Introduction: Hose Reel - Suporte Para Mangueira De Jardim (diy - Faça Você Mesmo)

Suporte de mangueira (hose reel) para jardim, construído a partir de materiais descartáveis e sobras de madeira.

Materiais necessários:

  • duas calotas de rodas de automóveis descartáveis;
  • um galão de tinta (de 3,5 litros), vazio e com tampa;
  • sobras de madeira (3 ripas de ± 1 metro e alguns pedaços de tábua);
  • um cabo de vassoura de madeira;
  • 24 parafusos para madeira; e
  • tubo de tinta spray na cor preferida.

Ferramentas utilizadas:

  • chave de fenda ou parafusadeira elétrica, se disponível;
  • serra tico-tico;
  • furadeira elétrica;
  • broca para metal e madeira de 10 mm;
  • conjunto de serras-copo; e
  • tesoura para corte de chapa (alicate tesoura para aviação).

Step 1: Providenciar Calotas De Rodas De Automóvel

Obter duas calotas de roda de automóvel, descartáveis, iguais e que estejam em bom estado de conservação (podem ser encontradas em oficinas e em estabelecimentos que trocam pneus).

As calotas serão as laterais do carretel onde a mangueira será enrolada.

Step 2: Obter Galão De Tinta Vazio

Aproveitar um galão de tinta (3,6 litros), vazio, com tampa e que esteja em bom estado.

As duas calotas, acopladas ao galão, formarão o carretel para enrolar/desenrolar a mangueira.

Step 3: Encaixar As Calotas No Fundo E Tampa Do Galão De Tinta

Inicialmente devem-se marcar as posições dos bicos salientes da calota tanto na tampa quanto no fundo do galão, bem como se marca o furo de centro da calota.

A seguir, deve-se furar a lata com a broca de metal e cortar (com o auxílio do alicate de corte de chapa) os vazados circulares para o encaixe da calota. Observar que estes 4 cortes são pouco menores que o diâmetro dos bicos e que foram efetuados cortes laterais internos, criando pequenas abas. Isto permitirá que, sob pressão, as abas sejam entortadas no sentido contrário à pressão e haverá o firme encaixe da tampa e do fundo do galão com a calota.

Deve-se efetuar, também, o furo central (no fundo e tampa) para passagem do eixo.

Step 4: Testar O Alinhamento Do Carretel

Uma vez que o carretel tenha sido montado, deve-se verificar sua estética (se não está torto) e sua funcionalidade (ao empurrá-lo em uma superfície plana, avaliar se o movimento é harmonioso).

Step 5: Montar Os Cavaletes De Suporte Do Carretel

Para montar o cavalete de suporte do carretel, deve-se dispor de 3 pedaços de madeira de aproximadamente 1 metro de comprimento, 1 cm de espessura e 8 cm de largura (neste projeto, foram aproveitadas as sobras de ripas de estrado de uma cama de solteiro, de compensado e ligeiramente curvadao). Estes 3 pedaços devem ser serrados ao meio, formando 6 pares, sendo utilizados 4 pares para os 2 cavaletes e 2 para travessas laterais (descritas no passo 9).

Para encaixar eixo do carretel aos cavaletes, deve-se efetuar o corte de 4 pedaços de madeira sob a forma de um triângulo e furá-los, com a serra copo de diâmetro igual ao eixo, em esquadro (alinhados). Nestes 4 furos será transpassado o eixo, daí a necessidade do perfeito alinhamento. Observar, também, que o ângulo do vértice superior do triângulo determina a abertura do cavalete e, consequentemente, a estabilidade e a altura final do suporte.

Parafusar duas ripas na lateral de dois destes triângulos para formar uma perna do cavalete. Deve ser deixado um espaço de ± 1,5 cm entre um triângulo e outro para inserir, posteriormente, um limitador de movimento lateral do eixo (descrito no passo 7).

Step 6: Serrar Rodinhas Para Fixação Do Eixo E Limitação De Movimento Do Carretel

Cortar 4 rodinhas de madeira, empregando a furadeira e duas serras-copo de diâmetros diferentes (uma para a parte externa e a outra para o furo central).

Das 4 rodinhas cortadas, 2 serão empregadas para fixar o carretel ao eixo e as outras duas para limitar o movimento lateral do carretel nos cavaletes (descrito no passo 7).

O furo central das rodinhas deve ter o mesmo diâmetro do eixo e o diâmetro externo deve ser menor que o espaço existente entre os dois triângulos de cada cavalete (ver passo 7).

As rodinhas devem ser parafusadas pelas partes internas no fundo e na tampa do galão. Dois parafusos de cada lado são suficientes.

O eixo consiste de um pedaço de cabo de vassoura de madeira, cortado no tamanho adequado (ele deve ser maior que a largura dos dois cavaletes, somada à largura do conjunto do carretel, mais um pedaço de sobra para a manivela que será posteriormente inserida).

Uma vez transpassado o eixo no carretel, as rodinhas devem ser nele parafusadas (basta um parafuso de cada lado).

Step 7: Encaixar E Parafusar As Rodinhas Limitadoras De Movimento Lateral Do Carretel

As duas rodinhas restantes devem ser encaixadas e parafusadas entre os triângulos no topo de cada cavalete para atuarem como limitadoras do movimento lateral do carretel. O espaçamento entre os triângulos de madeira deve permitir o livre movimento rotacional do eixo.

Step 8: Montar a Manivela

Cortar um pedaço de madeira de aproximadamente 15 cm e furá-lo nas duas pontas para encaixar o eixo e o cabo (manípula). O cabo pode ser um pedaço que sobrou do cabo de vassoura.

Uma vez lixado e encaixado, deve-se parafusar o conjunto.

Cortar o toco excedente do eixo.

Step 9: Cortar E Encaixar Travessas Laterais Nos Cavaletes

Para melhorar a estabilidade do cavalete, deve-se utilizar os dois pedaços restantes (que foram cortados no passo 5), como travessas encaixadas entre as duas pernas do cavalete.

Utilizar a serra tico-tico para efetuar a abertura por onde serão encaixadas estas travessas. Observar que as extremidades destas travessas foram cortadas sob a forma de espigas.

Step 10: Cortar, Parafusar, Encaixar a Alça E Pintar O Suporte

Cortar, com o auxílio da serra tico-tico, uma alça para transporte do conjunto. Ela pode ser confeccionada em duas partes para, posteriormente, efetuar a colagem no centro. Usar um grampo para prender estas duas partes, enquanto se aguarda a secagem da cola.

Observar que foi incluída uma travessa na parte de baixo de cavalete, com o objetivo de melhorar a estabilidade do conjunto (sem ela, ao girar a manivela, há um balanço lateral indesejado no cavalete).

A pintura pode ser feita com um tubo de tinta spray, na cor desejada.

Step 11: Enrolar a Mangueira E Testar a Funcionalidade

Concluída a montagem, a mangueira deve ser enrolada e desenrolada para verificar a funcionalidade do conjunto. Caso ocorra dificuldade em girar a manivela ou seja ouvido um ruído devido ao atrito, pode-se passar um pouco de cera ou parafina entre as partes móveis.

Foi, ainda, efetuado um furo nesta travessa para encaixar o bico da mangueira. Isto evita que a mangueira se desenrole ao transportá-la.

O suporte não deve ser guardado em ambiente coberto (ou seja, não tomar chuva), pois é constituído por madeira e metais (galão e parafusos).

Comments

author
mcontabilidade (author)2015-04-02

Parabéns

author

Obrigado.

About This Instructable

1,487views

6favorites

More by Cion Cassiano:Bigorna Feita Com Sucata De Trilho De Trem - Anvil Made With Scrap Rail TrainFerramenta Para Fazer Abraçadeiras - Clamptite - Wire ClampSuporte De Pontas (bits) De Parafusadeira - Head Screwdriver Bits Organizer
Add instructable to: