loading

Conseguir acessórios para o beisebol em países onde esse esporte não é popular pode ser difícil e às vezes muito caro, mas com criatividade e materiais baratos é possível reproduzir alguns com qualidade aceitável.

Este tutorial mostra como fazer um protetor de cotovelo (elbow guard) para rebatedores, muito utilizado por jogadores profissionais. O resultado foi bastante satisfatório e a economia é enorme tendo em conta que um protetor "de marca" custa entre $30 e $60 dólares. O meu saiu por menos de R$50 :)

Step 1: Materiais E Ferramentas

Materiais

- 15cm de cano de PVC 100mm (o diâmetro do cano depende da largura do seu braço)

- 1m² de espuma vinílica acetinada (E.V.A.)

- 100g de cola de contato (conhecida também como cola de sapateiro)

- 50cm de velcro costurável, largura 50mm

- 50cm de velcro adesivo, largura 50mm

- 50cm de elástico de largura 50mm

- 1m² de tecido resistente (livre escolha)

Ferramentas:

- Serra de arco

- Lixa fina (eu usei 180)

- Aplicador para cola de contato

- Tesoura artesanal

- Paciência, muita paciência!!

Step 2: Cortando O Cano De PVC

Não tive custos com o cano, pois achei um pedaço em casa e o diâmetro ficou bom para o meu braço. Usei esse branco porque era o que tinha, mas recomendo usar aquele de cor marrom, que é mais resistente.

Fiz um corte longitudinal com a serra de arco, que ficou um centímetro à direita do centro da circunferência. O intuito foi abranger um pouco mais do braço, mas a realidade é que o corte pode ser feito conforme a comodidade desejada. Para selecionar o comprimento ideal basta medir a distância certa no seu braço que seja suficiente para passar o elástico que prenderá o protetor. No meu caso, 15cm foram suficientes para proteger o cotovelo e ainda deixar espaço para o elástico.

Depois, fiz dois cortes transversais tirando 5cm de cada extremo inferior e a partir de uma distância suficiente para movimentar o braço sem interferência do acessório.

Step 3: Lixando O Cano Cortado

Um bom lixado é fundamental para evitar ferimentos e deixar um melhor acabamento.

Apenas tirei todas as bordas cortantes e deixei tudo arredondado conforme mostra a foto.

Step 4: Colando a E.V.A. No Cano Cortado

Cortei dois pedaços de espuma de tamanho suficiente para cobrir completamente o cano cortado e apliquei cola em TODOS los lados que ficariam em contato (por dentro e por fora). Depois fiz pressão em forma de rolo sobre uma mesa para eliminar qualquer bolha de ar.

OBS: a cola de contato possui um tempo de secagem para que surta efeito. Deve ser aplicada em ambas superfícies que serão coladas e após um pequeno tempo, pressionar os dois lados e deixar que a reação química faça a sua parte.

É importante aplicar cola em toda a área da espuma pois depois no corte as bordas ficam coladas dando um melhor acabamento e deixa mais seguro o acessório.

Como a cola de contato precisa de pressão entre as superfícies para melhor efeito, coloquei prendedores de roupa nas bordas e deixei curar por 5 horas (É aqui que começa o uso da paciência).

IMPORTANTE: o tempo de cura da cola é fundamental para atingir uma boa adesão.

Step 5: Acabamento

Após 5 largas horas de espera, cortei as bordas sobrantes de espuma e marquei um pedaço de tecido suficiente para cobrir o espaço externo e parte do interior do protetor.

Depois apliquei uma camada fina de cola de contato no protetor e coloquei com muito cuidado o tecido para evitar que a cola filtrasse e deixasse manchas externas.

OBS: Sugiro fazer um teste antes com um pedaço pequeno de tecido e de espuma, para ver se a cola não irá filtrar deixando aspecto indesejado.

Usei um pedaço de espuma com acabamento criativo (rsrs) para esconder as dobras do tecido no lado interno, e ao mesmo tempo dar mais segurança para possíveis impactos. Prendedores de roupa para pressão, e mais uma espera de cura.

Como o tecido absorveu rápido a cola, não foi necessário esperar tanto para a cura, me permitindo então colar o velcro adesivo na parte superior externa.

Enquanto tudo secava fui fazendo a tira elástica que prende o protetor ao braço. Medi um pedaço de elástico suficiente para apertar mas sem estrangular. Costurei dois quadrados iguais de velcro costurável em cada ponta da tira (minha avó estaria muito orgulhosa de mim) e abri uma cerveja para comemorar :p

Step 6: Resultado

Habemus protetor de cotovelo!

O processo foi demorado mas divertido. Fiquei muito satisfeito com o visual e a sensação é bem confortável ao usar. Não sei quanto tempo o elástico demorará em ceder mas, para refazer uma tira não será problema.

Em termos de acabamento muito pode ser melhorado:

- As costuras da tira de elástico podem ser feitas em máquina profissional.

- Qualquer logo de time ou número de jogador pode ser costurado no tecido. Pequenos negócios locais fazem isso por um preço razoável e o acessório fica com aspecto customizado.

- Mais camadas de espuma podem ser adicionadas para maior segurança.

- Qualquer elemento criativo será lucro!

É isso aí galera. Espero ter contribuído e qualquer crítica ou sugestão, deixem nos comentários.

Abraço!

About This Instructable

366views

0favorites

License:

More by JoVargas:Protetor de cotovelo para beisebol (DIY Elbow Guard for baseball) 
Add instructable to: