loading

O QUE É?

OxusR é um projeto de Digital Signage que otimiza o consumo de banda evitando redundância de downloads em uma mesma rede.

Por ter sido idealizado durante o Hackathon Dragonboard Challenge da Qualcomm, o projeto ainda está em fase Alpha.

AMBIENTES:

  • OxusR Cloud – Ambiente CMS onde todas as playlists, dispositivos e videos serão cadastrados.
  • OxusR – Ambiente que consumirá da nuvem e armazenará todas as playlists e videos, disponibilizando na rede local o conteúdo para seus respectivos dispositivos.

MODOS DE OPERAÇÃO:

Ao configurar o OxusR no ambiente local você pode configurar o dispositivo na rede em 3 modos diferentes:

  • Client – Consumirá o conteúdo do server local.
  • Server – Disponibilizará o conteúdo na rede local.
  • Client-Server – Realiza as duas tarefas mencionadas acima.

É obrigatório que na rede exista ao menos uma instância do OxusR em modo Server ou Client-Server, pois é nesse dispositivo que todo o conteúdo do OxusR Cloud será armazenado.

É importante ressaltar que a Dragonboard 410c possui 8GB de espaço disponível internamente que será utilizado tanto para o sistema operacional quanto para a aplicação e todo o seu conteúdo. Para disponibilizar mais espaço para aplicação, um cartão de memória CLASSE 10 deverá ser utilizado. Para maiores detalhes sobre a configuração da Dragonboard acesse o link oficial da Qualcomm https://developer.qualcomm.com/hardware/dragonboar...

FLUXO DE OPERAÇÃO:

Incialmente é necessário criar playlists e configurar cada dispositivo da rede no sistema OxusR Cloud para que estes estejam disponíveis para download através do OxusR Server.

Durante o Hackathon Dragonboard Challenge foi utilizada uma Dragonboard 410c no modo Client-Server. A partir deste ponto todos os dispositivos conectados na mesma rede possuem acesso ao player do Digital Signage através de uma URL utilizando Browsers compatíveis com HTML 5.


ATENÇÃO

Por uma questão de segurança, dispositivos rodando iOS e Android precisam de uma aplicação com uma WebView chamando o player, pois acessando a url diretamente no browser do sistema, o player não funciona corretamente.

Requisitos

  • Dragonboard 410c
  • Webserver rodando Linux, NginX ou Apache, MySQL e PHP

Requisitos Dragonboard

Step 1: Configurando O OxusR Cloud

Para completar a instalação você precisará do usuário FTP e MySQL do seu servidor Web.
Certifique-se de que o seu servidor está rodando PHP e MySQL pois ambos são necessários para o funcionamento do sistema.

http://oxusr.bananagroove.com/releases/latest.zip

  • Extraia os arquivos e faça o upload no seu webserver.
  • Edite o arquivo de configuração do MySQL com o usuário e senha do seu MySQL. O arquivo de configuração está localizado na pasta /application/config/database.php.
  • Importe o arquivo OxusR-Database.sql na sua base de dados.

http://oxusr.bananagroove.com/releases/OxusRDatabase.zip

  • Acesse a url do seu webserver em um browser com suporte a HTML5. Se tudo estiver OK, o player abrirá com um alerta sobre não existirem devices configurados. (Station ID not found. Please check your URL parameters.)
  • Por se tratar de uma versão Alpha, a interface do sistema de gerenciamento ainda não existe, será necessário configurar os parâmetros dentro do banco de dados diretamente.

Step 2: Configurando O LEMP Em Sua Dragonboard.

Como mencionado antes, é obrigatório que exista ao menos uma instância do OxusR Server ou Server-Client na sua rede local para que o conteúdo seja baixado e consumido pelos outros Clients.

Para isso, precisamos primeiramente configurar a Dragonboard com um ambiente LEMP, ou seja, Linux, Nginx, MySQL e PHP.


Para rodar essa aplicação, é necessário que a Dragonboard esteja rodando Linux, no caso da distribuição oficial, é o Linaro, distribuição baseada em Debian. Siga as orientações oficiais da Qualcomm / 96boards para configurar este ambiente.

Nesta url você encontra o passo a passo de como baixar e instalar o Linaro
https://github.com/96boards/documentation/wiki/Dra...

Finalizada a instalação do Linaro, precisaremos agora instalar o Nginx, MySQL e PHP.
Por questões de performance, o servidor http utilizado é o Nginx e não o Apache. Embora possivelmente também funcione com Apache, recomendamos o NginX por ser mais performático.

A Instalação não é demorada e muito menos complicada, existem vários tutoriais espalhados pela web e no nosso caso vamos usar o tutorial disponibilizado pela Digital Ocean.

https://www.digitalocean.com/community/tutorials/how-to-install-linux-nginx-mysql-php-lemp-stack-on-debian-7

Step 3: Instalando O OxusR Na Sua Dragonboard

Com o LEMP instalado e configurado, só precisamos agora colocar o projeto OxusR na pasta root do seu webserver assim como fizemos na nuvem.


  • Usando o shell, basta entrar no diretório root de seu web server e executar o comando:

wget http://oxusr.bananagroove.com/releases/latest.zip

unzip latest.zip

  • Execute o comando ip a para verificar o IP da sua Dragonboard.
  • Em um browser com suporte a HTML5 acesse o IP da sua Dragonboard. A mesma mensagem pedindo para que um dispositivo seja configurado aparecerá, isso indica que sua instalação está rodando normalmente.
<p>Good documentation. Great</p>

About This Instructable

122views

3favorites

License:

Bio: We are a technology and creative production studio, focused in create amazing interactive experiences throughout platform as possible. We are constantly excited about creating new ... More »
More by bananagroove:OxusR – Your Video Content Flowing 
Add instructable to: