Introduction: Máquina Térmica

Picture of Máquina Térmica

O inventor grego Heron construiu o primeiro dispositivo que funcionava através do vapor produzido pelo aquecimento da água. Esse vapor colocava em rotação uma esfera de metal que estava acoplada à máquina.

O feito de Heron é chamado hoje de máquina térmica, ou seja, é um dispositivo com capacidade de transformar o calor em trabalho mecânico. No entanto, essa máquina criada não foi usada para produzir energia mecânica em grandes escalas. Foi somente no século XVIII que foram construídas as primeiras máquinas térmicas capazes de produzir energia mecânica em escala industrial. As máquinas térmicas criadas no século XVIII apresentavam baixo rendimento e criavam grandes quantidades de combustível. Dessa forma, esses aparelhos acabavam por produzir pequenos trabalhos.

James Watt criou um novo modelo de máquina térmica de grandes vantagens em relação a que já existia na época. A criação de Watt revolucionou a sociedade daquela época. O funcionamento de sua máquina obedecia a segunda lei da termodinâmica, que diz que uma máquina térmica, trabalhando em ciclos, ao retirar calor da fonte quente utiliza parte dele para executar o trabalho e o restante rejeita para a fonte fria. O dispositivo criado por James foi utilizado tanto para movimentar moinhos e bombas, como também para mover locomotiva e barcos a vapor. Por ser mais econômica e com capacidades para realizar trabalhos muito maiores, a máquina de Watt foi empregada também nas indústrias, fato esse que deu início ao desenvolvimento nesse setor, possibilitando dessa forma a revolução industrial que ocorreu no século XIX.

Comments

tomatoskins (author)2015-04-01

Thanks for sharing!

About This Instructable

147views

1favorite

License:

More by sofia.silva.1460693:Máquina térmica
Add instructable to: