loading

Este tutorial é um esboço para ajudar os estudantes de EME da FGA, mas não requer qualquer conhecimento base e pode ser seguido por qualquer pessoa. Nele, busco mostrar como enviar um par de dados ao final de um arquivo .txt

convenção utilizada:

  • "entrada ou saída de dados" - uma das conexões na borda do bloco. Deixando o mouse em cima de uma delas, o nome aparece.
  • Bloco de programação - Os com nome compridos exibem o nome completo em cima da janela quando o mouse paira acima
  • Paleta de blocos > Bloco - utilizado para saber onde encontrar um bloco. Há também uma função search, para evitar ter de procurar

Qualquer dúvida ou sugestão, favor avisar

Step 1: Abrindo O Arquivo

⁠⁠⁠Para fazer o txt, utiliza-se a paleta File I/O. Primeiramente, deve-se abrir o arquivo usando o Open/Create/Replace File. Agora você tem duas opções para escolher o arquivo de texto no qual inserir os dados:

  1. Você pode deixar o arquivo não endereçado, então o LabView vai te perguntar qual arquivo utilizar por meio de uma janela de diálogo, toda vez que você rodar o programa. Para isso, não conecte nada à entrada "file path" do bloco.
  2. Você pode designar um arquivo para o programa utilizar todas as vezes (obviamente, você pode mudar qual arquivo é entre uma execução e outra). Para isso, clique com o botão direito nele em "file path" (em cima à esquerda do bloquinho) e clique em "create control" para criar um input do endereço do arquivo.

Para controlar o comportamento do bloco, clique com o botão direito em "operation" (logo abaixo de "file path") e crie um controle. Mude esse controle para "open or create" no Front Panel (a janela onde ficam os componentes, não o programa).

Você deveria ter algo parecido com a imagem. Como o arquivo será aberto apenas uma vez ao início do programa e fechado ao final, ele deve estar fora do seu loop de operação.

Step 2: Lendo O Conteúdo Já No Arquivo

⁠⁠⁠Agora, como queremos adicionar coisas ao arquivo, não substituir, temos que ler o que estava no arquivo. Para isso, vamos usar o bloco File I/O > Read Text File. Como essa parte será feita toda vez que você quiser escrever alguma coisa no arquivo, essa parte já deve estar dentro do Loop*. Conecte "refnum Out" do Open Text File ao "file" do novo bloco, e o "error out" do Open Text File ao "error in" do novo bloco.

⁠⁠⁠Esse bloco vai lê o arquivo de texto e devolve uma string com o conteúdo dele. Nós vamos usar essa string no bloco String > Build Text.

*Esse é o loop do seu programa. Como já há um loop ao redor do programa de termômetro, não se deve colocar um loop dentro do outro

Step 3: Montando O Texto

Coloque o bloco Build Text. Quando colocá-lo(ou quando clicar 2 vezes sobre ele), ele
abre uma janela de diálogo. Lá você pode colocar o texto que será adicionado ao seu arquivo, com parâmetros entre % que se tornarão entradas. Fechando a janela, conecte a saída "text" do Read File à entrada "beginning text" do Build Text, e o "error out" ao "error in".

Step 4: Fechando O Arquivo E Verificando Erros

Enfim, vamos escrever ao arquivo. Em File I/O > Write Text File, ligue o "refnum out" do Read Text File ao "file" do novo bloco, e o "error out" do Build Text ao "error in". Ligue "result" de Build Text a "text" do novo bloco.
Agora temos que criar um mecanismo para sair do programa caso ocorra algum erro. Para isso, vamos utilizar o bloco em Dialog & User Interface > Simple Error Handler. conecte "error out" do Write Text File à "error in" do novo bloco. Conecte a porta "error?" do novo bloco ao stop do loop (se você tem outro meio de parar o loop, conecte ambos a bloco Boolean > Or e conecte o bloco Or ao stop do loop). Fora do loop, vamos fechar o arquivo. Coloque o bloco File I/O > Close File e conecte sua entrada "refnum" ao "refnum out" do Write Text File, e a entrada "error in" à saída "error out" do Simple Error Handler. Enfim, conecte seu "error out" a outro Simple Error Handler.

About This Instructable

130views

0favorites

License:

More by lgeorg:Exportando dados do LabView a um arquivo de texto 
Add instructable to: