Geraaaaaaldo • Galão Para Reaproveitar Água Da Máquina De Lavar

Published

Introduction: Geraaaaaaldo • Galão Para Reaproveitar Água Da Máquina De Lavar

About: Artista brasileiro interessado em gambiarras no geral!

Esse dispositivo foi criado para nos ajudar com a "Crise da água", fabricada durante o governo Alckmin pela empresa SABESP. Aqui mesmo tem um tutorial sobre o nosso Teto Verde: https://www.instructables.com/id/Green-Roof-Teto-Verde/

No entanto, penso que seria uma boa solução a ser implementada, de fábrica, nas máquinas de lavar roupas convencionais.

A solução que eu pensei usa uma eletrobomba de drenagem e três registros. Fiz assim para evitar o esforço de carregar baldes de um lado para outro. Poderia ter feito um sistema muito mais simples, por gravidade, deixando a mangueira caindo direto numa bombona. Na bombona eu colocaria uma torneira na altura de um balde.

Lista de materiais:

  • Uma bombona de 100 litros. É o suficiente.
  • Uma eletrobomba de drenagem para máquina de lavar roupas. Qualquer uma serve. Custa em média R$ 30
  • Três registros.
  • Um metro de cano de pvc.
  • Junção T
  • Curvas em L
  • Flange

Se eu fosse refazer esse sistema, colocaria a bombona de cabeça para baixo, isso é, com as duas tampas voltadas para a parte de baixo. Em uma das tampas eu montaria a flange com a saída para a eletrobomba de drenagem (que o pessoal chama de "bomba de máquina de lavar") e deixaria a outra como tampão para esvaziar o sistema se necessário.

Nesse caso, eu faria dois furos na parte superior (que seria a parte sem as tampas). Um deles bem no meio, para a entrada de água. O outro, faria na lateral, para funcionar como ladrão (saída de água excedente).

Mas o jeito que eu fiz foi assim:

  1. Na lateral da bombona eu fiz um furo medindo 3/4 pol e conectei um flange. Desse flange, puxei uma mangueira para o meu cano de saída.
  2. Montei o sistema de registros com três registros. O primeiro, serve para direcionar a água da máquina para uma mangueira onde enchemos baldes. A gente usa esse para a primeira água, que sai com sabão. O segundo, direciona a água para a bombona, onde armazenamos. Por fim, o terceiro direciona a água para a saída de água, quando não temos mais para quê usar a água com sabão e a direcionamos para o cano de saída (para não misturar com a água limpa).
  3. Conectei a eletrobomba à flange, usando cola de cano. Fiz toda ligação elétrica isolando bem os contatos. Na parte superior do sistema, coloquei um botão enorme, que liga a eletrobomba. Na saída da eletrobomba, colei uma junção com rosca 3/4 pol e liguei nessa junção uma mangueira. Essa mangueira precisa ficar com a ponta voltada para cima, numa posição mais alta que o nível de água na bombona. Isso porque a eletrobomba é de drenagem e funciona por gravidade. Se você deixar a mangueira mais baixa que a bombona a água toda vai sair por gravidade!
  4. Montei o sistema inteiro num calço de madeira para manter a eletrobomba longe do chão.

Share

    Recommendations

    • Colors of the Rainbow Contest

      Colors of the Rainbow Contest
    • Spotless Contest

      Spotless Contest
    • Flowers Challenge

      Flowers Challenge
    user

    We have a be nice policy.
    Please be positive and constructive.

    Tips

    Questions

    5 Comments

    não consegui ver o passo apasso para retirar a água da bombona e retornar para máquina de lavar.???

    2 replies

    A eletrobomba fica na parte de baixo da bombona.
    Ela tem dois acessos para mangueira, um para a entrada da água (que vem da bombona, por gravidade) e o outro acesso para a saída de água bombeada, em que eu colei uma rosca de pvc para ligar uma mangueira de jardim comum e que eu coloco de volta na máquina.

    A minha máquina de lavar tem uma abertura na tampa e é por essa abertura que eu coloco a mangueira de jardim.

    Serviu?

    Ok.
    muito obrigado estou a fazer,irei aproveitar suas informações .
    abraço.
    boa noite

    Você já conseguiu resolver suas dúvidas?

    Legal ver mais brasileiros por aqui.

    Abraço

    Djair

    Amigo, parabéns pelo tipo de trabalho que chamamos de 'Artes Práticas'. Sou iniciante no instructables, embora observador antigo, só agora comecei a publicar. Gostaria de saber se é possível conectar projetos; como formar os grupos e as coleções; como participar nos contests; como elimianar um projete duplicado e coisas assim.