Automatizador De Listas De Presença

Introduction: Automatizador De Listas De Presença

Com o automatizador de listas de presença, o processo de chamada das aulas ficará mais rápido e eficiente.

Utilizando um device conectado a internet que possua Bluetooth, o aplicativo identifica outros devices próximos e envia a um banco de dados na nuvem. Os devices atribuídos a um aluno são identificados e dentro de um intervalo de tempo pré-determinado (inicialmente 50 minutos), uma presença é adicionada ao registro do aluno. Esse intervalo de tempo é arrendondado para baixo se o device sair da zona de alcance da aula. Se o aluno não completar os 50 minutos significa que ele não ficou na classe pelo tempo necessário.

Supplies

Smartphone ou device com acesso a internet e Bluetooth

Computador ou notebook para instalação

Step 1: Instalação

Usando o computador com a SDK do flutter instalado, conecte seu device usando a porta USB.

Faça o download ou um clone do repositório do Github com o código da aplicação: https://github.com/bvaugusto/iot-project

Abra sua IDE e importe o projeto.

Execute a opção de debug da aplicação. Isso fará com que a aplicação seja instalada e executada no device.

Esse passo só precisa ser executada uma vez.

Step 2: Descover Devices

Ative o Bluetooth e comece a descobrir os devices próximos. Os devices devem ser nomeados e atribuídos aos alunos previamente para evitar que não sejam identificadas as presenças de forma incorreta.

Assim que descobertos, os dados dos devices são enviados a nuvem automaticamente.

Step 3: Validar Presenças

No console do Firebase, abra a aba de Database. Você verá uma lista de devices.

Selecione um device. Você verá os dados do device, o Mac Address e o nome desse device (Bruno Augusto na imagem em anexo).

Na collection Presence, haverá uma lista de datas que representam as dias de aula (29 de Março de 2020 na imagem em anexo).

Selecionando uma data, uma tabela com a duração da aula (50 minutos) e quantidade de aulas perdidas (4) e a quantidade de aulas na data (4) aparecerá.

Em um dia normal de aulas na PUC, há 4 aulas de 50 minutos. Com esses dados do device, podemos inferir que o aluno "Bruno Augusto" no dia 29-03-2020 não esteve presente durante as 4 aulas.

Step 4: Trabalhos Futuros

Esse projeto foi uma prova de conceito da ideia. Como melhorias podemos citar a conferencia automática da presença, sem a necessidade de acessar o Firebase, a publicação do App na Playstore e Apple Store e adaptação da interface para o tema das unidades de ensino.

Be the First to Share

    Recommendations

    • Plastic Challenge

      Plastic Challenge
    • Space Contest

      Space Contest
    • Retro Tech Challenge

      Retro Tech Challenge

    Comments