loading

Esta é uma receita clássica daquelas que a vovó preparava. Mas agora com um toque de novo milênio!

O pão Maravilha assado no Forno Solar da Pleno Sol fica sem igual! Preparado dentro da panela ao próprio vapor ele fica macio, saboroso e com direito a casquinha crocante!

Veja esta receita também em nosso site: http://plenosol.com/2014/02/28/receita-pao-de-panela-no-forno-solar/

#solaroven

Step 1: O Forno Solar CATASSOL COMPACTO

O CATASSOL COMPACTO é um Forno Solar Portátil de Alta Performance que proporciona o preparo de alimentos saborosos e nutritivos utilizando a energia solar!

Feito com materiais leves e duráveis, ele é muito fácil de ser utilizado e transportado. Corpo do forno solar feito em alumínio e refletores em inox. Pode passar dos 200°C! Sua alta performance permite preparos rápidos e com ótimos resultados.

Saiba Mais em nosso site http://plenosol.com

Step 2: Receita, Pondo a Mão Na Massa!

Ingredientes:

2 e ½ xícaras de farinha branca (pode trocar uma das xícaras de farinha branca por farinha integral);

1 xícara de água;

1 colher de sopa de açúcar, melado ou mel;

1 colher de sopa de óleo, manteiga ou margarina;

1 colher de chá de sal;

1 colher de leite de soja em pó;

1 colher de sopa de fermento biológico.

Modo de preparo:

Comece pela manhã aquecendo o forno solar, a panela e a tampa (deve ser pequena, escura e fina como as antiaderentes e esmaltadas). Siga o procedimento padrão para pães: junte todos os ingredientes, menos as farinhas e o fermento, em uma panela e aqueça a 45°C (quente ao toque sem arder). Vire a mistura em uma bacia, coloque o fermento e vá acrescentando a farinha aos poucos e mexendo. Sove um pouco e deixe crescer até dobrar. Pegue a panela do Forno Solar e unte, pode deixar a tampa esquentando. Sove a massa por alguns minutos acrescentando um pouco de farinha, se necessário, deixando a massa leve e elástica. Forme uma bola e coloque na panela, faça um corte em x, e deixe crescer alguns minutos, até dobrar de tamanho.

Pincele com água e leve ao Forno Solar na panela tampada. O período ideal para que o pão entre no forno é entre ás 10:30 e o 12:30. Você pode usar formas abertas, mas na panela vai mais rápido!

Mire bem o Forno Solar e deixe por aproximadamente: 1h e 15min Ou até que soe oco ao bater no fundo. (um reajuste, aos 35min, vai bem nos meses ou horários de sol mais baixo)

Estou a disposição nicolau@plenosol.com !

English please
Sorry, but you have to translate online ... maybe later on I post also in English, follow to stay updated! Thanks Nicolau (write me and i answer in English: nicolau@plenosol.com)
Desse forno de alumino, como se faz? Muito interessante.
Ol&aacute;, fabrico destes para vender! visite nossa loja virtual: http://plenosol.mercadoshops.com.br<br>Tamb&eacute;m posso ajudar na constru&ccedil;&atilde;o do seu!<br>Estou a disposi&ccedil;&atilde;o, nicolau@plenosol.com <br>Abra&ccedil;o
<p>Good solar design</p>
Thanks! See more: http://plenosol.com

About This Instructable

1,690views

23favorites

License:

Bio: Artesão fundador da http://plenosol.com desenvolvimento e fabricação de fornos solares.
More by pcozimento solar:Pão de panela Maravilha solar no CATASSOL (solar Wonder Bread in the pan), como utilizar forno solar Carregador solar com saída USB (USB solar charger) 
Add instructable to: