! =)

Step 1: Passo 1) Cortar Todas As Peças Em Uma Cortadora a Laser

O desenho segue anexo ao projeto, já em formato .dxf, que é o formato que uma cortadora a laser tradicional lê. Escolha o material que quiser, pesquisando quais materiais são mais apropriados para a cortadora que você irá utilizar e tomando cuidado para que as peças não fiquem muito espessas.

Eu fiz com madeira Eucatex 3mm, um material bem fácil para cortar esteticamente interessante para o Braço. Mas outros tipos de madeiras são também interessantes, assim como alguns tipos de acrílico.

Segue também o arquivo aberto em Inkscape, caso você queira modificar o tamanho ou o layout das peças.

Step 2: Passo 2) Início Da Montagem!

Começaremos pela base, juntando o encaixe dos quatro apoios impressos, juntamente com as duas tampas da base, tomando sempre o cuidado para que o lado mais liso da madeira fique à mostra.

Já podemos inserir o primeiro servo-motor na base, parafusando seu encaixe na madeira. Os três servo-motores utilizados são classificados como 'grandes', com encaixe de 4cmX2cm, e pode ser encaixado exatamente no buraco da peça da base.

Step 3: Passo 3) Montagem Do Ombro

Fixe o motor com parafusos nas duas peças de apoio e, logo em seguida, como na foto, fixe a peça inteira nos dois suportes de 'base' para este segundo motor, que estamos chamando de 'ombro'.

Para encaixá-lo na base, fixe um dos suportes que já vem com o próprio servo-motor, para encaixar o módulo 'ombro' na base do Braço Robótico, já montada.

Step 4: Passo 4) Montagem Do Ombro E Cotovelo

Assim como fizemos no encaixe da base do servo-motor 'ombro' na base do Braço Robótico, fixamos um encaixe circular fornecido juntamente com o servo-motor para encaixar a primeira peça comprida ao servo 'ombro'.

Da mesma forma, fazemos com o encaixe do 'cotovelo'.

Step 5: Passo 5) Montagem Da Garra

Na garra, usamos um servo-motor considerado 'pequeno', de baixo torque e baixo peso, e encaixamos a primeira engrenagem diretamente no eixo no motor, através do encaixe fornecido juntamente com o servo.

Usamos três peças iguais de madeira como base da garra para nivelar as duas engrenages.

Step 6: Passo 6) Ajuste Dos Motores E Pronto!

Com o Braço montado, você precisará apenas fazer ainda o ajuste dos servo-motores, para garantir que o curso 0 a 180 graus (ou outro range que queira) seja possível de ser executado pela montagem.

Você pode também ir setando os servo-motores ao longo da montagem.

Step 7: Escolha Um Controle!

Eu testei este Braço Robótico com dois tipos de controle, e deixo os códigos para download abaixo, usando Arduino, bem como um vídeo de demonstração:

1) Com Potenciomêtros - controlando cada motor (eixo de rotação) a partir da resistência variável de um potenciomêtro, sendo 4 ao total: um para a base, um para o "braço", outro para o "cotovelo" e um para a garra.
O código para download foi escrito para Arduino.

2) Com Leap Motion - O Leap é um sensor que identifica o movimento das mãos e dos dedos, com uma ótima resolução. É possível usar um código em Javascript para processar a leitura do sensor e enviar as informações para um Arduino, codificado com um Firmata Standart (código da documentação oficial do Arduino que faz a leitura constante dos dados enviados pela porta serial), que controla os motores. Neste código, cada motor é ligado ao movimento de um eixo das mãos, e a garra é acionada pelo movimento de dois dedos.
Código disponível para download, e segue também vídeo de demonstração.

Para rodar o código app.js, é necessário instalar o node.js com o modulo Johnny-five.

Comments

author
contagie (author)2014-09-05

Achei muito legal a sua ideia. E ficou incrivel com o leap motion. Mas não consegui achar os anexos para baixar para mim testar ou fazer modificações.

author

Olá!

Legal que gostou, obrigado pelo feedback. Os downloads estão logo depois do passo 01 (o arquivo 2D para a laser cutter) e logo após o passo 07 (programação para controle).
Boa sorte nos testes, e deixe um comentário depois com o resultado!

author

Ainda não encontrei. Você pode ser mais preciso?

author
evandro.ropoli (author)2014-10-02

Muito bom este artigo, porém esta faltando os anexos das dimensões das peças do braço. Poderia disponibilizar novamente o mesmo ?

Grato

author

Fala Evandro!

Legal que gostou, obrigado pelo feedback. Os downloads estão logo depois do passo 01 (o arquivo 2D para a laser cutter) e logo após o passo 07 (programação para controle).
Boa sorte nos testes, e deixe um comentário depois com o resultado!

author

Ainda não encontrei. Você pode ser mais preciso?

author
daniela.smiderlemendes (author)2014-11-05

Incrível.

Ótimo trabalho.

Eu só não consegui encontrar os arquivos que você disse estar anexo.

Como faço para conseguir os downloads?

Parabéns!

Obrigada.

author

Também não encontrei. :(

author
daniel.duartecosta (author)2014-11-19

Acho que todos estão com dificuldades em encontrar estes arquivos. E mesmo comentando a posição dos arquivos ainda assim não encontrei. Você pode ser mais preciso na localização destes arquivos? Você pode disponibilizar estes arquivos eu outro local para fazermos o download dele?

author
craftclarity (author)2014-06-05

Cool!