Introduction: Construção De Uma Máquina Térmica - Barco

Picture of Construção De Uma Máquina Térmica - Barco

Máquina térmica é qualquer instrumento que transforme energia térmica em energia cinética e, consequentemente, trabalho. Em nosso projeto optamos pela construção de um barco, cujo as instruções de montagem vêm a seguir.

Step 1: Materiais Necessários

Picture of Materiais Necessários

Serão necessários para a montagem do barco:

- Uma prancha de isopor;

- Alguns canudos dobráveis;

- Latinha de alumínio;

- Algum material fixador, no caso, cola quente;

- Uma vela;

- Fita adesiva;

- Elásticos;

- Tesoura e régua.

Step 2: Corte Da Lata

Picture of Corte Da Lata

Corte a latinha de modo a formar uma fita larga de alumínio, dobrando-a em seguida para que haja espaço entre as duas faces - É lá onde acontecerá o aquecimento da água e sua troca de estado.

Step 3: Corte Do Isopor

Picture of Corte Do Isopor

Com a ajuda de régua e tesoura, corte a chapa de isopor na forma de base para o barco, não esquecendo de deixar um pequeno orifício na parte do meio, frontal. É por lá que passarão os canudos.

Step 4: Preparação Da Estrutura Dos Canudos

Picture of Preparação Da Estrutura Dos Canudos

Utilizando um pedaço de papel e fita, dobre-o deixando suas duas faces em forma semelhante à de um trapézio, estando unidas nas duas extremidades - de cima e de baixo.

Step 5: Anexando Canudos Ao Alumínio

Picture of Anexando Canudos Ao Alumínio

Anexe os canudos um ao outro, de forma que a água só possa passar por dentro deles, formando uma espécie de "U", que passará por dentro do pedaço de lata, deixando as extremidades de fora. Vale lembra que deve-se utilizar mais dois canudos dobráveis, cada um anexado a uma das pontas dos primeiros canudos. Com a dobra destes, o conjunto terá uma aparência de "V".

Step 6: Unindo Os Canudos Ao Molde De Papel

Picture of Unindo Os Canudos Ao Molde De Papel

Com o auxílio da cola quente, certifique-se de que os canudos estão bem unidos e o sistema de forma "V" preso dentro do molde de papel anteriormente criado.

Step 7: Unindo a Estrutura Dos Canudos À Base Do Barco

Picture of Unindo a Estrutura Dos Canudos À Base Do Barco

Deixando a parte com alumínio virada para cima, passe a outra extremidade dos canudos pelo orifício da base de isopor. Fixe os canudos que se encontram na parte de baixo do barco com o auxílio de elásticos.

Step 8: Finalização

Picture of Finalização

Com outro pedaço de alumínio cortado, monte uma base que garanta a firmeza da vela. Fixe-o no elásticos já presos, com parte dele sobrando para fora da base do barco. Encaixe a vela em sua base, ela deverá ficar alinhada ao alumínio de cima, ligado aos canudos.

O barco está pronto!

Agora, para o seu funcionamento, basta deixá-lo flutuando, certificando-se de que os canudos estão preenchidos com água e acenda a vela. Em pouco tempo, o alumínio aquecerá as água dos canudos que passam por dentro dele, a água se movimentará em forma de vapor e, ao passar nas extremidades encostadas na superfície da água em que flutua, voltará ao estado liquido. Esta troca rápida de estados gerará a energia e, então, a movimentação do barco.

Comments

hchaves2 (author)2015-04-01

Interessante
Gostei ?

About This Instructable

632views

5favorites

License:

More by Ana LuísaM:Construção de uma máquina térmica - Barco
Add instructable to: