loading

Olá. Este é o meu primeiro Instructables, então escolhi algo que considero legal para este primeiro post: O sabre de luz verde do Luke Skywalker (Episódio VI). A primeira foto acima é o modelo que queremos construir. Na foto mais abaixo, nossa réplica depois de terminada.

Materiais:

  • 1 tubo de PVC transparente 27mm X 1m
  • 1 tubo de PVC de 32 mm com 20 cm de comprimento.
  • 1 tubo de PVC de 20 mm com 5 cm de comprimento.
  • 1 cap para cano de PVC 32mm
  • 1 cap para cano de PVC 20mm
  • 1 redução soldavel 25 X 20mm
  • 1 ralo de pia de PVC de 25mm
  • 1 sifão de pia sanfonado
  • 1 redução de 25 X 20mm com rosqueada
  • 1 chapa de plástico Poliestireno de 0.5 mm
  • 1 botão liga/desliga tipo N.A. (Normalmente Aberto) com trava.
  • 2m de fita de LED's verde1 chapa de PVC de 2mm ou um pedaço de MDF de 2mm com 80cm X 1.5cm
  • 20cm de fios de cobre vermelho e preto
  • 1 tampinha de plástico branco translúcido. Pode ser o tubinho que vem dentro do Kinder Ovo ou uma tampinha de desodorante Dove.
  • Tinta spray preto brilhante, prata ou cromado, e cobre ou dourada
  • Um pedacinho de EVA com 2mm de espessura.
  • Cola de contato
  • Cola Superbonder ou similar
  • Fita crepe
  • Duas folhas de papel vegetal A3
  • 1 folha de papel celofane 80cm X 80cm
  • lixas 100, 200 e 400
  • 1 pedaço de protoboard de 4cm X 1cm

Step 1: Empunhadura

  1. Após cortar o tubo de PVC de 20 cm, lixe as bordas com a lixa 100 para tirar as rebarbas, depois com a lixa 200, e finalize com a lixa 400 faça o mesmo com o tubo de 5 cm. (Dica: se for serrar os tubos de PVC, para que eles não fiquem tortos, meça o tamanho desejado, e então passe fita crepe na posição, cuidando para que a mesma fique bem reta. Depois serre o cano acompanhando a fita, serrando um pouco e girando o cano, até corta-lo por completo).
  2. Usando uma serra de arco, serre a parte superior do ralo de pia. Serre também um anel de encaixe do sifão que se encaixe por fora do lado maior da redução 25 X 20. Lixe como indicado para os canos de PVC. Passe cola de contato na parte de baixo do ralo e numa das bordas do anel. Espere 20 min e depois junte as partes para colar.

Step 2: Empunhadura: Emissor

  1. Para fazer o emissor, primeiro precisamos fazer um pequeno disco para servir de parte mais larga do pescoço do emissor. Eu fiz este disco colando quatro discos de plástico com 4 cm de diâmetro, com um furo redondo de 2 cm no centro: dois discos de plástico polionda colados entre dois discos cortados da chapa de Poliestireno (disco branco nas fotos). Para colar os discos eu usei a cola de contato. Depois de colados, para tapar os furos eu preenchi com massa plástica e depois lixei até obter um aspecto bem liso.
  2. Com o disco central pronto, encaixe no tubinho de 20 mm, conforme mostra a figura: numa ponta o cap, depois a redução com rosca (peça verde), depois o disco central (branco) e na outra ponta a redução 25 X 20. Para encaixar bem a redução com rosca, você deve lixar a mesma por dentro, usando uma micro retífica. Lixe também do lado de fora, com a micro retífica, para remover a rosca. Depois lixe com uma lixa 200 e uma lixa 400 para deixar liso.
  3. Usando uma furadeira, faça um furo no fundo do cap do emissor para passar a fiação do cabo.

Step 3: Empunhadura: Juntando O Emissor Ao Cabo

  1. Encaixe o emissor no cabo, inserindo o cap com o furo dentro do tubo de 32mm, conforme mostra a figura. Para ajustar melhor, enrole um pouco de fita na parte mais fina, que fica para dentro do cabo, abaixo da borda do cap, de modo que fique bem justo, mas de modo que você ainda possa empurrar o emissor para dentro do cabo. Se a borda do cap não entrar no cap, lixe a borda até que a mesma entre no cabo.
  2. Cole a ponta do emissor (o ralo de pia já colado no anel que você cortou do sifão), com a cola de contato.
  3. Serre a borda do cap de 32mm, com cuidado para que o corte seja reto.
  4. Corte pedacinhos de 1 X 1 cm de EVA e cole no cap sem a borda (ver figura). Este será o pomo do sabre.

Step 4: Empunhadura: Detalhes

  1. Corte um pedaço da chapa de poliestireno com 8,5 cm de altura e largura de 10,5 cm.
  2. Faça um furo a 2cm da borda superior e a 2 cm da borda esquerda do poliestireno. O buraco deve ter largura suficiente para encaixar o botão.
  3. Marque no cabo, a partir do emissor, 9cm de altura e enrole uma fita para marcar a distância. Marque com outra fita o final da região onde esta chapa será enrolada no cabo com outra fita na parte de baixo (ver figura).
  4. marque o local do furo da chapa no cabo e fure.
    • Obs: alguns botões possuem uma porca interna, e esta deve ser encaixada por baixo da chapa de poliestireno. Por causa disso, o furo no cabo deve ser um pouco mais largo para encaixar a porca. Você também pode não usar a porca e apenas fazer um buraco bem justo e colar o botão com uma gota de superbonder direto no poliestireno.
  5. Corte 8 tiras de poliestireno de 10,5 cm X 5 mm. Estas tiras darão o acabamento final do cabo.

Step 5: Pintura

Com as partes prontas, vamos a pintura:

  1. Desmonte o cabo, e pinte em partes.
  2. A ponta do emissor deve ser pintada de duas cores: prata (ou cromado) e cobre (ou dourado). Primeiro pinte toda a ponta de prata, deixe secar e depois de seco, enrole fita crepe na parte que deve permanecer prata (ponta do emissor). Pinte o resto de cobre.
  3. Pinte o disco central de cobre (depois de aplicar a massa corrida e lixar). Pinte a redução rosqueada e o cap de preto.
  4. Pinte a parte superior do cabo (9cm) de preto deixe os 8,5 cm onde a chapa de poliestireno será encaixada sem pintar e, na parte inferior, marque com um lápis onde a tampa encaixa, tire a tampa e pinte de prata também. Pinte a tampa de prata por fora. Quando for pintar por dentro, preencha o interior com fita para impedir que a tinta passe para dentro da borda externa da tampa.
  5. Pinte a chapa de poliestireno e as tiras de prata
  6. O pedacinho de protoboard deve ser pintado de prata, e depois de seco, passe fita ao redor, deixando apenas a parte superior exposta e pinte de cobre, para fazer e caixa de controle do sabre.
  7. Deixe secar bem.

Step 6: A Lâmina

  1. Comece com o tubo transparente, cortando-o do tamanho que achar mais adequado. No meu caso, usei 80cm. Depois de cortar, lixe a ponta do cano para que fique reta e lisa, como no cabo.
  2. Depois da lâmina cortada, vamos fazer a ponta da lâmina. Pegue a tampinha plástica e coloque sobre a ponta do cano transparente, e com um marcador desenhe o contorno da ponta do cano. Usando uma lâmina afiada, ou uma micro retífica, recorte a tampinha neste contorno. Você deve obter uma tampinha arredondada conforme mostra a figura. Lixe as bordas da tampinha até que fiquem lisas. Use a lixa ou a micro retífica para ajustar também o tamanho, caso o recorte tenha ficado um pouco maior.
  3. Depois de ajustada a tampinha, cole-a em uma das pontas do cano transparente.
  4. Pegue as folhas de papel vegetal e junte-as com fita adesiva transparente, de modo que elas alcancem todo o comprimento da lâmina. Depois, enrole-as para formar um canudo e coloque-as dentro do cano transparente. O objetivo destas folhas é difundir a luz.

Step 7: As Fitas De LEDs

  1. Quando você for comprar as fitas de LEDs, você pode pedir ao vendedor para cortar no comprimento da sua lâmina e já soldar os dois fios nos terminais. Se você comprar com tamanho maior, você mesmo pode cortar, nos pontos indicados na fita por uma tesourinha. Corte apenas nestes pontos. Na fita também vem indicada a polaridade dos leds, com um sinal de + para positivo e - para negativo. Se você não comprar com os fios já soldados, solde um fio vermelho no terminal positivo e um fio preto no terminal negativo. Mesmo depois dos fios soldados numa extremidade da fita, você ainda pode cortar na outra extremidade pra ajustar o comprimento. Teste as fitas de LEDs apenas encostando os terminais da bateria 12 V aos fios terminais da fita, respeitando a polaridade: fio vermelho no terminal vermelho da bateria e fio preto no terminal preto da bateria. Se acender, tudo Ok.
  2. Cole as fitas de LEDs na régua de MDF (ou PVC), uma de cada lado da régua. Isto serve para deixar as fitas retas dentro da lâmina, e impedir que elas se movimentem. Depois de coladas as fitas, enrole a régua com as fitas no papel celofane, deixando bem justo e prendendo com fita transparente. três fitas são suficientes: Uma em cada extremidade e uma no centro.
  3. Coloque a régua dentro do tubo transparente já com o papel vegetal inserido. O celofane serve para distribuir melhor o brilho dos LEDs. O resultado pode ser visto na última figura.

Step 8: Emissor E Lâmina

  1. Passe cola de contato, na superfície do tubo de 20mm que fica no centro do emissor, e nas partes internas de todos os componentes. Passe bem pouca cola nas partes internas, com cuidado para não borrar cola nas partes externas e estragar a pintura. Espere uns 10 minutos e monte o emissor conforme a figura.
  2. Pegue a lâmina, e passe os fios pelo emissor e encaixe a lâmina na boca do emissor. Pode ser preciso lixar a boca do emissor por dentro e a ponta da lâmina por fora, para encaixar. Tenha cuidado pra não lixar demais e deixar a lâmina muito frouxa dentro do boca do emissor.
  3. Verifique se a régua está bem presa e não se movimenta dentro da lâmina. Se houver movimentação, enrole outra folha de celofane ao redor da régua. Para impedir o movimento na vertical, a régua deve ser do tamanho exato da lâmina. Se a régua for menor, enrole um pouco de fita no final da régua, para ajusta-la na lâmina e impedir que se movimente quando for manipulada.
  4. Quando estiver satisfeito com o encaixe, retire a lâmina, e passe um pouco de cola de contato na parte externa da lâmina e por dentro da boca do emissor, espere 10 min e cole, empurrando com força e encaixando bem. Depois de colada a lâmina não soltará mais. Certifique-se que tudo funciona, testando se a lâmina coma a pilha 12 V.
  5. Solde ambos os fios vermelhos das fitas em um único fio vermelho mais longo, com tamanho suficiente para atravessar todo o cabo e sobrar um pouco. Faça o mesmo com os fios pretos, soldando-os juntos em um outro fio preto. Isole as soldas com fita isolante.
  6. Teste suas soldas, ligando a lâmina na bateria (cuidado sempre com a polaridade).

Step 9: Montando O Cabo

  1. Pegue o cabo e as tiras de poliestireno, e cole-as na parte preta do cabo, começando pela extremidade preta e indo em direção ao centro do cabo. Deixe um espaçamento de 0,5 cm entre cada tira. Eu usei cola super bonder gel para colar estas partes, para evitar escorrimento.
  2. Passe os fios que saem do emissor por dentro do cabo, enfiando na parte preta com detalhes prata, e puxando-os até que saiam do outro lado do cabo. Passe um pouco de cola de contato por dentrodo tubo e no cap do final do emissor, espere 10min e cole, encaixando bem.
  3. Encaixe o botão na chapa de Poliestireno, no furo, enroscando a porca por baixo. Usando uma pinça ou um alicate pequeno, puxe um dos fios soldados nas fitas de LEDs, pelo furo do cabo onde o botão irá se encaixar, corte este fio em duas partes e solde-o no botão, um pedaço de cada lado dos terminais. Não importa qual fio você usará, porque o botão não tem polaridade. Não fiz uma foto deste passo, mas a ultima foto deste passo mostra como foi feita a ligação em outro sabre que eu fiz.
  4. Teste o botão pra ver se ele acende o sabre.
  5. Passe novamente o fio pelo cabo e cole a chapa de poliestireno ao redor do cabo, usando cola de contato, encaixando a parte interna do botão no furo do cabo.
  6. Cole o pedaço de protoboard na junção da chapa de poliestireno, também com cola de contato. Prenda bem a chapa de poliestireno com fita crepe, apertando bem para que tanto a chapa quanto o pedaço de protoboard fiquem bem fixos até que a cola seque.
  7. Na parte de baixo do cabo, onde vai a tampa, puxe os fios para fora e solde um suporte para pilhas de 12v, o fio vermelho no polo positivo e o fio preto no suporte negativo. Isole os contatos com fita isolante.
  8. Teste se o sabre acende após a soldagem do suporte. Coloque com cuidado os fios e o suporte para dentro do cabo novamente e feche a tampa.
  9. Espere secar a cola por cerca de 12h e pode retirar as fitas.

Step 10: Divirta-se!!!

Meu filho como Cavaleiro Jedi. :-D

<p>Te acompanho desde o seu come&ccedil;o no youtube, e sempre tive a duvida de voce &eacute; brasileiro oun</p>
<p>Ol&aacute;. Seu coment&aacute;rio ficou truncado, n&atilde;o entendi direito o que voc&ecirc; quis dizer.</p>
<p>Parab&eacute;ns CpjC!! &Oacute;timo instructable!! Fico feliz ao ver tutoriais feitos por brasileiros. N&oacute;s temos uma imagina&ccedil;&atilde;o sem igual e pouco explorada. Alguns at&eacute; falam que os brasileiros precisavam ser analisados pela Naza rsrsrs. Parab&eacute;ns por ter feito inclusive o post em portugu&ecirc;s, pois assim valorizamos nossa identidade. Quem quiser que traduza com o Google Translator. A poucos dias eu vi um post em alem&atilde;o e n&atilde;o me incomodei, fiz a tradu&ccedil;&atilde;o e entendi, n&atilde;o vejo trabalho nisso.</p><p>Espero ver outros tutoriais seus, grande abra&ccedil;o.</p>
Obrigado! A minha inten&ccedil;&atilde;o era mesmo fazer em portugu&ecirc;s, pois acho que temos pouca coisa em nossa pr&oacute;pria l&iacute;ngua. Abra&ccedil;o e obrigado novamente!
Instuctables in English pleze.
<p>google translator you can use!!!</p>
<p>Looks awesome! I bet your son loves it!</p>
Thanks!

About This Instructable

3,865views

47favorites

More by CpjC:Sabre de Luz verde do Luke Skywalker 
Add instructable to: