loading
Já de há muito tempo tenho visto DIYs de macro para celular, mas nenhuma me satisfez nos critérios 1-reuso; 2- facilidade instalar (on-off);  e 3-durabilidade. Quanto menor a lente maior a dificuldade de atender a estes quesitos.

Foi então que resolvi criar uma adaptação para fotografar/filmar/time-lapse com o celular usando a lente de um DVD velho. Este tipo de lente tem a vantagem do grau de ampliação ser enorme, conseguindo-se fotos extremamente próximas do assunto (há város DIYs sobre isto e anexar exemplos não é necessário).

Ao se tentar usar este tipo de lente tão pequena, surge um problema: como centralizar a lente sobre a lente da câmera atendendo aos 3 critérios citados (reuso, facilidade e durabilidade).


Step 1: Coletar Materiais

Pc DVD velho/quebrado (desmonte-o e separe apenas as borrachinhas de suspensão/amortecimento e a lente do laser;
Cola Superbonder;
Uma agulha de costura bem fina presa em algum suporte;
Monóculo de relojoeiro;
Tesoura;
Pedaço de plástico qualquer (tipo embalagem de mouse/cam) mas que seja rígido e flexível o suficiente para o uso desejado;
Algum estilete para uso em plastimodelismo (ponta cortante tem ângulo bem agudo);

Step 2: Suporte Da Lente

O suporte da lente é feito recortando apenas uma tira do plástico de embalagem selecionado.
Este deve ser rígido o suficiente para "parar no lugar" sem ter que segurá-lo com os dedos ou uso de fitas adesivas (seria meio tosco isso...). Também deve ser maleável o suficiente para trabalhar com ele e ajustá-lo embaixo da tampa traseira do celular, mas centralizando-o a lente sobre a câmera.

Step 3: Preparar O Suporte Da Lente

Agora vem parte mais sensível deste processo: colar a minúscula lente do DVD dentro do anel de borracha e colá-los com superbonder, SEM MANCHAR A LENTE, o que a inutilizaria.

Não tive como filmar ou fotografar este processo sem o auxílio de alguém auxiliando...


Veja descrição nas imagens:

Step 4: Fase Final: Cole Os Dois Suportes

Ok, agora recorte a tira de plástico de embalagem num tamanho suficiente para que contenha o suporte da lente recém colado (anel de borracha), este pode ser quadrado ou retangular, mas atenção: antes de juntar este recorte ao anel de borracha com a lente, FAÇA UMA SIMULAÇÃO EM SEU CELULAR, de onde (embaixo ou acima da tampa traseira) e como você fará para ajustar sua posição sobre a lente da câmera.

Faça um furo redondo na tira de plástico para posicionar a lente sobre este.

No meu caso, quando montei esta lente, era para uso no meu Motorola Atrix. Não há nada que impeça de usá-lo como está em outro celular qualquer. Ver imagem.

Step 5: Primeiras Fotos Macro

Step 6: Conclusão


Ainda que as fotos macro com o uso de lentes de DVD revelem surpresas em suas imagens, estas têm que ser tiradas à luz do dia ou num ambiente muito bem iluminado, posi ao aproximarmos o celular do objeto a ser fotografado, fazermos sobra sobre este, empobrecendo muito a qualidade da foto.

Aceito sugestões de como adaptar um anel de micro-leds em volta na lente macro.

Obrigado por sua visita  e fique à vontade para fazer comentários e sugestões.

About This Instructable

2,979views

2favorites

License:

More by klaatu777:Lente macro para celular (lente do laser DVD) 
Add instructable to: