Introduction: Ferramenta Para Fazer Abraçadeiras - Clamptite - Wire Clamp

Picture of Ferramenta Para Fazer Abraçadeiras - Clamptite - Wire Clamp

Saudações Leitor/Leitora

Este Instructables apresenta a confecção de uma ferramenta para fazer abraçadeiras, confeccionada com sobras de materiais. A abraçadeira é produzida pela ferramenta enrolando-se, com uma razoável pressão, um arame em torno de materiais que se deseja prender ou acoplar. Na foto de apresentação, observam-se duas aplicações da ferramenta: (i) a junção de duas mangueiras; e (ii) a fixação de um pincel em um cabo para pintar além do alcance do braço.

Para qualquer dúvida, sugestão ou correção, não hesite em postar seu comentário.

Boa leitura.

Step 1: Materiais Utilizados, Cortes E Soldagens

Picture of Materiais Utilizados, Cortes E Soldagens

Para confeccionar a ferramenta foram utilizados os seguintes materiais (ver primeira foto): (1) um tubinho metálico de 40 mm de comprimento x 15 mm de diâmetro externo x 8 mm de diâmetro interno; (2) uma barra metálica de 120 mm de comprimento x 23 mm de largura x 3 mm de espessura; (3) um pedaço de vergalhão de 8 mm (5/16 "); e (4) um parafuso de 100 mm (não mostrado na foto).

A barra metálica foi riscada em uma das suas pontas na forma de ponta de uma faca, com um pequeno dente nesta ponta, bem como foi marcada a posição do furo em que o tubinho metálico transpassará a barra (segunda foto). Com o emprego de uma esmerilhadeira e furadeira foram efetuados os cortes/furo, conforme apresentado na terceira foto).

O vergalhão foi cortado com 100 mm e foi furado em duas posições distanciadas um pouco além do comprimento do tubinho. Nestes dois furos serão transpassados as pontas dos arames que formarão a abraçadeira. O parafuso foi soldado numa das extremidades do vergalhão para formar um "T" e que será empregado para girar o vergalhão e, consequentemente, enrolar o arame para tensionar a abraçadeira. O tubinho foi soldado na barra.

Por fim, foi efetuado um furo adicional na extremidade do vergalhão e foi introduzido um anel metálico (desses utilizados em chaveiros) que evita que o vergalhão saia do tubinho, ao mesmo tempo que é utilizado para pendurar a ferramenta, visando sua guarda (última foto).

Step 2: Utilização Da Ferramenta

Picture of Utilização Da Ferramenta

Como exemplos da operação da ferramenta foram juntadas duas mangueiras e foi feita uma abraçadeira para prensá-las, conforme apresentada na sequência das dez primeiras fotos.

Para produzir a abraçadeira, um pedaço de arame envolve, com duas voltas em um laço, a mangueira externa. Para pressionar o arame na mangueira, as duas pontas do arame são introduzidas nos furos do vergalhão, ao mesmo tempo que o bico na ponta da barra prende o laço do arame. A partir deste ponto, basta enrolar o arame em torno do vergalhão, girando o parafuso, para pressionar e formar a abraçadeira. Uma vez obtida a devida pressão, os excedentes das pontas dos arames são cortados e, com o auxílio de um alicate de bico, são dobradas (evitando que as pontas fiquem expostas e possam oferecer perigo).

As três últimas fotos mostram a fixação de um pincel em um cabo para produzir uma extensão e alcançar locais além do comprimento do braço.

É isto. Uma ferramenta útil, com muitas aplicações e de fácil confecção.

Espero que inspire, motive e oriente.

Obrigado pela leitura.

Comments

BettyHill (author)2017-07-23

Muy interesante. Quiero fabricar uno como ese. Gracias.

Cion Cassiano (author)BettyHill2017-07-23

Gracias por su comentario. y éxito en su proyecto.

About This Instructable

300views

2favorites

Add instructable to: