Torno Para Madeira Caseiro - Wood Lathe Homemade

303

1

Posted in WorkshopTools

Introduction: Torno Para Madeira Caseiro - Wood Lathe Homemade

Saudações Leitor/Leitora

Este Instructables apresenta o desenvolvimento, construção e emprego de um torno mecânico para madeira em que foi empregada uma furadeira como elemento motriz. Todos os demais componentes metálicos foram aproveitados de materiais sucateados, como pedaços de barra de ferro, perfil em "U", pedaço de metalon, parafusos, porcas, arruelas, esferas de aço e pedaços de vergalhão de construção.

Um torno é uma máquina-ferramenta que permite dar forma a um determinado material (metal, madeira, plástico, entre outros) por meio de ferramenta(s) de desbaste. Em geral, um torno mecânico para madeira é constituído por quatro componentes: (1) o barramento que é a estrutura que suporta os demais componentes fixos e móveis; (2) o motor e um dispositivo a ele acoplado (ponto móvel) capaz de produzir um movimento rotacional na madeira que será desbastada; (3) o cabeçote móvel com contraponto; e (4) carro transversal que serve de apoio à ferramenta de desbaste (formão, goiva, etc).

Neste projeto foram utilizadas as seguintes ferramentas:

  • esmerilhadeira com disco de corte e de desbaste;
  • furadeira com brocas para metal;
  • máquina de solda para eletrodo revestido; e
  • ferramentas manuais (morsa, chave de fenda, alicate, martelo, lima, machos e cossinetes para fazer roscas, etc).

Para qualquer dúvida, crítica, sugestão ou mesmo um elogio, não hesite em postar seu comentário.

Boa leitura.

Step 1: Confecção Do Barramento

Para a montagem do barramento foram empregadas duas barras sólidas de ferro (aproveitadas de um portão sucateado) e dois pedaços de um perfil em "U" para servirem como pés de apoio. Os perfis em "U" foram soldados nas duas extremidades das barras sólidas. A área útil do barramento é de 460 mm.

Em uma das extremidades do barramento foi soldado um pedaço uma barra inclinada na vertical para atuar como suporte da furadeira. Na ponta desta barra vertical foi moldada e soldada uma braçadeira para prender o pescoço da furadeira.

Uma caixa metálica foi feita a partir de um pedaço de perfil metálico para acomodar um interruptor e uma tomada para o acionamento elétrico da furadeira.

Step 2: Confecção E Montagem Do Cabeçote Móvel

O cabeçote móvel deve se deslocar ao longo do barramento e é utilizado para acomodar o contraponto ou ponto fixo (mecanismo cônico que gira, em rolamentos, na mesma velocidade da madeira que está sendo torneada). É importante o alinhamento preciso entre o centro do mandril da furadeira e o contraponto.

Este componente do torno foi construído a partir de um pedaço de tubo quadrado vazado de metalon, sendo introduzido no seu interior o mecanismo de travamento no barramento. Este mecanismo utiliza um eixo excêntrico e é montado a partir de um tubo e um pedaço de vergalhão soldado no interior do tubo, deslocado do centro. Em uma das extremidades do vergalhão foi soldada uma manivela que tem uma esfera de aço na sua ponta. No tubo excêntrico é soldado um parafuso que, sob o movimento da manivela, trava ou libera o cabeçote móvel no barramento.

Na parte superior do cabeçote móvel foi confeccionado um mecanismo para avanço/retração do contraponto, sob a ação de um volante. Também foi incluído um segundo volante menor, destinado a travar o contraponto, uma vez que a madeira esteja pronta para ser torneada.

Complementarmente ao contraponto foi confeccionado um mecanismo que permite acoplar um mandril ao cabeçote móvel para ser utilizado, por exemplo, nafuração horizontal da peça a ser torneada.

Step 3: Confecção E Montagem Do Carro Móvel Para Suporte Da Ferramenta

O carro móvel é empregado para mover o suporte da ferramenta de desbaste ao longo da madeira que será torneada. Este carro também possui um mecanismo de eixo excêntrico para fixar/liberar o carro ao longo do barramento. A peça que o operador utiliza para apoiar a ferramenta de corte, chamada de "rodinho" deve ser inserida em um tubo que permita confiná-lo na altura adequada à operação de torneamento. Uma alavanca com uma esfera de aço e uma contraporca complementam este mecanismo.

Step 4: Confecção Do Ponto Giratório

O ponto giratório, formado por uma espécie de garra, é o mecanismo que vai acoplado no mandril da furadeira e serve para tracionar a madeira a ser torneada. Para sua confecção empregou-se um pedaço de cano que foi esmerilhado de forma a resultar três pontas. Um pedaço de vergalhão foi apontado pela esmerilhadeira e soldado no tubo pontiagudo.

Step 5: Operação E Funcionalidade Do Torno

Para verificar a funcionalidade do torno foram confeccionados três cabos de madeira (para um formão, para uma grossa redonda para metal e para uma grosa chata para madeira). além de 5 pequenos espetos metálicos para espetinhos em que foram empregados os arames inox de uma grelha de churrasqueira elétrica.

É isto. Um projeto que dispendeu algumas horas de aprendizado, dedicação e satisfação pela sua conclusão e resultados obtidos.

Espero que inspire, motive e oriente.

Obrigado pela leitura.

Share

    Recommendations

    • Trash to Treasure

      Trash to Treasure
    • Science of Cooking

      Science of Cooking
    • Pocket-Sized Contest

      Pocket-Sized Contest
    user

    We have a be nice policy.
    Please be positive and constructive.

    Tips

    Questions

    Comments