Introduction: Lente Macro Para Celular (lente Do Laser DVD)

Picture of Lente Macro Para Celular (lente Do Laser DVD)

Já de há muito tempo tenho visto DIYs de macro para celular, mas nenhuma me satisfez nos critérios 1-reuso; 2- facilidade instalar (on-off);  e 3-durabilidade. Quanto menor a lente maior a dificuldade de atender a estes quesitos.

Foi então que resolvi criar uma adaptação para fotografar/filmar/time-lapse com o celular usando a lente de um DVD velho. Este tipo de lente tem a vantagem do grau de ampliação ser enorme, conseguindo-se fotos extremamente próximas do assunto (há város DIYs sobre isto e anexar exemplos não é necessário).

Ao se tentar usar este tipo de lente tão pequena, surge um problema: como centralizar a lente sobre a lente da câmera atendendo aos 3 critérios citados (reuso, facilidade e durabilidade).


Step 1: Coletar Materiais

Picture of Coletar Materiais

Pc DVD velho/quebrado (desmonte-o e separe apenas as borrachinhas de suspensão/amortecimento e a lente do laser;
Cola Superbonder;
Uma agulha de costura bem fina presa em algum suporte;
Monóculo de relojoeiro;
Tesoura;
Pedaço de plástico qualquer (tipo embalagem de mouse/cam) mas que seja rígido e flexível o suficiente para o uso desejado;
Algum estilete para uso em plastimodelismo (ponta cortante tem ângulo bem agudo);

Step 2: Suporte Da Lente

Picture of Suporte Da Lente

O suporte da lente é feito recortando apenas uma tira do plástico de embalagem selecionado.
Este deve ser rígido o suficiente para "parar no lugar" sem ter que segurá-lo com os dedos ou uso de fitas adesivas (seria meio tosco isso...). Também deve ser maleável o suficiente para trabalhar com ele e ajustá-lo embaixo da tampa traseira do celular, mas centralizando-o a lente sobre a câmera.

Step 3: Preparar O Suporte Da Lente

Picture of Preparar O Suporte Da Lente

Agora vem parte mais sensível deste processo: colar a minúscula lente do DVD dentro do anel de borracha e colá-los com superbonder, SEM MANCHAR A LENTE, o que a inutilizaria.

Não tive como filmar ou fotografar este processo sem o auxílio de alguém auxiliando...


Veja descrição nas imagens:

Step 4: Fase Final: Cole Os Dois Suportes

Picture of Fase Final: Cole Os Dois Suportes

Ok, agora recorte a tira de plástico de embalagem num tamanho suficiente para que contenha o suporte da lente recém colado (anel de borracha), este pode ser quadrado ou retangular, mas atenção: antes de juntar este recorte ao anel de borracha com a lente, FAÇA UMA SIMULAÇÃO EM SEU CELULAR, de onde (embaixo ou acima da tampa traseira) e como você fará para ajustar sua posição sobre a lente da câmera.

Faça um furo redondo na tira de plástico para posicionar a lente sobre este.

No meu caso, quando montei esta lente, era para uso no meu Motorola Atrix. Não há nada que impeça de usá-lo como está em outro celular qualquer. Ver imagem.

Step 5: Primeiras Fotos Macro

Picture of Primeiras Fotos Macro

Step 6: Conclusão


Ainda que as fotos macro com o uso de lentes de DVD revelem surpresas em suas imagens, estas têm que ser tiradas à luz do dia ou num ambiente muito bem iluminado, posi ao aproximarmos o celular do objeto a ser fotografado, fazermos sobra sobre este, empobrecendo muito a qualidade da foto.

Aceito sugestões de como adaptar um anel de micro-leds em volta na lente macro.

Obrigado por sua visita  e fique à vontade para fazer comentários e sugestões.

Comments