loading
Olá pessoal,
Se você chegou até aqui é porque você tem um Xbox One ou está interessado em um, mas não gostou do headset original que vem com ele? Por enquanto é a única opção disponível. Que tal conectar seu próprio headset ao controle? Neste passo-a-passo eu vou mostrar como eu resolvi este problema. Mas aviso: você terá que modificar o headset original e com certeza ele não será mais usado. Tenha isto em mente antes de efetuar estas modificações.

Step 1: Ferramentas E Materiais

Você vai precisar de:

- ferro de solda e estanho
- sugador de solda ou malha de retirar estanho
- alicate de corte pequeno
- estilete
- fita isolante adesiva
- placa de som antiga
- chave torx pequena

Embora seja fácil, ter um pouco de conhecimento em eletrônica e soldagem é essêncial para não danificar a peça original do controle.

Step 2: Retirando Os Conectores De Som E Microfone De Uma Placa Antiga

A idéia é aproveitar o controle do headset oroginal do Xbox One e adaptar dois conectores de som a ele, para o headphone e microfone. Para isto, vamos precisar de dois conectores, os menores possíveis de 3.5mm padrão para som. Escolhi aqui retirar de uma velha placa de som USB portátil, onde os conectores já estão na cor certa e são bem pequenos.

Com cuidado, remova os pontos de solda que prendem os conectores a placa com o ferro de solda e o sugador ou a malha de remoção de solda. Tome cuidado para não danificar os conectores ou super-aquecê-los demais durante a remoção.

Step 3: Desmontando O Controle Do Headset Original

Para desmontar o controle original, é preciso remover a capa de acabamento que protege a traseira do controle. Com um bastão ou uma ferramenta de plàstico, empurre pelas bordas até destravar e a capa sairá com facilidade.

Após remover a capa, você verá na traseira 4 parafusos torx pequenos. Remova-os com a chave e cuidado para não perdê-los.

Step 4: Preparando Os Fios De Conexão De Audio E Microfone

Ao abrir o controle, remova com cuidado o passa fios e o fio preto original que liga ao headset.
Tome muito cuidado para não danificar a placa de controle.

Vamos cortar o fio do headset mas deixar um pedaço suficiente para realizar a ligação aos conectores novos que iremos colocar em breve no controle. Após cortar, remova a capa preta e terá 4 fios menores dentro. Estes fios são:

- azul: audio esquerdo
- preto: audio direito
- branco: positivo do microfone
- malha: comum

Step 5: Instalando Os Conectores De Audio E Microfone Na Capa Do Controle

Esta etapa é a mais trabalhosa e importante do processo. É preciso fazer com calma e paciência para não danificar a tampa de plástico do controle e fazer um bom acabamento, que causará um impacto no resultado final.

Pegue a tampa tarseira que você removeu os parafusos, e tente encaixar primeiro o conector de audio nela. Veja que há já um corte por onde saia o cabo do headset original. No meu caso, meu conector encaixou nesta saída, mas para que o controle feche perfeitamente depois, precisei fazer um corte do tamanho do conector na tampa de plástico, para que o conector ficasse rebaixado e não atrapalhasse a placa lógica quando fosse fechar o controle novamente. Se for preciso, faça um corte com o estilete e com cuidaco no plástico, deixando o conector bem justo, para que depois seja colado com uma cola instântanea boa. Depois de cortar o encaixe, faça um teste colocando o conector no local e colocando a placa lógica no lugar para ver se tudo se encaixa perfeitamente. Como o espaço é bem limitado, por isso é importante os menores conectores possíveis. No meu caso, tudo se encaixou perfeitamente.

Após cortar o espaço para o conector de audio, escolha um lugar para o conector do microfone. Repita os mesmos procedimentos acima, verificando o espaço e testando antes de colcar definitivamente o conector com a cola instantânea.

Após testar tudo, vamos colar os conectores. Encaixe-os nos locais e coloque pequenas gotas da cola instantânea nos pontos de contato do plástico do conector com a plástico da tampa. Cuidado para não colocar demais e escorrer para dentro do conector, danificando assim seus contatos internos e impedindo que seja encaixado o plugue do fone posteriormente. Pequenos pingos são suficientes, não é preciso muita cola. Apenas atente-se de que quantos mais pontos de contato, melhor para que o conector fique bem preso e não descole com o uso. Coloque gotas por fora e por dentro da tampa plástica. Deixe secar completamente por alguns minutos antes de prosseguir com a montagem para que os conectores não saiam do lugar.

Step 6: Soldando Os Conectores Aos Fios Da Placa Lógica

Após secar totalmente a cola, vamos soldar os fios aos conectores. Preste atenção para não soldar os fios errados fazendo com que depois não funcione corretamente o audio ou microfone.

Para este passo, você vai precisar identificar no conector os termianis corretos. Como cada conector é de um jeito, é impossível prever qual conector você está usando. No caso do conector de audio, os terminais que você precisa identificar são: comum, audio direito e audio esquerdo. No conector do microfone, os terminais são: comum e positivo do microfone.

No meu caso, foi bem fácil identificar conectando um plug macho no conector e observando quais terminais faziam contato com as partes do plug.

O plug de som estéreo segue um padrão, onde temos geralmente três seções: ponta do pino, um anel menor e uma área grande na base do conector. O pino da ponta, geralmente é o canal de audio do lado esquerdo, o anel logo abaixo menor geralmente é o canal de audio direito e a base maior do conector é o comum.

Identificando os terminais no conector fêmea que você colou na tampa do controle, fica fácil soldar os fios. Solde a malha ao comum (base do pino macho), o fio preto no terminal em contato com o anel menor e o fio azul no terminal que fica em contato com a ponta do plugue. Lembre-se de deixar um pedaço sobrando do fio da malha para que este seja soldado também ao comum do conector do microfone (veja fotos).

O conector do microfone é mais simples, só tem dois terminais de contato. Assim como o plugue de audio, a ponta do pino é o positivo e a base do conector é o comum. Use o mesmo procedimento e identifique no seu conector fêmea quais os terminais corretos que ficam em contato com o plugue do microfone. Vamos soldar o fio branco no terminal que fica em contato com a ponta do plugue e um pedacinho da malha ao terminal que fica em contato com a base do plugue (comum).

Veja mais ou menos o resultado como deve ter ficado nas fotos.

Após soldar tudo, antes de fechar, vamos testar no controle para ver e está tudo certo. Conecte com cuidado a placa em baixo do controle do Xbox, ligue-o e entre em algum jogo que permita escutar as conversas dos jogadores e falar com ele. Se você tiver o Skype instalado, teste fazendo uma ligação com ele e vendo se a pessoa te escuta. Outro teste mais simples é aumentar o volume até o máximo e ver se é emitido o beep nos fones. Tome muito cuidado ao manusear a placa lógica e o controle do Xbox, pois a placa estará exposta e qualquer dano a ela pode ser fatal.

Se estiver tudo OK, pegue um pedaço de fita isolante, recorte do tamanho certo para cobrir os conectores e cole sob eles para que os terminais não entrem em contato com os componentes da placa lógica, causando algum dano inesperado.

Step 7: Montando Tudo De Volta E Finalizando

Monte de volta a placa lógica no controle, tomando cuidado para que os fios não fiquem expremidos ou sejam amassados pelos parafusos ao fechar. Coloque a frente com os botões, encaixe os pinos guias que ficam ao lado do conector que encaixa no controle.

Depois de parafusar os 4 parafusos no lugar, você precisará fazer um corte na capinha externa de proteção do controle para que encaixe corretamente nos conectores de audio e microfone novos. Coloque a capinha por cima, marque a posição correta e com um estilete faça os corte até encostar no fundo do plástico. Cuidado ao manusear o estilete para isto, pois o plástico é um pouco rígido e pode causar um acidente se o estilete for manuseado incorretamente. O correto é usar uma luva de couro e apoiar em um local firme, nunca contra o peito ou outra parte do corpo.

Depois de cortar, veja se encaixa perfeitamente. Se for preciso, ajuste a capinha para fechar perfeitamente no controle de volta. O resultado, deverá ficar parecido com os das fotos, o encaixe perfeito da capinha, não ficando nenhum vão ou espaço aberto.

Encaixe o controle em baixo do controle do Xbox e faça o teste para ver se continua tudo OK.

Curta seu novo adaptador com seu headset preferido!

[]'s
Rodrigo Sclosa.
<p>e um lado que esta o conector verde voc&ecirc; escuta Som </p><p>e do lado rosa o microfone ?? se eu tiver o fone com aquele plug p4 separado audio e microfone consigo ouvir o som eo microfone ???</p>
<p>muito bom</p>
<p>very nice</p>
<p>com isso vou poder ouvir o som do game?</p>
<p>aposto que n&atilde;o, pois o original n&atilde;o tem isso... deve funcionar apenas no chat mesmo</p><p>o adaptador original &eacute; facilmente encontrado por R$ 120,00... &Eacute; s&oacute; economizar no cafezinho que em 15 dias compra um</p>
O audio do jogo saira no headset ou somente o chat ?

About This Instructable

39,600views

11favorites

License:

Bio: Rir frequentemente e muito; obter o respeito das pessoas inteligentes e a afeição das crianças; receber a admiração de críticos sinceros e suportar a traição ... More »
More by Skywan:Xbox One: Como conectar qualquer headset ao adaptador original (mod) 
Add instructable to: