Introduction: Controle De Temperatura Para Garantir Conforto Térmico Na Suinocultura

O presente projeto foi construído com o objetivo de controlar a temperatura no interior da creche (instalação destinada aos leitões desmamados) e garantir o conforto térmico dos leitões, que consequentemente reflete em sua produtividade.

Step 1: Componentes Do Projeto

  • Arduino UNO

Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e placa única, cujo objetivo é criar projetos vencidos , com baixo custo, flexíveis e fácil de usar por principiantes e profissionais.

  • Protoboard

A protoboard é uma ferramenta de auxílio a prototipagem de projetos, que permite a montagem e teste de circuitos sem a necessidade de soldar, apenas “espetando” os componentes na placa.

  • Sensor de Temperatura TMP 36

O sensor de temperatura TMP36 é um componente eletrônico digital que tem por objetivo monitorar a temperatura em diferentes tipos de ambientes, cuja variação de temperatura se encontra entre -40 ° C e + 125 ° C. possui tensão de operação de 2, 7V a 5 , 5V, Uma escala de 10 mV / ºC e Precisão de ± 2ºC.

  • Resistores

O resistor é um dispositivo elétrico comumente usado em eletrônica, e possui 2 finalidades distintas, são elas: transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito joule, e limitar a corrente elétrica em um circuito.

  • Capacitor

O capacitor é um dispositivo utilizado para o armazenamento de cargas elétricas. No contexto do projeto, ele funciona como um dispositivo de filtragem que impede / reduz as interferências eletromagnéticas.

  • Lâmpadas de LED coloridas

Em um sistema arduino, as lâmpadas LED funcionam basicamente como uma porta de saída. Neste projeto foi programado para que o sistema ilustrasse 3 respostas distintas, e cada uma delas é representado por um cor de LED diferente.

Step 2: O Circuito

As ligações estão ilustradas na figura acima.

Step 3: O Código

1ª Etapa: Declaração de variáveis (Temperatura, Voltagem, LeituraTemp, LED Verde, LED Amarelo, LED Vermellho)

2ª Etapa: Declarar os pontos de entrada e saída de dados (Entrada: Sensor de Temperatura; Saída: LEDs)

3ª Etapa: Declarar o porto serial (9600) e estabelecer o valor de delay (100)

4ª Etapa: Fazer a leitura da voltagem e converter em valores de temperatura a partir da equação abaixo

Temperatura = ((LeituraTemp * 4.887) - 500) / 10

5ª Etapa: Definir as condições para ligar cada um dos LEDs

  • LED Verde: Temperatura entre 22°C e 26°C
  • LED Vermelho: Temperatura superior a 27ºC ou inferior a 17ºC
  • LED Amarelo: Entre as faixas de temperatura verde e vermelha

6ª Etapa: Avisar ao leitor a temperatura registrada



Step 4: Saída 1: LED Verde

Como explicado na etapa anterior, o LED verde acende em casos que a temperatura ambiente está entre 22 ° C e 26 ° C. Esta é uma faixa de temperatura considera ideal para leitões desmamados.

No exemplo ilustrado acima, uma temperatura marcada é de aproximadamente 25 ° C, e a mensagem que aparece no monitor é "Dentro do limite de temperatura ideal".

Step 5: Saída 2: LED Vermelho

O LED vermelho acende em casos que a temperatura ambiente é superior a 27 ° C ou inferior a 17 ° C. Esta é uma faixa de temperatura considera crítica para leitões desmamados.

No exemplo ilustrado acima, uma temperatura marcada é de aproximadamente 32 ° C, e a mensagem que aparece no monitor é "Alerta: Temperatura crítica".

Step 6: Saída 3: LED Amarelo

O LED amarelo acende em casos que a temperatura ambiente está entre as faixas de limite ideal e crítico.

No exemplo ilustrado acima, uma temperatura marcada é de aproximadamente 20 ° C, e a mensagem que aparece no monitor é "Atenção: Fora da temperatura ideal".

Step 7: Funcionamento Do Circuito