loading

Colégio Marista de Brasília - Ensino Médio

2º ano J - Bianca Terraza (3), Carlos Lázaro (6), Elis Loss (9), Helena de Andrade (17), Marina Leal (32) e Luara Klein (25).

Step 1: Recortando E Moldando O Alumínio

Para começar, recorte a lata para ficar apenas com a parte lista dela e logo em seguida dobre ao meio e prenda com fita crepe. Cole o molde na latinha, recortando e moldando no formato certo. Para reforçar todas as dobras, use o cabo de uma tesoura, pressionando firme.

Step 2: Selando O Alumínio

Coloque três canudos dentro do molde para manter a forma do que esta dobrado. Comece a preparar a cola misturando as duas cola epóxi, após preparada passe a cola nas dobras do molde para que fique bem vedado e não passe nenhum ar. Pegue dois canudos e marque 4 centímetros da dobra do canudo até aonde bota a boca, marque e corte o que sobrar, novamente prepare mais cola para colar o canudo, enfie a parte da dobra do canudo até aonde bota a boca no molde e passe bastante cola em qualquer buraco que fique entre o alumínio e o canudo para não passar ar.

Step 3: Dobrando O Canudo

Quando estiver tudo seco pegue o outro molde e cole-o na cartolina, recortando no seu formato. Após recortar dobre ele nas linhas e use, então, a fita crepe para colar as pontas de forma a fazer um paralelepípedo oco. Depois de a cola epóxi ter secado nos canudos, apoie-os sobre o molde feito em cartolina para poder deixar o canudo na angulação certa (de forma que a dobra do canudo fique sobre o menor lado do paralelepípedo e os lados diagonais que ligam as bases fiquem grudados aos canudos), prenda com fita crepe e passe cola quente na dobra do canudo. Tire do molde quando a cola quente tiver secado.

Step 4: Construindo As Bases

Para fazer a base do barco, cole o molde numa bandeja de isopor e corte nas linhas (Recomenda-se cortar o retângulo de dentro com a ajuda de um estilete). E para a base que segurará a vela, pegue uma tira de alumínio (retirada da parte lisa da lata de refrigerante) e faça dois cortes pequenos perto das pontas no lado de maior comprimento.

Step 5: Ajustes Finais

Meça dez centímetros do canudinho da parte que não é grudada ao alumínio e corte. Para a vela, corte aproximadamente 1/3 com o estilete e encaixe no apoio.

Step 6: Agora Junte Tudo

Posicione o canudo na parte de baixo da base, passado sua dobre pelo buraco no meio e deixando a parte de alumínio inclinada e sem encostar-se à base. Prenda o canudo na base usando dois elásticos. Por último, prenda a base que segura a vela na base do barco com um dos elásticos e posicione a vela abaixo da metade da parte de alumínio que ficou inclinada, no ar. Encha completamente o canudo de água, coloque o barquinho na água e acenda a velinha. Agora é só assistir.

Step 7: Funcionamento

O barquinho funciona porque a vela aquece o alumínio e a água dentro dele, que vira vapor e sai pelo canudinho e fazendo pequenos jatos que impulsionam o barquinho e o fazem mover-se.

About This Instructable

1,974views

2favorites

License:

More by carloslbarbosa:Como fazer uma máquina térmica: Barquinho pop pop 
Add instructable to: