Introduction: Instalando O Windows 10 IoT Na DragonBoard 410C

Picture of Instalando O Windows 10 IoT Na DragonBoard 410C

A Dragonboard 410c é uma placa muito versátil. Ela possui um processador de 1.2Ghz de quatro núcleos (32 e 64 bits) e possui Bluetooth, Wifi e GPS onboard, além de duas portas USB para expansão e uma saída HDMI.

As especificações mais detalhadas podem ser encontradas no site da Qualcomm (em inglês) e um review em português elaborado pelo Thiago Lima do Embarcados pode ser encontrado aqui.

Este instructables mostra como instalar o Windows 10 IoT Core na Dragonboard, no processo normal utilizando o Dragonboard Update Tool e como fazer a instalação manual através do prompt de comando do Windows.

Resolvi escrever este tutorial após ter alguma dificuldade para instalar o Windows 10 IoT Core na Dragonboard e encontrei a solução para este problema neste fórum da MSDN.

Step 1: Primeiros Passos

Picture of Primeiros Passos

Quando precisamos instalar o Windows 10 IoT em uma placa, geralmente recorremos ao Windows IoT Dashboard. O IoT Dashboard é responsável por formatar um cartão SD, baixar o Windows IoT na versão escolhida e instalá-lo no cartão SD.

Na Dragonboard 410c esse processo é ligeiramente diferente. Ainda utilizamos o IoT Dashboard para acessar o Device Portal para configurarmos o Windows IoT Core, mas para instalar o Windows IoT na Dragonboard, utilizamos o Dragonboard Update Tool. Ele está disponível nas versões de 32 e 64 bits para o Windows 10 compilação 14393 ou superior.

No Windows IoT Dashboard, quando selecionamos a Dragonboard, é solicitado que façamos um procedimento de instalação diferente da Raspberry Pi 2/3 ou da Minnowboard Max.

Para realizarmos a instalação, serão necessários os seguintes componentes:

  1. Placa DragonBoard 410c (disponível na Arrow - US$ 75,00)
  2. Cabo USB tipo A para micro USB tipo B (cabo de celular)
  3. Windows IoT Dashboard (disponível em WindowsOnDevices.com)
  4. DragonBoard Update Tool (versão x86 ou x64 - necessário fazer um cadastro na Qualcomm para download)
  5. Imagem do Windows 10 IoT Core (disponível aqui a versão 15063, verifique outras versões aqui - ítem 4)

Baixe o Windows IoT Dashboard, o DragonBoard Update Tool e a imagem do Windows 10 IoT Core para os próximos passos.

Step 2: Instale O DragonBoard Update Tool

Picture of Instale O DragonBoard Update Tool

Após baixar o Dragonboard Update Tool, descompacte o instalador na pasta desejada, clique em extrair e aguarde a finalização do processo de descompactação.

Após descompactar, execute o arquivo de instalação na pasta onde o instalador do Dragonboard Update Tool foi descompactado.

Step 3: Execute O Instalador

Picture of Execute O Instalador

Uma vez descompactado, execute o instalador do Dragonboard Update Tool. Clique em Next para avançar para a tela da licença de software da Qualcomm. Aceite os termos da licença, clique em Next e depois em Install.

Será solicitada a confirmação do Controle de Conta do Usuário (UAC). Clique em Sim e aguarde o término da instalação do Dragonboard Update Tool.

Step 4: Instalação Do Driver Da Qualcomm

Picture of Instalação Do Driver Da Qualcomm

Durante o processo de instalação do Dragonboard Update Tool, será solicitada a instalação do driver de dispositivo para conectar a Dragonboard ao PC para que a ferramenta de instalação possa transferir a imagem do Windows IoT para a placa.

Step 5: Descompacte a Imagem Do Windows IoT Core

Picture of Descompacte a Imagem Do Windows IoT Core

Uma vez feito o download da imagem do Windows 10 IoT Core, abra o arquivo baixado. Execute o arquivo da imagem. Será criado uma unidade de disco virtual (provavelmente unidade D:, E: ou F:, dependendo da quantidade de unidades de disco do seu PC.).

