Introduction: Sensor De Estacionamento_ADS2_FTT_2015

Picture of Sensor De Estacionamento_ADS2_FTT_2015

Apresentamos o sensor de estacionamento feito por nós alunos da Faculdade de Tecnologia Termomecanica, utilizando o componente Arduíno UNO, esse projeto visa atender as necessidades de um usuário que necessita de um sensor de estacionamento em partes que não estão em seu campo de visão ou de difícil acesso para isso. O programa facilita essa complicação emitindo, nesse caso, sinais sonoros que avisam ao usuário através de uma plataforma android a proximidade do corpo onde está instalado o sensor com o outro, assim alertando a pessoa da proximidade que o veículo em que está instalado o sistema, pode estar do outro objeto. Esse sistema está funcionando com 3 variáveis de proximidade, os sinais passam a ser mais constantes e frequentes na medida em que os corpos ficam mais próximos. Além disso, através de uma conexão Bluetooth entre o aparelho Android e o próprio Arduino, são enviadas informações dos sensores, como a distância, para o visor do aparelho, e o usuário poderá verificar em tempo real a distância em centímetros em que o corpo está do outro.

Step 1: Primeiros Passos: Pareando Seu Aparelho Com O Sistema!

Picture of Primeiros Passos: Pareando Seu Aparelho Com O Sistema!

Para utilizar desse sistema é necessário que haja uma ponte de ligação entre os sensores e o usuário, essa ponte será o seu aparelho Android. Primeiramente é necessário instalar o aplicativo do programa em seu aparelho, logo após é necessário fazer a ligação do Arduino com esse, que será feita através do pareamento via bluetooth. Primeiramente, ligue o bluetooth do seu smartphone, e procure pelo dispositivo FTT-GRUPO 2, logo após isso, o pareie. A senha de acesso será padrão: 1234.

Step 2: Preparando Seu Smartphone Para Receber Os Dados!

Picture of Preparando Seu Smartphone Para Receber Os Dados!

Para que haja a interação entre o usuário e os sensores da forma mais agradável possível, é necessário que se tenha um ambiente que já estamos familiarizados, por isso utlizamos do sistema Android de Smarphones e tablets. Sendo assim, para utilizar do programa Sensor de Estacionamento, basta baixar o aplicativo que logo mais será disponibilizado, e ele tratará de fazer o resto!

Step 3: Conhecendo O Aplicativo...

Picture of Conhecendo O Aplicativo...

Bom, o aplicativo tem uma interface muito simples, justamente para poder dar acesso a pessoas de todas as idades e atender as mais diversas demandas. Ao baixar o app ele já será adicionado na tela principal de seu aparelho, basta abrir! Logo após isso já aparecerá a tela inicial do aplicativo. Essa é composta por botões de ligar/desligar o Bluetooth, além de botões para ligar/desligar o próprio aplicativo. Além disso, haverá uma tela de entrada de texto, onde será exibido a distância dos sensores do corpo aproximado, e uma se status para verificar se foi feita a conexão bluetooth entre o aparelho e o sistema Arduino.

Link para download do Aplicativo:

Step 4: Na Prática!

Ao parear o dispositivo, e fazer as devidas ligações, o aplicativo já estará pronto para o uso! Esse projeto, foi testado com um veículo de locomoção para deficientes físicos motorizado, mas nada o impede de ser usado, claro, em maior escala , para veículos de locomoção reais ou robôs, utilizando do mesmo conceito de sensores e divisões de trabalho. Assim, logo teremos um aplicativo funcionando da maneira mais simples possível, mas com uma grande utilidade, não só dentro de modelos fixos, mas sim em uma grande escala. Logo após isso, é possível ainda sim, melhorar o próprio, com adicionais extras ou ideias de outras pessoas que melhor atendam as necessidades necessárias para cada um, sendo assim, disponibilizaremos o código para que todos possam acessar e fazer as devidas modificações, para serem atendidos na melhor forma possível. Façam bom proveito!

Segue em anexo, o código via Arduino para download:

Comments

DIY Hacks and How Tos (author)2015-11-26

Cool sensor project.

About This Instructable

109views

0favorites

License:

More by Grupo2ADS2:Sensor de estacionamento_ADS2_FTT_2015
Add instructable to: