loading
Construí esse Catavento, por que e fácil lidar com encanamento soldáveis, suas conexões permitem muitas montagens.
Aqui temos uma foto do Catavento já instalado, usei na construção canos de 32mm para o centro e 20mm para a Hélice e a Cauda.

Usei ao todo as seguintes peças.
20 = JOELHO SOLDÁVEL 45 – 20mm
10 = JOELHO SOLDÁVEL 90 – 20mm
05 = TÊ SOLDÁVEL– 20mm
04 = CAPS SOLDÁVEL– 20mm
01 = CRUZETA SOLDÁVEL– 32mm
02 = CAPS SOLDÁVEL– 32mm
01 = LUVA REDUÇÃO SOLDÁVEL– 32mm
04 = BUCHA REDUÇÃO SOLDAVEL CURTA– 32mm para 20mm
08 = Canos de 42Cm – 20mm
08 = Canos de 12Cm – 20mm
04 = Canos de 7Cm – 20mm
08 = Canos de 10Cm – 20mm
04 = Canos de 5Cm – 20mm
02 = Canos de 47Cm – 20mm
02 = Canos de 33Cm – 20mm
01 = Canos de 50Cm – 20mm
02 = Canos de 100Cm – 32mm
01 = Canos de 25Cm – 20mm
01 = Parafuso Longo de 25Cm, Porcas e Aruelas.
Tubo de Alumínio de Antena de TV.
Rolo de Nylon de Pescaria.
Plástico de Cortina de Banheiro ou Similar.
Durepoxi ou similar.

Step 1: Montado No Local.

Ele esta preso ao murro da minha casa por um suporte de antena e um longo tudo de aço, eu inseri o cano de PVC de 32mm dentro desse cano assim o Catavento ficou firme no lugar.

Step 2: Detalhe Da Cauda.

Aqui vemos a junção da cauda com o corpo do Catavento, utilizei uma BUCHA REDUÇÃO SOLDAVEL CURTA para prender o cano de 20mm ao cano de 32mm utilizei um cano de 32mm por ser mais resistente já que o corpo necessitava resistência.
Também vemos o detalhes das amarrações feitas com nylon de pescaria, e um pedaço de arame que utilizei para prender os JOELHO SOLDÁVEL 45 de cada lado do cano de 20mm.

Step 3: Ponta Da Cauda.

Aqui vemos a ponta da calda e detalhes da amarração de nylon, aqui utilizei um JOELHO SOLDÁVEL 90 e um JOELHO SOLDÁVEL 45 colados aos canos de 20mm.

Step 4: Centro Da Cauda.

Detalhe do TÊ SOLDÁVEL no centro da cauda e as amarrações de nylon.

Step 5: Cauda Completa.

Visão total da cauda tive certo trabalho em costurar os plásticos de cortina de banheiro, tive que reforças as costuras das beiradas com nylon para que não se rasgassem com facilidade, usei plástico de cortina de banheiro, o plástico transparente se revelou mais resistente que o acinzentado.

Step 6: Helice.

A hélice foi a parte mais trabalhosa, as costuras foram mais trabalhosas a principio pretendia usar plástico de garrafas de refrigerante, mais acabei optando por plástico costurado, tive um problema com o peso das pás da hélice, a da direita fico mais pesada já que eu tive que usar um nylon mais grosso para costurá-la, resolvi o problema colocando um peso extra na outra pá.

Step 7: Roldana.

Eu pretendo usar esse Catavento futuramente com um aerogerador, por isso coloquei um tubo mais longo ligado a hélice e colei uma pequena roldana plástica longe da hélice para que as pás não encostassem na roldana.

Step 8: Helice.

Aqui temos uma visão de frente das hélices e do eixo central.

Step 9: Eixo Da Helice.

Eu usei um parafuso liso só com rosca no final da sua ponta, passei esse parafuso por dentro de um tubo de alumínio de vareta de antena de TV e instalei através do cano de PVC e dos CAPS SOLDÁVEL isso diminui o atrito da hélice sobre o eixo e permitiu utilizar lubrificação por dentro do tubo de alumínio.

Step 10: Pa Da Helice.

Detalhe da pá da hélice, se nota as costuras de nylon e plástico transparente e também o contrapeso que eu coloquei na ponta para balancear a hélice.

Step 11: Eixo Central.

Aqui podemos ver o eixo central visto por traz, a CRUZETA SOLDÁVEL com as BUCHA REDUÇÃO SOLDAVEL CURTA instaladas você vai precisar delas para poder encaixar as pás,
Nota-se também por onde o cano passou através da CRUZETA SOLDÁVEL e o Durepox usado para prender o cano, a roldana plástica resto de um antigo CDRom, as porca e arruelas que prendem o conjunto no CAPS SOLDÁVEL preso ao corpo principal.
Note o ângulo das pás são importantes para o perfeito funcionamento da Catavento.

Step 12: Esquema.

Nesse esquema você terá uma idéia de como eu montei esse Catavento, você não precisa levar ao pe da letra os tamanhos que eu sugeri, pode ser menor ou maior depende de você.
Quando comecei nem me preocupei com isso, e o Catavento funcionou muito bem.
Você vai precisar de alicate, furadeira entre outras ferramentas para poder contrui-lo com certa facilidade, não esqueça de colar as partes senão algumas partes poderão se soltar ou se dobrar, a amarração de nylon ajuda a manter tudo no lugar e dar resistência ao conjunto.
Este Catavento não gira em grande velocidades mais tem um belo visual.
neither does the video link !
umm the translator refuses to work!
V&iacute;deo&nbsp;do Catavento Girando.<br> <div class="media_embed"> <div class="media_embed"> <object width="445"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/afLRwvrUA3U&amp;hl=pt_BR&amp;fs=1&amp;border=1"><param name="allowFullScreen" value="true"><param name="allowscriptaccess" value="always"><embed allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always" height="364" src="http://www.youtube.com/v/afLRwvrUA3U&hl=pt_BR&fs=1&border=1" type="application/x-shockwave-flash" width="445"></embed></object></div> </div>
Unfortunately had to use an online translator, and usually the translations are not perfect, as I am doing now.
I'd love to feature this, but I'm afraid, like most of the people on this site, I don't know any Portuguese. ;-)
Perhaps you could post instructions in both languages.
I have the same problem and my english sucks, so I decided to put in Portuguese, there are pages more like translators, I leave the job for them. Thank you.
<a href="http://translate.google.com/translate?js=y&prev=_t&hl=en&ie=UTF-8&layout=1&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fwww.instructables.com%2Fid%2FCatavento-Feito-de-Canos-de-PVC%2F%3FALLSTEPS%23step0&sl=auto&tl=en" rel="nofollow">Translation to English via Google</a><br> <br> Don't want you to think I don't appreciate your non-English instructable. It's just that I only speak English, so I needed this....<br>

About This Instructable

9,030views

6favorites

License:

More by aggelus:Um simples de Telhados usando Telhas de Polipropileno. Bebedouro de Passaros Catavento Feito de Canos de PVC. 
Add instructable to: