Introduction: Enviando Código Morse Com O Arduino

Para enviar código morse pelo Arduino, você vai precisar de um buzzer 5 volts ligado aos pinos GND e 13 do Arduino, preste atenção, pois o buzzer tem pino + e - onde o positivo deve ser ligado à porta 13, e o negativo ao GND.

Foi escolhido o pino 13 pois há um LED embutido ligado à essa porta que irá piscar ao mesmo tempo que o sinal for enviado para o buzzer, portanto você terá o sinal sonoro e visual.

Gere um arquivo zip clicando no botão no canto inferior direito do repositório do GIT https://github.com/PY2UNX/morse , descompacte-o, abra o arquivo Morse.ino na interface de programação do Arduino e faça upload.

Abra o monitor de porta serial ou outro programa e todo o caractere que for enviado pela porta serial do Arduino será enviado como sinal de código morse.

No arquivo morse.h está definida a velocidade de 15 palavras por minuto (WPM) através de um "define". Pode-se alterar esse valor para uma velocidade maior ou menor de acordo com a sua capacidade de compreensão.

Foram contemplados os caracteres 33 à 122 da tabela ASCII, embora haja código para os caracteres acentuados e cedilha do português que estão fora dessa faixa de valores.

Nada impede que esse programa seja usado para controlar um transmissor de rádio real substituindo o buzzer por um relê 5 volts ligado com sua chave como se fosse um manipulador para velocidades baixas de até umas 12 WPM ou então em velocidades mais altas utilizando um relê de reed switch.

É possível enviar alguns códigos (prosigns) cujos elementos são iguais à caracteres especiais sem nenhuma alteração no programa, como:

= +

= &

= (

Comments

author
seamster (author)2015-03-01

Very nice! Thanks for sharing this.

About This Instructable

918views

0favorites

More by PY2UNX:Enviando código morse com o Arduino
Add instructable to: