Introduction: Como Fazer Um Capacete Básico Com Pepakura

About: Just a little guy from Brazil wanting to be happy and make things!
Fala pessoal, tudo bem? Eu sou o Fábio, Administrador do Pepakura Cosplayers Brasil (https://www.facebook.com/groups/544986712193773/?bookmark_t=group) e estou aqui hoje fazendo um tutorial para vocês que querem começar a fazer capacetes e armaduras com pepakura mas não tem uma base concreta por não saber ler bem inglês ou outra coisa, então vou tentar o meu melhor possível pra explicar as técnicas de construção, colagem, pintura e tudo mais, de um jeito claro, tanto com palavras, fotos ou vídeos, sendo eles meus ou não!
Pepakura é um programa simples que permite você "Desdobrar" aquivos 3D em peças planas que permitem você remontar o seu modelo em papel
-Se você quer fazer o seu capacete no modo convencional, continue lendo o tutorial, se você quer fazer o seu capacete pelo modo do EVA, pule para a etapa ********************

QUALQUER DICA OU CRÍTICA CONSTRUTIVA É BEM ACEITA, SE VOCÊ TIVER ALGUMA, FAVOR COLOCAR LÁ NOS COMENTÁRIOS E EU VOU ADICIONA-LA OU ARRUMAR O TUTORIAL O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!

Step 1: Ferramentas

As ferramentas e materiais básicos são:
-O Software Pepakura Viewer (Grátis para download http://www.tamasoft.co.jp/pepakura-en/)
-O arquivo PDO do capacete/armadura desejada, que pode ser encontrado em toda internet
-Uma tesoura boa
-Papel, de preferência de uma alta gramatura
-Cola de sua escolha
-Algum plástico transparente para o visor
-Paciência. Se você não tiver isso, nem começa, o resultado não vai ficar legal e você vai ficar estressado.

(Dependendo do método que você escolher, você vai precisar ou de: Fibra de vidro, resina, massa plástica e lixas de várias grossuras se você escolher o método convencional, que é mais demorado, mas o produto final sai mais resistente, ou uma placa de EVA 5mm ou 10mm e cola quente, que o produto final acaba ficando mais leve e dobra mais fácilmente)

E se você tiver dinheiro ou acesso, algumas ferramentas como uma lixadeira elétrica, uma micro retífica, uma pistola de tinta, um estilete de precisão, limas, formões, e outras ferramentas citadas pelo caminho podem ajudar e muito no andamento do projeto.

Step 2: Pepakura!

Como já foi dito anteriormente, você precisa do arquivo .PDO de um capacete ou armadura e o Software gratuito Pepakura Viewer instalado em seu computador. Ao abrir o arquivo, tenha certeza que a opção de "Show Edge ID" está marcada, e imprima no papel 180g (Não vou me aprofundar em reescalar o tamanho do capacete porque isso é algo um pouco mais complexo, vamos deixar tudo como está agora)
Depois, você vai cortar todas as suas peças, e o Software vai marcar pra você o local das dobras, sendo as marcadas com "---------" dobras "montanha" e as "-.-.-.-.-" dobras vale (ver imagens)
O Software vai numerar pra você todas as conexões, então a parte que tiver um lado marcado com o número 52, vai ter uma peça que também tem o mesmo número e que seus lados se correspondem, e você vai colando esses números até completar a peça inteira, não tem nada de muito complexo, se necessário, assista alguns vídeos sobre a montagem e deixe o arquivo aberto na tela do seu computador pra sempre ir conferindo que vai te ajudar bastante.

Step 3: Fibra De Vidro!

Agora já com o seu capacete de papel terminado, você vai precisar passar fibra nele pra deixa-lo duro e permitir você fazer as outras etapas.
Eu recomendo você passar pelo menos duas camadas de resina sozinha, sem fibra pra diminuir as chances de seu capacete amassar!
E também recomendo você aplicar a fibra POR DENTRO do capacete, já que assim você vai perder menos tempo lixando e vai perder menos detalhes do que se fosse por fora! Qualquer problema que acontecer, não se desespere, a gente concerta tudo na próxima etapa!

Step 4: Acabamento Externo

Então, agora que você já tem seu capacete bonitinho e no formato, a gente tem que alisar ele, já que provavelmente ele deve estar cheio de "Dobras" do pepakura que iriam ficar estranhas se pintadas agora, então a gente precisa arredondar um pouco as partes que precisam, aplicando massa plástica ou massa poliéster, sua escolha, e aplique e lixe até ficar de um jeito que você goste, normalmente essa é a parte mais demorada, então você vai precisar de bastante paciência, uma lixadeira ou um micro retífica pode facilitar bastante seu trabalho 

Step 5: (Passo Extra) Acabamento Interno

Uma coisa que você pode fazer, e vai ficar bem mais bem acabado o produto final é pintar a parte de dentro de preto ^^ É uma coisa bem simples, mas que é bem melhor do que deixar aquela bagunça lazarenta de fibra de vidro e massa que caiu lá sem querer!

Step 6: Pintura!

Agora umas das últimas partes no processo, a pintura! 
Nessa parte, vão ser basicamente 4 etapas:
-Uma camada de primer, pra dar a base pra sua pintura
-Lixar o primer de leve, se necessário
-A camada de sua tinta de escolha.
(Talvez seu capacete tenha detalhes de outra cor, se for esse o caso, só "encape" a parte que você não quer que seja pintada com fita crepe e jornal) Pra pintar com duas cores ou mais, você primeiro passa sua cor base, no meu caso, branco. Depois, use a fita crepe e o jornal pra tampar tudo que não vá receber a outra cor, no meu caso o vermelho, então você vai colando a fita crepe e faz o detalhe da outra cor com ela, e usa o jornal para tampar áreas maiores, para entender melhor, ver imagens.
-E verniz, pra dar brilho
(Você pode também fazer desgaste de batalha, mas isso eu não sei como, então qualquer dica pra melhorar o tutorial é bem vindo!)

Step 7: Visor E Iluminação

Bem, essa parte vai de cada um, e depende muito de capacete pra capacete. Capacetes com visores simples, que não são redondos como o da foto são simples de se por no formato esquentando um pouco e podem ser escurecidos com verniz vitral preto. Você pode colar o visor no capacete com cola quente, como eu fiz o meu, com parafusos, só que assim seria um pouco mais difícil, ou durepoxi, que é bem resistente, fácil de se trabalhar, não faz sujeira e seca rápido.
Leds também são um pouco complicados pra se fazer sem ferramentas ou um conhecimento básico, mas recomendo comprar pelo menos um ferro de solda e um pouco de estanho, que não é muito caro e são indispensáveis para um boa conexão elétrica. Nunca se esqueça que leds são de "baixa voltagem" então resistores são sempre necessários, e que eles tem polaridade, então a "perninha" mais comprida do led é a positiva, e a curta é a negativa. Uma boa dica pra testar e fazer iluminações simples é a bateria de relógio, que é na voltagem certa pro LED de 5mm, o mais comum, então não tem a necessidade de colocar resistor, então só um porta bateria e a mesma, que não passa de 6 reais cada e dura bastante. A parte de conexões elétricas é um pouco mais complicada, então vou fazer ela depois de publicar o tutorial ^^

Step 8: Fim

Até agora é só isso, qualquer coisa, mas qualquer dica ou material que ajude, por favor, comente ali em baixo, não só vai me ajudar pra melhorar o tutorial como vai facilitar para os iniciantes que querem começar a fazer! Espero que vocês tenham gostado, e de tempos em tempos vou escrevendo mais partes do tutorial como trabalhar em EVA, fazer conexões elétricas e prender a armadura em seu corpo. 

Aproveite seu novo brinquedinho feito por você mesmo! E sempre tente mais, nunca se sabe o que você pode fazer com simples papel e massa ^^