Introduction: Cyclone Dust Collector - Coletor De Pó Ciclônico

Um coletor de pó ciclônico (cyclone dust collector) é um dispositivo de grande utilidade para a aspirar serragem (pó) em quantidade volumosa, sendo comumente empregado em serrarias e marcenarias.

O coletor tem como princípio de funcionamento o desvio do material sugado para um recipiente externo e complementar a um aspirador do pó convencional. Este desvio é proporcionado por um cone, pois a serragem (ou pó) que é sugada na entrada superior desté deslocada sob a forma de um vórtice (vórtex ou redemoinho) no seu interior, saindo pela parte inferior e caindo no recipiente de armazenagem. Uma pequena parte residual vai para o aspirador de pó.

O projeto apresentado, descreve as etapas construtivas de um coletor de pequeno porte que pode ser empregado quando a quantidade de serragem é pequena. O diferencial deste para outros projetos é a confecção do cone metálico com latas descartáveis (alguns projetos usam cone de sinalização e precisam de suportes laterais devido à sua instabilidade).

O coletor, de acordo com o desenho, possui:

  • um aspirador de pó portátil;
  • um cone truncado confeccionado com três latas vazias (de biscoito com tampa, de galão de tintas de 3,6 litros e um tubo de tinta spray) cortadas, moldadas e soldadas;
  • dois pedaços (60 cm e 1,2 m) de mangueira flexível, própria para aspirador;
  • um pedaço de tubo (15 cm) de PVC de 5 mm de diâmetro;
  • um recipiente plástico com tampa usado para a armazenagem do pó;
  • dois pedaços de madeira cortadas, furadas e fixadas na tampa do cone e na tampa do recipiente de armazenagem;
  • um gabinete de madeira; e
  • o boneco de lata junto ao cone (disponível em: https://www.instructables.com/id/Trabalhador-de-lat... ) é mero objeto decorativo.

Step 1:

Para a confecção do cone foram utilizadas três latas: uma de biscoitos com tampa; um galão de tinta de 3,6 litros e um tubo de tinta spray.

A lata de biscoito foi cortada em duas partes: (i) a parte superior tem cerca de 8 cm da tampa e foi preservada sua forma original; e (ii) a parte inferior foi cortada no sentido longitudinal e esticada de forma a se obter uma folha metálica. Na parte superior preservada, foi efetuado um corte para encaixar um pedaço de tubo de PVC de 4 cm, com cerca de 15 cm de comprimento. Neste tubo será encaixada a mangueira que fará a aspiração da serragem.

O galão de tintas, após retirar o fundo e a borda da tampa, foi cortado no sentido longitudinal e esticado para produzir uma segunda folha metálica. As duas folhas (do galão e da lata de biscoitos) foram soldadas, resultando numa folha maior que foi cortada e dobrada para formar a parte superior do cone truncado.

Na parte inferior do cone foi soldado um tubo de tinta spray, após a retirada da sua tampa e fundo (resultando num cilindro vazado).

Step 2:

Um pedaço de tubo de PVC deve ser introduzido e fixado na parte superior do cone. Para isto, deve-se utilizar um parafuso com porca e, também, deve-se vedar o redor do tubo (interna e externamente) com massa plástica.

Na parte inferior do cone deve ser fixada a tampa do recipiente de armazenamento. Isto pode ser conseguido com um pedaço de madeira cortado sob a forma de uma roda, com um furo central de diâmetro igual do tubo de tinta spray. Parafusos devem fixar a tampa à roda. A massa plástica também deve ser utilizada para vedar os espaços existentes entre o tubo e a tampa (qualquer orifício deve ser vedado para otimizar o poder de sucção do aspirador de pó).

Na parte superior do cone deve-se efetuar procedimento semelhante para fixar o tubo onde a mangueira flexível (que vai para o aspirador de pó) deve ser encaixada. Para tal, a tampa da lata de biscoito foi parafusada a um pedaço de madeira e ambos foram furados para permitir o encaixe do tubo de sucção.

O tubo de sucção introduzido no cone deve ultrapassar o tubo lateral (por onde o pó é sugado). O comprimento do tubo de sucção e, por conseguinte, o quanto ele ultrapassa o tubo lateral, determina a eficiência do coletor (quanto mais serragem for desviada para o recipiente de armazenamento, melhor é o coletor).

Step 3:

O gabinete de madeira deve acomodar o aspirador de pó, o recipiente de armazenamento e o cone.

Para permitir a limpeza do recipiente foi construída uma portinhola, cuja tranca e dobradiças foram feitas em madeira :).

Também foi montado um mecanismo que permite levantar e encaixar a tampa do recipiente.

O aspirador de pó também deve ser fixado ao gabinete. O mecanismo de fixação ocorre pelas suas rodinhas e pela alça de transporte.

No fundo do gabinete foram parafusadas 4 rodinhas para facilitar seu deslocamento.

Step 4:

O cone foi pintado com sobra de tinta spray na cor dourada;

O gabinete foi pintado com sobra de tinta - um roxo esquisito :(

O trabalhador de lata é só enfeite :)

Espero que inspire e obrigado pela atenção!

Comments