loading

CONCEITO DO JOGO:

O Clássico jogo Nervo Teste é um jogo de teste de habilidade e coordenação motora, que seu objetivo consiste em passar a argola da manopla pelo trajeto do arame sem que a argola encoste no mesmo. Caso se encoste no arame, é acionado um sinal luminoso (algumas versões também utilizam um sinal sonoro juntamente com o luminoso) e deve-se voltar o trajeto para se começar novamente.

SOBRE MEU INSTRUCTABLE:

Tenho uma filha de 4 anos que me inspira fazer projetos como este, onde procuro envolve-la na montagem, tentando fazer disso algo divertido, e que também tenha um valor para o seu desenvolvimento pessoal e intelectual.

Nesta inspiração resolvi fazer este projeto, em que planejo executar mais outras 3 etapas/versões, ao qual este instructable corresponde à primeira versão.

- Jogo Nervo Teste (Versão 1 - "Clássico")

O jogo clássico, com simples montagem, e com componentes básicos de eletrônica, e outros componentes de fácil acesso. Esta versão será a deste instructable.

- Jogo Nervo Teste (Versão 2 - "5 Vidas")

Esta será uma variante do jogo clássico, com o fato do jogador ter a possibilidade de errar até 5 vezes durante o percurso. Após 5 erros, deve-se retornar ao início e recomeçar.

- Jogo Nervo Teste (Versão 3 - "Contra o tempo")
Haverá um tempo para se conseguir chegar ao final do percurso, e caso se encoste, deve-se retornar e recomeçar enquanto o tempo ainda estará correndo. Caso o tempo termine, o jogo será recomeçado.

- Jogo Nervo Teste (Versão 4 - "5 Vidas contra o tempo")

Esse será uma união das versões 2 e 3, onde se terão as 5 vidas mas também haverá o tempo correndo. Caso se erre as 5 vezes, pode-se retornar ao começo enquanto ainda houver o tempo.

Observações:

Este instructable se refere somente a versão 1.

As versões 2, 3 e 4 futuramente planejo executar com Arduino, com lógica específica para cada versão.

Informações extras:

Tenho a idéia de, à partir da versão 2 colocar uma chave seletora, onde se poderá escolher qual versão se deseja jogar, e ir adicionando as novas versões na seleção do jogo à cada novo projeto executado.

Penso em agregar (talvez para o final) um mecanismo para início e recompensa do jogo. Algo como "ficha" para jogar, e recompensa se conseguir executar o trajeto.

Seria um mecanismo onde uma moeda ou ficha depositada daria o start no jogo, e ficaria em uma gaveta onde seria liberada, caso o trajeto fosse executado.

Outra ideia seria ter mais 2 chaves seletoras, para se poder escolher a quantidade de vidas para o jogo da versão 2, e a velocidade do tempo para o jogo da versão 3, ou quantidade de vidas e velocidade do tempo para o jogo da versão 4. Selecionando então o jogo 2, somente a chave de escolha da quantidade de vidas ficaria disponível para usar. Selecionando o jogo 3, somente a chave de tempo ficaria disponível. E selecionando o jogo 4, as duas chaves ficariam disponíveis.

Enfim, infinitas possibilidades, e as idéias não faltam.

O problema de sempre é tempo! Mas espero avançar com estas idéias, e logo poder publicar uma nova versão aqui.

Step 1: Lista De Material

Eletrônico:

- 1 Buzzer 5v

- 1 Led 3mm verde

- 2 Leds 5mm vermelhos

- 3 Borns banana 4mm

- 3 Pinos banana 4mm

- 1 Suporte para 2 pilhas AA

- 1 Mini chave liga desliga

- 70cm Fio flexível 1mm vermelho

- 50cm Fio flexível 1mm preto

- 60cm Fio rígido 2,5 mm

- 2 Pilhas AA

Diversos:

- 1 Caixa de madeira (MDF) 5,5 X 18 X 23

- 1 Caneta

- 1 Tampa de Mate Leão Fuze

- 1 Bastão de cola quente (7mm)

- Fita isolante ou Termoretrátil (5mm e 10mm)

Ferramentas & afins:

- Furadeira Dremel

- Broca 3mm (aproximado)

- Ferro de solda

- Solda

- Pistola de cola quente

- Alicate de corte

- Super Bonder

- Estilete

- Lixa fina

- Régua

- Lápis

Step 2: Iniciando a Construção - Auto Falante Com O Buzzer

Juntamente com o Buzzer será feito uma espécie de "auto-falante" para a saída do som da caixa de madeira.

O som do Buzzer seria o suficiente alto para o colocar em somente um furo diretamente na caixa, mas desta forma como planejei, com a tampa eu poderia fazer uns furos mais estilosos na caixa, deixando bem aparente e sugestivs a saída de som.

- Fazer uma marcação no centro da tampa de Mate, onde deverá ser feito um furo com a Dremel para a saída do som. (fotos 2 e 3)

- Após ter feito o furo na tampa de Mate, colar o Buzzer com super bonder, deixando o furo do Buzzer alinhado com o furo da tampa de Mate, para não obstruir o som. (fotos 4, 5 e 6)

- Em seguida fazemos marcações com lápis (para ser removido futuramente) na tampa da caixa onde faremos furos com a Dremel, para a saída do som do Buzzer. (fotos 7, 8 e 9)

Uma observação é fazer o posicionamento um pouco mais afastado da lateral da caixa, pois tive um pouco de dificuldade para colar a tampa por dentro depois.

- Fazer os furos com a Dremel, tentando ser o mais preciso possível para obter uma boa estética no final. Passar uma lixa no local (dentro e fora) para remover as marcações de lápis, e as rebarbas do furo. (foto 10)

- Posicionar a tampa de Mate por dentro da tampa da caixa, centralizando nos furos realizados, e colar com cola quente por toda a circunferência. (fotos 11 e 12)

Coloquei na última imagem um guia de furação que pode ser impresso e usado.

Step 3: Instalação Da Chave Liga-desliga E Led Piloto

- Fazer a marcação do furo para a chave na frente da caixa. Fazer vários furos (um ao lado do outro) com a Dremel na parte interna da marcação e depois ir deslizando com a broca até percorrer toda a marcação. Fazer pequenos ajustes com o estilete, até que a chave se encaixe. (fotos 1 e 2)

Para os que nunca trabalharam com este tipo de chave, devemos fazer a marcação para a furacão respeitando a medida interna que ela possui, pois ela possui esta "rebarba" para se utilizar como acabamento que depois de encaixada tampará pequenas imperfeições que poderão conter no furo.

(me desculpem pois me esqueci de tirar foto neste momento para demostrar)

- Fazer um furo acima da chave, que servirá para colocar o Led piloto para o liga-desliga. O furo deve possuir 3mm onde encaixaremos o Led. (foto 3)

- Colocar o Led no furo pelo lado de dentro, com o positivo para baixo pois será soldado na chave, e colar com um pingo de super bonder. (foto 4)

- Como o Led colado por dentro não tem tamanho o suficiente para "aparecer" no lado de fora do furo, colocamos cola quente no furo pelo lado de fora, o suficiente para cobrir todo o furo e vazar um pouco. (fotos 5 e 6)

- Após a cola quente ter secado, com o estilete bem amolado passamos devagar pela sobra da cola, tomando cuidado para não raspar demais na caixa para não deixar imperfeições. Passamos também a lixa fina levemente para ficar mais uniforme. (fotos 7, 8, 9 e 10)

Step 4: Instalação Dos Bornes E Leds 5mm

- Fazemos o posicionamento de onde ficarão os bornes na parte de cima da caixa, que serão usados para o arame de trajeto. Marcamos com lápis para efetuar os furos. Fazemos o furo e fixamos os bornes nos furos com suas roscas e arruelas.

Observando o borne, pode-se ver que sua parte plástica possui dois diâmetros. Deve-se fazer os furos de acordo com o menor diâmetro do plástico, para que o borne possa ser fixado e fique com bom acabamento. (fotos 1,2,3 e 4)

- Posicionamos na parte da frente da caixa (lado esquerdo) onde ficará o borne para ligar a manopla com a argola, marcamos com lápis, fazemos o furo e fixamos o borne com a rosca e arruela. (fotos 5 e 6)

- Cortamos 2 pedaços do bastão de cola quente com aproximadamente 2 cm. Cortamos 2 pedaços de Termoretrátil de 10mm, com aproximadamente 1,5 cm, marcamos cada bastão de cola com aproximadamente 1,4 cm (conforme imagem 10), e usamos o Termoretrátil para unir os bastões aos Leds de 5mm. (fotos 8, 9, 10, 11 e 12)

Observação: Para quem não possuir, e não pretender comprar o Termoretrátil, pode utilizar uma fita isolante que terá a mesma finalidade.

- Posicionamos na tampa da caixa o local onde colocaremos os bastões que acabamos de fazer, fazemos a furação com o mesmo diâmetro dos bastões, inserimos eles até chegar no Termoretrátil, e os colamos (conforme as imagens 15 e 16).

Lembre-se somente de a polaridade dos Leds para o mesmo lado, para facilitar a montagem do circuito.

Como utilizei somente uma broca na Dremel (3 mm), tanto nos furos dos bornes quanto dos Leds, eu fui abrindo mais o furo com a broca, até atingir o diâmetro das marcações.

Uma observação que faço, é quanto ao motivo de eu ter escolhido colocar 2 Leds na tampa. Como pretendo fazer outras versões para este jogo, utilizarei um Led vermelho para sinalizar a penalidade e outro azul ou verde para sinalizar a conquista. Portanto, se preferir, pode utilizar 1 Led somente.

Step 5: Construção Da Manopla

- Retiramos a carga da caneta e utilizaremos somente o corpo sem tampa.

- Cortamos um pedaço de fio rígido de aproximadamente 10 cm, soldamos a um fio flexível de aproximadamente 25 cm. (foto 3)

- Passamos o fio rígido pelo furo do bico da caneta. (foto 4)

- Colocamos um pouco de cola quente na altura da solda, e puxamos a ponta do fio rígido rapidamente para dentro do bico da caneta. Depois de ter puxado, adicionamos mais cola para dar mais resistência a ponta. (fotos 5 e 6)

- Fazemos a argola na ponta, e soldamos conforme a imagem. (foto 7)

- Fazemos um furo na parte de trás da caneta para passar o fio flexível. (foto 8)

- Passamos o fio flexível e fechamos a caneta. (foto 9)

- Soldados o borne, colocamos um pouco de cola quente junto a solda e fechamos rapidamente para não secar, depois de fechado adicionamos mais cola, também para dar mais resistência ao uso. (fotos 10 e 11)

- Soldamos os bornes no arame para fazer o trajeto. Neste caso não vou utilizar cola quente como no borne da manopla, pois provavelmente a solda se quebrará ou o arame se partirá com o uso constante, e a cola quente dificultaria a substituição. (fotos 12 e 13)

- Colocamos um pedaço de Termoretrátil de 5mm, com aproximadamente 1 cm na ponta do pino banana, para que a argola não encoste na parte metálica do pino que fica aparente quando inserida no borne, o que faria com que o Buzzer e os Leds fossem acionados ainda no início do jogo. (fotos 14, 15 e 16)

Step 6: Montagem Do Circuito

O circuito é bem simples, a montagem é feito somente com fios e solda e não tem mistério. Seguindo o diagrama pode conferir as ligações das peças eletrônicas. (foto 1)

Na prática, a chave funciona como uma chave geral onde corta ou permite a alimentação de todos os componentes, e a manopla funciona como uma chave para acionar os Leds da tampa e o Buzzer, que quando é encostada no arame, fecha o circuito fazendo o Buzzer emitir som e os Leds da tampa acenderem.

Step 7: Pintura E Término

A pintura fica à gosto, mas é só usar a criatividade e bastante cor em contraste, que o resultado com certeza será bem legal.

Utilizei alguns daqueles protetores de pés de cadeiras na parte de baixo (fotos 5 e 6) , para servir de pés ao apoiar a caixa, e utilizei também uma alça retirada de caixas de papelão de eletrônicos (fotos 7 a 11), para improvisar uma alça que facilita o transporte.

Mais um detalhe, que acabei não mostrando nas fotos, é que usei um ímã de neodimio para manter a caixa fechada quando a seguramos pela alça. Desta forma, a caixa se mantém fechada quando a colocamos na vertical.

Espero que tenham gostado deste instructable, e até a próxima etapa.

About This Instructable

1,035views

3favorites

License:

More by eseixa:Jogo Nervo Teste (versão 1 - Clássico) 
Add instructable to: