loading

Projeto realizado durante a IoT Roadshow 2015, em novembro de 2015.

O grupo formado por Gedeane Kenshima, Rodrigo Bittenbinder, Gilvan Nunes, Antônio Foltran e Jefferson Farias apresentou um sistema de monitoramento de batimentos cardíacos, utilizando Intel Edison, sensor de pulso e itens do kit Grove Starter Kit Plus.

A programação foi baseada na IDE Arduino versão 1.6.6, portanto o projeto pode ser reproduzido em qualquer plataforma (Windows, Linux, Mac).

Link do sketch Arduino: https://github.com/gedeanekenshima/monitoramento

Step 1: Lista De Componentes

Para o projeto, foram utilizados:

- Intel Edison com Interface Arduino;

- cabo USB-micro USB;

- Grove Base Shield;

- Grove LCD RGB Backlight;

- Grove Button;

- Sensor de batimentos Pulse Sensor;

- buzzer;

- pedaço de velcro.

Para garantir o funcionamento do sensor de batimentos, é necessário o uso do velcro ao redor do dedo, pois sem este o sensor apresenta resultados instáveis. Para outras informações, confiram este link: http://pulsesensor.com

Step 2: Integrando Os Componentes

Agora é hora de conectar os componentes!

Iniciamos pelo encaixe da Base shield na Intel Edison. Os componentes do kit Grove possuem encaixes próprios de 4 fios, para facilitar a conexão dos módulos com a Base Shield.

No espaço D2, é encaixado o Buzzer, no D3 o módulo Button, e em qualquer espaço I2C o Grove LCD RGB Backlight.

O sensor de pulso possui três fios: sinal (s), negativo (-) e positivo, sinalizados na parte traseira. No sensor que utilizamos, o pino (s) é o fio da esquerda, positivo é o fio central, e o negativo (-) o da direita. Na Base Shield, o encaixamos da seguinte forma:

Sensor Sinal (s) - A0 do Shield

Sensor Negativo (-) - GND do Shield

Sensor Positivo (+) - 5V do Shield

Quando alimentado, o sensor emite luz de um led verde na parte central.

Step 3: Iniciando E Calibrando O Sistema

Para uso na IDE Arduino, deve-se atentar se há a Edison instalada (Menu Ferramentas/Placa). Caso não esteja instalada, deve-se ir no Menu Ferramentas/Placa/Boards Manager...Quando aparecer as opções para instalação, dê dois cliques sobre a opção Intel i686 Boards by Intel e aguarde o download.

Após a instalação, escolha a placa Intel Edison e a COM onde está conectada a placa, faça o upload do código disponibilizado no GitHub.

Deve ser instalada a biblioteca para uso do Grove LCD RGB Backlight, disponível neste link: https://github.com/Seeed-Studio/Grove_LCD_RGB_Backlight

Inicialmente, o programa aguarda o botão ser pressionado para iniciar a calibração. Vemos que a coloração do backlight do LCD varia conforme as etapas. Nesta etapa, a coloração do backlight é azul claro.

Após pressionar o botão, o display mostra a mensagem [Calibrando...] e aguarda cerca de 10s para começar a verificação dos batimentos. Nesta etapa, o backlight está verde.

Step 4: Monitorando Os Batimentos

Depois da calibração, o sistema verifica os batimentos a cada 10s, mostrando os valores correspondentes no display, em BPM (batimentos por minuto).

Enquanto os BPM estiverem maiores que 40 e menores que 130, o backlight estará verde e o buzzer emitirá bips sonoros.

Caso haja valores menores que 40 e maiores que 130, ou ausência de batimentos, o backlight estará vermelho e o buzzer emitirá um bip contínuo.

<p>Muito bem feito. Obrigado por compartilhar como você fez isso!</p><p>Bem-vindo ao instructables!</p>
<p>obrigada!!! at&eacute; os pr&oacute;ximos projetos! :D</p>

About This Instructable

264views

1favorite

License:

More by GedeaneKenshima:Monitoramento de batimentos cardíacos com Intel Edison 
Add instructable to: