Introduction: SL SMART LIGHTING – a NEW CONCEPT

About: Le monde? Connais pas! Tant pis, je risque un oeil...

Projeto no âmbito do Concurso “Ciência na Escola – 14ª Edição – Ano Letivo 2016/2017”, promovido pela Fundação Ilídio Pinho.

Step 1: Introdução

O presente projeto refere-se a um sistema de iluminação exterior, económico e inteligente. As suas três funções essenciais são: ativação automática da(s) lâmpada(s), restringida ao período noturno, ajuste do nível de iluminação desejado e ativação automática do nível de iluminação máximo em função da presença de pessoas. Em síntese, o funcionamento deste sistema consiste na ativação do mesmo apenas à noite, com um nível de iluminação reduzido, ou mesmo nulo, ajustável ao critério do utilizador, com o objetivo de reduzir o consumo energético e só ativando a iluminação no seu nível máximo quando justificar, ou seja, quando houver pessoas que dela necessitem, isto tudo de forma totalmente automática e autónoma.

Step 2: Descrição Do Funcionamento

O automatismo, que controla a função de ativação do sistema exclusivamente à noite, é constituído por uma célula fotoelétrica em conjunto com um relé eletromecânico, que ao medir o nível de iluminação ambiente, em tempo real, atua sobre o circuito, inibindo assim o seu funcionamento apenas durante o dia, quando a iluminação é desnecessária.

O sistema de ajuste do nível de iluminação pretendido é constituído por um simples botão de pressão em conjunto com um relé com função de dimmer (variação do nível de iluminação), em que uma breve pressão do botão comuta o estado de funcionamento da(s) lâmpada(s) (ligado/desligado) e um pressão contínua desse mesmo botão varia o nível de iluminação. Assim, é possível ajustar um nível intermédio de iluminação entre um mínimo de zero e um máximo pretendido.

O automatismo, que controla a função de ativação da iluminação no seu nível máximo, é constituído por um detetor de presença de infravermelhos (detetor PIR) conjugado com um relé eletromecânico, que ao detetar, dentro do seu raio de ação, a presença de uma ou mais pessoas, vai comutar, durante um intervalo de tempo, o estado do nível de iluminação, entre o pretendido e o máximo.