Como Transformar Seu Quarto Em Uma Câmara Escura

Introduction: Como Transformar Seu Quarto Em Uma Câmara Escura

Decidimos montar uma Câmara Escura em casa e, como o projeto deu certo, gostaríamos de compartilhá-lo com quem tiver interesse. Nesse período de quarentena é sempre bom testar algo novo para sair um pouco da rotina. A imagem da capa do Instructable mostra o resultado da nossa Câmara. É super fácil de ser feita em casa e o resultado é muito interessante. Se você achar a vista da sua casa bonita, porque não projetá-la na parede do seu quarto?

A Câmara Escura é basicamente uma versão em larga escala de uma pinhole, que permite projetar uma imagem real sem o uso de nenhum tipo de lente. Como o próprio nome diz, a câmara deve ser a prova de luz. O único local por onde essa pode entrar é pelo pequeno furo feito em uma das faces do quarto. Seguindo o princípio da Propagação da Luz, a luz que entra pelo furo feito projeta uma imagem real daquilo que você vê pela janela, porém essa mesma imagem é reduzida e invertida. O esquema abaixo pode ajudar na compreensão do funcionamento desse aparelho.

Daniel Thomé, Pedro Rossetti, Rafael Consorte e Raphael Macedo.

Step 1: Reunindo Os Materiais

Para montar sua própria Câmara Escura, você precisará de alguns materiais para selar o quarto de qualquer forma de iluminação do exterior. O quarto precisa ter uma janela, claro, e de preferência uma vista boa para ser projetada na parede. A seguir estão os materiais:

  • Sacos de lixo, para cobrir a janela (usamos o de 30L, mas um saco maior que esse também deve funcionar. Foram gastos mais ou menos 10 sacos de lixo)
  • Fita crepe, para prender os sacos de lixo na janela
  • Tesoura
  • Estilete, para conseguir fazer o furo nos sacos de lixo na janela (só cuidado para não riscar sua janela!)
  • Panos (opcional)

Step 2: Escolhendo Um Cômodo

Aconselho que você escolha um cômodo pequeno com poucas entradas de luz, ou seja, uma janela e uma porta (não tem problema se o cômodo tiver várias janelas ou portas, mas todas as entradas de luz precisarão ser tapadas). A vista da janela deve ser boa para a projeção. É melhor que os objetos ou construções a serem projetados estejam a uma distância boa da janela.

Step 3: Tapando As Janelas

Para começar a tapar as janelas pegue um saco de lixo e, sem abri-lo inteiramente, assim como na imagem dos materiais, posicione-o na janela e cole as extremidades com a fita crepe. Repita esse processo até fechar a janela inteira. Talvez ter alguém para te ajudar possa facilitar a tarefa, mas fazer sozinho também é super válido! Após isso apague as luzes do quarto e feche a porta. Caso uma única camada de sacos de lixo não seja o suficiente para tapar toda a luz, cole outra por cima.

Step 4: Se Prevenindo

Sempre é bom se prevenir, então aconselho que você pegue algum pano ou outro objeto que consiga tapar as frestas da porta do quarto. Quanto menos luz entrar no cômodo, melhor será a definição da imagem.

Step 5: Fazendo O Furo

É importante lembrar que antes de fazer o furo você deve ter em mente que o local onde ele será feito é importante. Faça-o o mais próximo possível do meio do cômodo, assim a imagem que será projetada conseguirá preencher boa parte da parede. A janela que usamos fica muito à esquerda do quarto, e por isso fiz o furo na parte direita dela. Para fazer o furo pelo qual a luz entrará no quarto você precisará de um estilete. Com muito cuidado para não riscar sua janela, corte no saco de lixo colado nela um pequeno furo, de 5mm de diâmetro, e desligue as luzes. Caso a imagem projetada não esteja bem focada, ou mal apareça na parede, aumente um pouco o furo. Sempre com cuidado e calma, pois caso você aumente o furo demais, a imagem pode ficar ruim, e o estrago já estará feito. O buraco que fiz na minha janela tem um pouco mais de 3cm de diâmetro, mas dependendo do tamanho do quarto e da janela o furo pode variar. Faça-o do tamanho que melhor funcione para você.

Step 6: Resultado

Agora que você montou seu "Quarto escuro", desligue todas as luzes e observe o resultado!

Be the First to Share

    Recommendations

    • Rocks, Gems, and Stones Speed Challenge

      Rocks, Gems, and Stones Speed Challenge
    • Plastic Challenge

      Plastic Challenge
    • Retro Tech Challenge

      Retro Tech Challenge

    Comments