Abra o drive virtual e execute o arquivo Windows_10_Iot_Core_For_QCDB410C.exe. Ele irá instalar a imagem do Windows 10 IoT Core na pasta C:\Program Files (x86)\Microsoft IoT (para PCs 64 bits), em PCs 32 Bits, estará na pasta C:\Program Files\Microsoft IoT.

Clique em Finish para finalizar o instalador da imagem do Windows 10 IoT Core.

Step 6: Configurando a Dragonboard Para Receber O Windows 10 IoT Core

Picture of Configurando a Dragonboard Para Receber O Windows 10 IoT Core

Com a placa desligada, mova o Dip Switch 1 no verso da placa para a posição On (USB Boot). Conecte o cabo microUSB na Dragonboard e a outra ponta em uma porta USB do PC.

Se o processo não foi feito corretamente, como não mudar o Dip Switch, não conectar o cabo USB ou não ligar a placa na energia, a imagem acima aparecerá quando executar o Dragonboard Update Tool.

Step 7: Execute O Dragonboard Update Tool

Picture of Execute O Dragonboard Update Tool

Se o passo anterior foi realizado corretamente, ao executar o Dragonboard Update Tool, irá aparecer a tela acima. Note a luz verde ao lado de Connection Status. Isto significa que o driver de dispositivo está instalado e a placa está configurada pronta para receber uma nova imagem.

Step 8: Clique Em Browse Para Selecionar a Imagem Do Windows IoT Core

Picture of Clique Em Browse Para Selecionar a Imagem Do Windows IoT Core

Selecione a imagem do Windows 10 IoT Core. Ela está disponível na pasta Arquivos de Programas -> Microsoft IoT -> FFU -> QCDB410C . Dentro desta pasta, está o arquivo flash.ffu, que deverá ser selecionado.

Clique em Program para gravar a imagem do Windows 10 IoT Core na Dragonboard.

Step 9: Resolvendo Erro De Instalação Da Dragonboard Update Tool

Picture of Resolvendo Erro De Instalação Da Dragonboard Update Tool

Em alguns casos, pode ocorrer um erro na instalação do Windows 10 IoT na Dragonboard.

Caso isto ocorra, é necessário realizar a instalação manual do Windows 10 IoT Core na Dragonboard.

Step 10: Executando a Instalação Manual

Picture of Executando a Instalação Manual

Entre no prompt de comando no modo administrador e entre na pasta do DragonBoard Update Tool (geralmente em C:\Program Files (x86)\Qualcomm\DragonBoardUpdateTool).

Execute o comando emmcdl.exe -l para determinar qual porta COM a Dragonboard está conectada.

No nosso caso, porta COM 6, como pode ser visto na figura acima.

Step 11: Faça O Upload Manual Para a Dragonboard

Execute o comando abaixo para instalar manualmente a imagem do Windows 10 IoT Core na Dragonboard:

emmcdl.exe -p COM6 -f mbns\8916\prog_emmc_firehose_8916_ddr.mbn -ffu "c:\Program Files (x86)\Microsoft IoT\FFU\QCDB410C\flash.ffu"

Apenas lembrando que a COM6 foi a porta detectada no passo anterior, mas no seu PC pode ser outra porta.

Esse passo demora um pouco. Não desligue a placa ou desconecte o cabo USB enquanto o upload estiver sendo feito. Quando o prompt de comando for liberado com System Exit(0), você pode reiniciar a Dragonboard para iniciar a configuração do Windows 10 IoT Core pelo Windows IoT Dashboard.

Comments

Swansong (author)2017-05-23

Bom trabalho :)

About This Instructable

240views

1favorite

Bio: IoT Researcher and Entusiast.
More by IloR:Saude Certa - Monitorando PacientesInstalando O Windows 10 IoT Na DragonBoard 410C
Add instructable to: