Introduction: Smart Beer

Picture of Smart Beer

Baseado nos conceitos da Indústria 4.0, a Smart Beer é uma fábrica de cervejas inteligente que utiliza o sensoriamento para extrair informações sobre temperatura, armazená-las, classificá-las e a partir disso determinar a qualidade das bebidas produzidas. Assim é possível ter um alto controle de qualidade, gerando um grande retorno à médio prazo.

Step 1: Materiais

1 - Dragonboard 410c;

1 - Grove Seeed Sensor Mezzanine (96boards);

1 - Sensor de temperatura automotivo;

1 - Resistor 2k2 ohms;

1 - Protoboard;

1 - Óculos VR (Cardboard).

Step 2: Dragonboard 410c Com Mezzanine 96Boards

Picture of Dragonboard 410c Com Mezzanine 96Boards

O Shield Mezzanine deve ser acoplado à placa Dragonboard 410c, para que haja fornecimento de saída 3.3V / 5V (level shifter), pois a placa só fornece 1.8V de saída. Foi utilizado o sensor de temperatura e umidade Grove - Temperature and Humidity Sensor, especificações:

Tensão de Entrada: 5V / 3.3V;
Corrente de funcionamento: 1 ~ 1.5 mA;

Step 3: Utilização Do Sensor Temperatura Automotivo

Picture of Utilização Do Sensor Temperatura Automotivo

Um sensor de temperatura automotivo é utilizado para extrair a temperatura da cerveja durante o processo de fermentação, afim de monitorá-la e realizar classificações.

Materiais:

1 Dragonboard;

1 Grove Seeed Sensor Mezzanine (96boards);

1 Sensor de temperatura automotivo;

1 resistor 2k2 ohms

1 protoboard

Como montar:

Acople o 96boards na dragonboard e usando a entrada A1, monte o seguinte circuito da segunda imagem. O circuito é um divisor de tensão.

Funcionamento:

Utilizamos o script do sliding potenciomenter, o sensor groove, no arduino. Conectamos o sensor automotivo analogicamente, conforme a quarta imagem deste step.

Step 4: Controle De Temperatura

A resistência que aquece a cerveja é controlada por um relé conectado na entrada G2. O mesmo é controlado via software. Quando a temperatura está 2,5 °C abaixo da desejada no LCD (que está conectado na entrada P8 do 96boards) o relé é ativado, e um led acende, avisando que o rele está ligado, outro led avisa que a temperatura está abaixo da desejada. Quando a temperatura chega na desejada, um led acende avisando que está na temperatura ideal, caso passe 2,5°C da temperatura desejada o relé desliga, um led acende e o buzzer aciona, avisando a alta temperatura. Os leds foram ligados nas GPIO's 34, 32 e 30 respectivamente, enquanto ao buzzer na entrada AB.

Step 5: Networking E Coleta De Dados

Picture of Networking E Coleta De Dados

Criando um servidor local e utilizando o protocolo HTTP, dados são enviados para a rede via string, e estes são coletados através do acesso ao servidor para serem analisados para a Dragonboard. Esta realiza cálculos com os dados enviados pelo sensor e retornam os valores processados para a rede.O aplicativo destinado à empresa lê esses dados e os exibe na tela

Step 6: Realidade Virtual E Óculos VR

Picture of Realidade Virtual E Óculos VR

Afim de proporcionar maior visibilidade e visualização à ideia, foi criado uma cena na engine Unity, em que é possível ver a Smart Beer e como seria seu interior.

-primeiramente para criação do VR é nescessário que

Step 7: Finalizando

Picture of Finalizando

Com a ligação hardware-software a Smart Beer proporciona um eficiente método de verificação da qualidade dos produtos, possuindo alta capacidade de retorno.

Comments

Swansong (author)2017-10-11

That's a neat idea :)