loading
Um barquinho pop pop é um barco pequeno, em tamanho de brinquedo, movido à vapor d'água formado a partir de uma vela que esquenta a água líquida.

Step 1: Materiais:

Os materiais necessários para essa experiência são:

  • Tesoura
  • Estilete
  • 1 lata de refrigerante;
  • Cola quente
  • Cola epóxi
  • Fósforo ou isqueiro;
  • 1 vela de aniversário
  • 3 canudos dobráveis
  • Palitos de dente;
  • Isopor de bandeja de frios;
  • Moldes: http://www.manualdomundo.com.br/2012/04/como-fazer-um-barco-a-vapor-barquinho-pop-pop/
  • 1 cartão de crédito ou carteirinha

 

Step 2: 1º Passo:

Primeiramente, você deve fazer um furo no topo da lata com o estilete e retirar a "tampa" da lata com a tesoura. Depois que a tampa for retirada, faça um corte perpendicular ao corte da tampa para baixo e recorte o fundo da lata também até que você obtenha uma folha de alumínio.

Step 3:

Agora, dobre a folha de alumínio obtida no passo anterior deixando um pequeno espaço entre as pontas e prenda com fita crepe ou fita adesiva na ponta.

Após colada a fita, pegue uma tábua de carne grossa ou um pedaço de madeira em forma de paralelepípedo e bata na ponta da folha de alumínio dobrada sem a fita e bata em cima da tábua até que a ponta da folha fique achatada.

Step 4: 3º Passo:

Em seguida, pegue o molde abaixo e recorte-o de qualquer jeito.

Feito isso, faça 3 bolinhas de fita crepe ou adesiva e cole embaixo desse molde já recortado, e prenda o molde na folha de alumínio horizontalmente.

Agora recorte esse molde tendo como limite sua linha externa não pontilhada e nas laterais seguindo o limite da folha de alumínio.

Step 5: 4º Passo:

Após ter feito isso, pegue uma tábua de carne grossa ou um pedaço de madeira com o canto reto e prenda a peça obtida no passo anterior no lateral da tábua. 

Dobre em cima da linha pontilhada dos dois lados da peça.

Em seguida, remova o molde de papel e reforce as dobras com o auxílio do cartão ou carteirinha. 

Finalmente, ponha a peça obtida embaixo da tábua e bata uma vez para q as dobras fiquem achatadas.

Step 6: 5º Passo:

Agora, na parte aberta da peça obtida, deve-se colocar 3 canudos dobráveis com a dobra para fora.

Em seguida, misture a cola epóxi e espalhe por toda a parte de alumínio fechando os menores espaços até que não haja nenhum buraco, com excessão de onde os canudos entraram.

Depois que a cola secar remova os canudos, pegue dois deles e marque 4 centímetros do início da dobra até a parte menor do canudo e recorte o que estiver além desses 4 cm.

Step 7: 6º Passo:

Depois que a cola epóxi na peça de alumínio secar, prepare mais um pouco e passe na metade dos canudos, entre a dobra e a ponta mais próxima. Faça isso em apenas dois canudos

Insira os canudos dentro da peca de aluminio ate onde voce passou cola. Agora, usando cola epoxi feche a saída de ar onde o canudo esta na parte superior da peca de aluminio. Espere secar.

Depois que a cola secar, coloque a peça de alumínio ja selada dentro de um copo de água e sopre forte os canudos para garantir que não há nenhum vazamento de ar. Caso haja, feche o vazamento com mais cola.

Step 8: 7º Passo:

Recorte o molde abaixo e monte-o seguindo as linhas dobrando sempre para dentro.

Depois que o molde estiver pronto, pegue a peça de alumínio e dobre-a no molde, de modo que a parte lisa da peça de alumínio fique para dentro da dobra.

Feito isso, passe cola quente na dobra do canudo até que esta endureça.

Step 9: 8 Passo

Enquanto a cola quente endurece, recorte o molde do barquinho, cole-o sobre o isopor de frios e recorte fazendo o buraco, como indicado no desenho.

Assim que a cola do canudinho endurecer, tire a fita crepe, e meca 10 cm do canudo a partir do fim da cobra e corte o que vai alem desses 10cm.

Step 10: 9 Passo

Insira o canudinho e a peca de aluminio como indiciada na figura abaixo, de forma que os canudinhos fiquem presos ao isopor, utilizando uma fita adesiva.

Quando os canudinhos estiverem bem presos, encha-os de agua, entrando por um so ate que o outro transborde.


Step 11: 10º Passo:

Em seguida, corte a vela até um tamanho que deixe o pavio bem perto da peça de alumínio e prenda-a no isopor com cola quente.

Quando a cola secar é só acender a vela com o barquinho já na água.

About This Instructable

19,950views

5favorites

License:

More by fbueno1998:Como construir um barquinho pop-pop 
Add instructable to: