loading

O VENTILADOR é um dispositivo eletromecanico, alimentado diretamente por uma tensão AC/CA de 110 ou 220V, usa um motor ligado diretamente na tensão AC na tomada.

O motor é um ROTOR COM ESTATOR, principio básico, no caso do ventilador a parte do ESTATOR NÃO USA ímãs. Este terá função ATIVA.

O motor a ser ligado no ventilador terá uma função PASSIVA, onde este não será alimentado, e sim terá uma ação MECÂNICA, e através do principio do eletromagnetismo, irá gerar energia, pois o motor DC usar um ROTOR e um ESTATOR COM ÍMÃS, uma ação mecânica irá induzir o fenômeno ELETROMAGNÉTICO.

Semelhante a isto, é o mesmo funcionamento do ALTERNADOR de CARRO. O alternador é ligado por uma polia ao motor, em nosso projeto, vamos ligar os dois rotores, claro que em uma aplicação de grande porte, tem fatores que precisam se levar em conta, como o alinhamento e transmissão de força entre os rotores.

Em nosso caso é uma utilização para ACADÊMICA, prática e simples do dia a dia par minimizar e mostrar como podemos otimizar e melhor os recursos de energ

Step 1: GERADOR ELETROMAGNETICO

O ventilador é hoje um grande vilão, porém nem todos tem condição de trocar por um AR CONDICIONADO ou SPLIT.

Porém podemos tornar o seu uso mais extensivo e transformar em utilidade prática, onde a noite ou de dia pode ser utilizado para CARREGAR CELULAR, RAIOS DIGITAIS, PEQUENOS EQUIPAMENTO ELETRÔNICOS que usar USB(5V), existem alguns equipamentos que usar 5V, como:

1 - MONITORES DE LED;

2- IMPRESSORAS

3 - LUMINÁRIAS PORTÁTEIS,

4 - MINUTERIAS;

Um outro uso desta aplicação é usar o VENTILADOR como gerador de tensão 5V e também como luminária a noite, onde muitas destes ficam dentro de quartos.

DURANTE O DIA: poderá ser utilizado como carregador e fonte 5V;

DURANTE A NOITE: como luminária e carregador.

Step 2: MOTOR DE 6V/12V/24V

Para o gerador eletromagnético, vamos usar um MOTOR DC, de 12V DC, que vai funcionar como um DÍNAMO, e muito parecido com um alternador de CARRO, O motor deverá ser acoplado na parte frontal do ventilador de modo que o ROTOR do ventilador fique acoplado ao ROTOR do motor, que a parte que fica livre.

O PRINCIPIO é bem simples, qualquer motor que use sistema de ROTOR com ÍMÃS, pode ser utilizado para o projeto, a eficiência vai depender de:

1 - capacidade de tensão do motor;

2 - velocidade, pois quanto maior a velocidade, maior a tensão CC/DC gerada na saída;

3 -Motores maiores geram corrente maiores;

4 - pode ser utilizado motores de DRIVERS DE CD/DVD antigos, destes usados em computador, ou até mesmo DVDs caseiros;

5 - Para testar a tensão e eficiência usar uma furadeira, ou seja prender o ROTOR do motor no encaixe da furadeira, vale lembrar que as furadeiras tem rotação(RPM) bem maior que os ventilador, mas o objetivo é testar a geração de energia elétrica a capacidade do MOTOR.

Step 3: FIXAÇÃO ROTOR MOTOR

Utilizar a parte do ventilador para acoplar ao ROTOR do motor, poderá ser utilizado, uma COLA TIPO BONDER, ou até mesmo uma presilha com parafusos para prender.

Step 4: JUNÇÃO ROTOR MOTOR AO ROTOR DO VENTILADOR

atenção para a CENTRALIZAÇÃO correta do ROTOR DE MOTOR ao ROTOR DO VENTILADOR, deve estar bem centralizado para não gerar desnível e causar vibração, que pode comprometer a eficiência mecânica, quando da transmissão de energia mecânica ao encaixe entre os dois ROTORES.

Step 5: ADAPTAÇÃO PARA O ROTOR DO MOTOR

esta base do encaixe do rotor do ventilador, deve ficar presa bem centralizada e presa.

Step 6: JUNÇÃO DOS DOS ROTORES(MOTOR-VENTILADOR)

A ideia é o motor ficar preso pelo ROTOR, para que fique livre e permitir que o ROTOR de ventilador possa estar acoplado e girar livremente e que não exista inércia ou freio

Step 7: FIXAÇÃO DO MOTOR NA PARTE FRONTAL

uma vez fixado a parte do ROTOR DO MOTOR com o ROTO DO VENTILADOR, é preciso prender a parte fixa do MOTOR de moto a garantir a ação eletromecânica, ENTRE os dois ROTORES

Step 8: CARREGADOR USB 5V

A ideia do GERADOR ELETROMECÂNICO utilizando o ventilador, é:

1 - Usar a tensão gerada na saída do gerador(motor), para alimentar USB e funcionar como carregador, de 5V, vale lembrar que como a corrente é pequena, antes de usar, aferir a tensão da saída do motor na VELOCIDADE MÍNIMA e VELOCIDADE MÁXIMA DO VENTILADOR, provavelmente, se utilizado um motor de 12V, a tensão PMPO deve ficar perto disto, mas a tensão RMS, com carga deve cair para 5V.

2 - Pode ser utilizado motor com tensão maior, atentar somente para o acoplamento;

3 - Outra ideia, é usar o ventilador como LUMINÁRIA NOTURNA, pra isso podemos usar LEDS de altor BRILHO, neste caso de ver ser utilizado se necessário um resistor, para reduzir a tensão, entre 200 Ohms e 1K.f

4 - pode ser utilizado qualquer USB, fêmea, lembrando que só será utilizado o GND, fio preto e o VCC, fio vermelho, os dois fios centrais, DADOS +, DADOS -, não precisa ser utilizado.

Step 9: FIXAÇÃO DO MOTOR AO VENTILADOR

Utilizar duas fixação para prender a parte que ficará fixa do MOTOR, a parte do ventilador para garantir que o ROTOR fique livre

Step 10: LUMINÁRIA COM LED

Na mesma saída da alimentação para USB, pode-se ligar dois ou até quatro LEDES de 10mm ou de 5mm de alto brilho, em paralelo.

os leds devem ficar na parte frontal ou a sua escolha.

Step 11: USANDO COMO CARREGADOR

Foi realizado teste de conexão utilizado um celular SANSUNG

Step 12: TESTE DE CARREGAMENTO

<p>I'm glad there's a Translate button, BUT I can't Find it, lol, Wil someone Please direct me? Thank you!</p>
<p>EXCELLENT!</p><p><br></p>
<p>YAAAAAY......I found a translate button! THANK YOU, Instructable guys!</p>
<p>(if only I could read it)... : (</p>
Thanks, Great instructable!
<p>Thanks so much</p>

About This Instructable

1,241views

7favorites

More by JuarezG:      Wireless - omnidirectional antenna Plus +10Db - Antena Omni Potencializar SUPER LED LAMP - LUMINÁRIA LED EQUIVALENTE 150W POWER BANK SOLAR - PORTABLE 
Add instructable to: