Introduction: MOTOR SOLAR

Essas instruções descrevem a construção de um motor solar térmico simples, feito de materiais de baixo custo e de fácil encontro. Esse dispositivo opera através do aproveitamento da capacidade de certos polímeros (no caso, sacolas de plástico preto) de contraírem quando expostos ao calor e relaxarem voltando ao seu tamanho original quando resfriados. Normalmente, esse encolhimento ocorre em todas as direções dentro do material. Porém, o material pode ser esticado, fazendo com que as suas fibras se alinhem, e assim direcionando a redução do tamanho desse material.
O motor solar térmico opera usando tiras de sacolas de plástico preto esticadas que empurram constantemente um pêndulo o qual se encontra centralizado num eixo. As tiras são aquecidas pela luz do sol em um dos lados da roda empurrando o pêndulo para a direção do sol. Enquanto as tiras vão girando, elas esfriam no lado da sombra e relaxam. Isso faz com que o pêndulo vá girando.

Step 1: Passo 1: Ferramentas E Materiais

Aqui segue uma lista dos materiais que você irá precisar:

1x Sacola de lixo preta

2x Copos de isopor

1x tarugo de madeira de 30 cm (aproximadamente)

1x Bandeja de isopor

2x Alfinetes

1x Tampa de pote de sorvete circular

1x Fita Adesiva

2x Latas de alumínio

Ferramentas usadas:

Estilete

Compasso

Caneta de retroprojetor

Régua

Tesoura

Pistola de cola quente

Step 2: Passo 2: Cortando a Sacola

Desdobre a sacola na sua superfície de trabalho. Corte-a em tiras de 6 cm de largura em média, e todo o comprimento da sacola. Você não precisa fazer os cortes perfeitamente retos, mas tente não deixar as bordas irregulares. Você provavelmente precisará de 10-15 tiras de plástico, mas depende do quão cuidadosamente você as esticará no próximo passo. Cada tira deve ter em média entre 23 e 30 cm de comprimento.

Step 3: ​Passo 3: Esticando As Tiras

Aperte uma das tiras entre seus dedos e a base do dedão. Lentamente comece a esticar a tira e ela vai começar a aumentar de tamanho. Repita o processo com todas as tiras. Isso pode soar muito fácil, porém requer prática. As tiras frequentemente quebram antes de você terminar de esticá-las, então se não funcionar de primeira, mantenha a calma e continue tentando. Corte as tiras esticadas em partes um pouco maiores do que o comprimento do copo de isopor, deixando uma margem de erro.

Step 4: Passo 4: Fazendo O Cilindro 1

Meça o diâmetro de um dos copos de isopor e use seu compasso para desenhar um círculo de mesmo tamanho na bandeja de isopor. Corte fora o círculo, e faça um buraco do tamanho do seu tarugo bem no centro. Você pode usar a pistola de cola quente para fazer o buraco.

Step 5: Passo 5: Fazendo O Cilindro 2

Faça um buraco no centro de um dos copos de isopor e cole o disco de isopor no seu fundo. Coloque o tarugo através dos dois buracos e o cole lá. Faça uma pequena gota de cola em torno do tarugo atrás do copo. Isso vai servir de eixo para o segundo copo, que tem que ser deixado livre para oscilar em torno deste eixo. Você também pode cortar vários discos de isopor de 1,5 cm de diâmetro e os colocar sobre o tarugo ao invés disso.

Step 6: Passo 6: Colando As Tiras

Faça um buraco no fundo do segundo copo de isopor. Coloque cola no interior da boca do copo e coloque uma das pontas de uma das tiras esticadas no topo. Você pode ter que deixar a cola quente esfriar por um tempo para não derreter a tira. Repita o processo colando as tiras ao redor da boca do copo. Deixe entre 0,3 e 0,4 cm de espaço em cada tira.

Step 7: Passo 7: Anexando Os Copos

Deslize o copo com as tiras grudadas na direção do tarugo. Deve estar apto a se mexer livremente no eixo. Use a fita adesiva para centralizar a base aberta do copo no tarugo. Comece colando as tiras no disco de isopor do outro copo. Não empurre com muita força ou você vai tirar o copo do eixo. Faça isso com todas as tiras.

Step 8: Passo 8: Pêndulo

Corte um buraco de um diâmetro um pouco maior que o tarugo na tampa de plástico. Remova a fita que você colocou no copo que oscilava no centro e cole a tampa na boca do copo, centralizando no tarugo. Isso vai funcionar como pêndulo. Coloque o alfinete dentro de cada ponta do tarugo, tomando cuidado para colocá-lo reto.

Step 9: Passp 9: Último Passo

Faça um entalhe nas duas latas de alumínio. Coloque os alfinetes dentro dos entalhes da lata. Embora o seu motor solar possa estar pronto para o uso, é uma boa ideia fazer um teste primeiro. Dê um giro, se um lado parecer mais pesado adicione peso do outro lado até que fique equilibrado.

Step 10:

Bote o motor no sol e se tudo tiver sido construído certo, irá começar a rodar. Quanto mais equilibrado, mais rápido girará.

Comments

author
tomatoskins (author)2015-04-01

Thanks for sharing and welcome to the community!

About This Instructable

665views

1favorite

License:

More by alanjvv:MOTOR SOLAR
Add instructable to: