loading

A Dragonboard 410c é uma placa muito versátil. Ela possui um processador de 1.2Ghz de quatro núcleos (32 e 64 bits) e possui Bluetooth, Wifi e GPS onboard, além de duas portas USB para expansão e uma saída HDMI.

As especificações mais detalhadas podem ser encontradas no site da Qualcomm (em inglês) e um review em português elaborado pelo Thiago Lima do Embarcados pode ser encontrado aqui.

Este instructables mostra como instalar o Windows 10 IoT Core na Dragonboard, no processo normal utilizando o Dragonboard Update Tool e como fazer a instalação manual através do prompt de comando do Windows.

Resolvi escrever este tutorial após ter alguma dificuldade para instalar o Windows 10 IoT Core na Dragonboard e encontrei a solução para este problema neste fórum da MSDN.

Step 1: Primeiros Passos

Quando precisamos instalar o Windows 10 IoT em uma placa, geralmente recorremos ao Windows IoT Dashboard. O IoT Dashboard é responsável por formatar um cartão SD, baixar o Windows IoT na versão escolhida e instalá-lo no cartão SD.

Na Dragonboard 410c esse processo é ligeiramente diferente. Ainda utilizamos o IoT Dashboard para acessar o Device Portal para configurarmos o Windows IoT Core, mas para instalar o Windows IoT na Dragonboard, utilizamos o Dragonboard Update Tool. Ele está disponível nas versões de 32 e 64 bits para o Windows 10 compilação 14393 ou superior.

No Windows IoT Dashboard, quando selecionamos a Dragonboard, é solicitado que façamos um procedimento de instalação diferente da Raspberry Pi 2/3 ou da Minnowboard Max.

Para realizarmos a instalação, serão necessários os seguintes componentes:

  1. Placa DragonBoard 410c (disponível na Arrow - US$ 75,00)
  2. Cabo USB tipo A para micro USB tipo B (cabo de celular)
  3. Windows IoT Dashboard (disponível em WindowsOnDevices.com)
  4. DragonBoard Update Tool (versão x86 ou x64 - necessário fazer um cadastro na Qualcomm para download)
  5. Imagem do Windows 10 IoT Core (disponível aqui a versão 15063, verifique outras versões aqui - ítem 4)

Baixe o Windows IoT Dashboard, o DragonBoard Update Tool e a imagem do Windows 10 IoT Core para os próximos passos.

Step 2: Instale O DragonBoard Update Tool

Após baixar o Dragonboard Update Tool, descompacte o instalador na pasta desejada, clique em extrair e aguarde a finalização do processo de descompactação.

Após descompactar, execute o arquivo de instalação na pasta onde o instalador do Dragonboard Update Tool foi descompactado.

Step 3: Execute O Instalador

Uma vez descompactado, execute o instalador do Dragonboard Update Tool. Clique em Next para avançar para a tela da licença de software da Qualcomm. Aceite os termos da licença, clique em Next e depois em Install.

Será solicitada a confirmação do Controle de Conta do Usuário (UAC). Clique em Sim e aguarde o término da instalação do Dragonboard Update Tool.

Step 4: Instalação Do Driver Da Qualcomm

Durante o processo de instalação do Dragonboard Update Tool, será solicitada a instalação do driver de dispositivo para conectar a Dragonboard ao PC para que a ferramenta de instalação possa transferir a imagem do Windows IoT para a placa.

Step 5: Descompacte a Imagem Do Windows IoT Core

Uma vez feito o download da imagem do Windows 10 IoT Core, abra o arquivo baixado. Execute o arquivo da imagem. Será criado uma unidade de disco virtual (provavelmente unidade D:, E: ou F:, dependendo da quantidade de unidades de disco do seu PC.).

Abra o drive virtual e execute o arquivo Windows_10_Iot_Core_For_QCDB410C.exe. Ele irá instalar a imagem do Windows 10 IoT Core na pasta C:\Program Files (x86)\Microsoft IoT (para PCs 64 bits), em PCs 32 Bits, estará na pasta C:\Program Files\Microsoft IoT.

Clique em Finish para finalizar o instalador da imagem do Windows 10 IoT Core.

Step 6: Configurando a Dragonboard Para Receber O Windows 10 IoT Core

Com a placa desligada, mova o Dip Switch 1 no verso da placa para a posição On (USB Boot). Conecte o cabo microUSB na Dragonboard e a outra ponta em uma porta USB do PC.

Se o processo não foi feito corretamente, como não mudar o Dip Switch, não conectar o cabo USB ou não ligar a placa na energia, a imagem acima aparecerá quando executar o Dragonboard Update Tool.

Step 7: Execute O Dragonboard Update Tool

Se o passo anterior foi realizado corretamente, ao executar o Dragonboard Update Tool, irá aparecer a tela acima. Note a luz verde ao lado de Connection Status. Isto significa que o driver de dispositivo está instalado e a placa está configurada pronta para receber uma nova imagem.

Step 8: Clique Em Browse Para Selecionar a Imagem Do Windows IoT Core

Selecione a imagem do Windows 10 IoT Core. Ela está disponível na pasta Arquivos de Programas -> Microsoft IoT -> FFU -> QCDB410C . Dentro desta pasta, está o arquivo flash.ffu, que deverá ser selecionado.

Clique em Program para gravar a imagem do Windows 10 IoT Core na Dragonboard.

Step 9: Resolvendo Erro De Instalação Da Dragonboard Update Tool

Em alguns casos, pode ocorrer um erro na instalação do Windows 10 IoT na Dragonboard.

Caso isto ocorra, é necessário realizar a instalação manual do Windows 10 IoT Core na Dragonboard.

Step 10: Executando a Instalação Manual

Entre no prompt de comando no modo administrador e entre na pasta do DragonBoard Update Tool (geralmente em C:\Program Files (x86)\Qualcomm\DragonBoardUpdateTool).

Execute o comando emmcdl.exe -l para determinar qual porta COM a Dragonboard está conectada.

No nosso caso, porta COM 6, como pode ser visto na figura acima.

Step 11: Faça O Upload Manual Para a Dragonboard

Execute o comando abaixo para instalar manualmente a imagem do Windows 10 IoT Core na Dragonboard:

emmcdl.exe -p COM6 -f mbns\8916\prog_emmc_firehose_8916_ddr.mbn -ffu "c:\Program Files (x86)\Microsoft IoT\FFU\QCDB410C\flash.ffu"

Apenas lembrando que a COM6 foi a porta detectada no passo anterior, mas no seu PC pode ser outra porta.

Esse passo demora um pouco. Não desligue a placa ou desconecte o cabo USB enquanto o upload estiver sendo feito. Quando o prompt de comando for liberado com System Exit(0), você pode reiniciar a Dragonboard para iniciar a configuração do Windows 10 IoT Core pelo Windows IoT Dashboard.

<p>Bom trabalho :)</p>

About This Instructable

167views

1favorite

Bio: IoT Researcher and Entusiast.
More by IloR:Saude Certa - Monitorando Pacientes Instalando O Windows 10 IoT Na DragonBoard 410C 
Add instructable to: