Detector De Vazamento De Gás E Altas Temperaturas

Introduction: Detector De Vazamento De Gás E Altas Temperaturas

About: The Tutorial Education Program is an honors program for Brazilian undergraduates, sponsored by the Ministry of Education. Based on philosophical principles of tutorial education in which small groups of academ…

O projeto foi criado com o intuito de ser utilizado em residencias, sendo um simples detector de vazamento de gás e de aumento de temperatura que utiliza ESP-01 e envia um alerta pelo IFTTT para seu celular.

Step 1: Componentes

Para o projeto os seguintes itens serão utilizados:

  • 1 ESP-01
  • 1 Sensor de gás mq-9
  • 1 Sensor de temperatura dht-11
  • 1 regulador de tensão ams1117 (5v para 3,3v)

Todos esses materiais podem ser encontrados facilmente na internet. Se a ideia for fazer esse projeto o mais rápido possível, recomenda-se comprar os itens no mercado livre (se você estiver no Brasil), já que é seguro, rápido (cerca de 1 semana ou 2 os itens já chegam no destino) e mais barato que em lojas convencionais. No entanto, se o projeto não tiver pressa, é bem mais barato comprar os itens no exterior como Ebay, Aliexpress, entre outros. Mas não há garantia de quando e se o produto chegará no destino.

Média do custo total comprando no mercado livre: +/- 70 reais (frete não incluso).
Média do custo total comprando no exterior: +/- 20 reais. (frete não incluso)

Step 2: Hardware - Montagem Do Circuito

O esquemático do circuito pode ser encontrado no arquivo Detector_Vazamento_Gas.fzz abaixo, usamos o programa Fritzing para criá-lo, e assim entender as ligações no protoboard. Monte-o em uma protoboard para testar e se tudo funcionar corretamente, faça uma plaquinha PCB para seu circuito.

Step 3: Software - Download Do Código

O código pode ser baixado no arquivo abaixo ou no seguinte link: https://github.com/andreocunha/Detector_Vazamento_Gas_ESP-01_IFTTT

Baixe o IDE do Arduino no seu computador para subir o código para o ESP-01.

Step 4: Software - Explicação Do Código (Funcionamento Dos Sensores)

Primeiro, vamos explicar o funcionamento dos sensores de temperatura e de gás. Todo o código que envolve os sensores está dentro do void loop(), que acionarão funções para enviar mensagens ao seu celular com auxilio do IFTTT. Dentro desse fragmento do código ocorre as medições feitas pelo sensores e avaliadas no próprio programa se o ambiente está ou não em perigo ou com risco de incêndio.

Para o sensor de gás, como o ESP8266-01 possui apenas portas digitais, tivemos que utilizar os valores HIGH e LOW, representando que, quando a tensão estiver alta o ar está normalizado, já com a tensão baixa, há uma alta quantidade de gases inflamáveis no ambiente, e assim, pela função sendAlarmGas(), enviar a mensagem ao seu celular. Além disso, é possível ver os valores lidos pela porta analógica e assim, ativar ou não a função.

E para o sensor de temperatura, que é medida a cada loop, fizemos um if() para se a temperatura for maior que 40º C, aciona a função sendAlarmFogo() que enviará uma mensagem alertando o aumento de temperatura.

Step 5: Software - Explicação Do Código (IFTT)

Utilizando a funcionalidade "webhooks", presente em https://ifttt.com/maker_webhooks criamos um gatilho capaz de disparar uma requisição web que nos envia, por mensagem, uma determinada informação. No nosso caso, essa informação será o aumento elevado da temperatura do ambiente, indicando um incêndio ou então um aviso sobre a detecção de gás, podendo ser proveniente de um vazamento. O tutorial para criar esse gatilho está no link a seguir: https://github.com/andreocunha/Detector_Vazamento_Gas_ESP-01_IFTTT

Para que esse gatilho funcione, você deve primeiro conectar o ESP-01 à sua rede wi-fi. Tal configuração é feita na função void setup(). A ativação desse gatilho se encontra dentro das funções sendAlarmFogo() e sendAlarmGas(). Você pode verificar tais funcionalidades nos fragmentos de código acima.

Step 6: Placa PCB

Se tudo ocorreu bem até agora, faça uma plaquinha PCB (geralmente usamos o software EAGLE CAD para fazer) e solde os componentes. O circuito ficará parecido com o mostrado na imagem.

Step 7: Funcionamento Do Projeto

Veja como foi o teste do projeto final.

Step 8: Licença Do Projeto:


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Be the First to Share

    Recommendations

    • Metal Contest

      Metal Contest
    • Fandom Contest

      Fandom Contest
    • Make it Fly Challenge

      Make it Fly Challenge

    Comments