SemáforoPet

Introduction: SemáforoPet

About: The Tutorial Education Program is an honors program for Brazilian undergraduates, sponsored by the Ministry of Education. Based on philosophical principles of tutorial education in which small groups of academ…

Projeto criado com o intuito de simular um semáforo para veículos por meio de arduino e alguns softwares importantes como o TinkerCad, para simulação do circuito elétrico, ArduinoIDE, utilizado na criação e compilação do código, Fritzing, gerando o esquemático, Eagle, o qual foi essencial na criação da placa do circuito e o KiCad para visualização 3D da placa.

Step 1: Componentes

Para realizar o projeto, os seguintes componentes serão utilizados:

  • 1 Arduino Uno R3;
  • 1 Led Verde;
  • 1 Led Amarelo;
  • 1Led Vermelho;
  • 2 Push Button;
  • 3 Resistências de 1k ohms;
  • 1 Resistencia de 10k ohms.

Esses componentes são facilmente encontrados tanto na internet, quanto em lojas físicas. Há diversos sites confiáveis, por exemplo, o Mercado Livre.

Preço total médio comprando pelo Mercado Livre: 60 Reais.

Step 2: Hardware - Montagem Do Circuito

No arquivo abaixo pode ser encontrado o esquemático, em que utilizamos o programa Fritzing para desenvolve-lo, e com isso entender as ligações na protoboard. De acordo com o esquemático, monte-o numa protoboard para poder testar, e se funcionar, faça uma plaquinha PCB para seu circuito.

Step 3: Software - Download

O código e usado nesse projeto pode ser baixado no arquivo abaixo.

Baixe o IDE do Arduino no seu computador para subir o código para o Arduino.

Github: https://github.com/aandrelouis/SemaforoPet

Step 4: Software - Explicação

Primeiro definimos as variáveis para cada pino que utilizaremos e a variável modo com valor inicial 0, que terá sua utilidade explicada mais a frente.

Em seguida, configuramos os pinos de 13 a 11 como INPUT e o pino 4 como OUTPUT (Será utilizado como resistor de pull-down para iniciar o semáforo).

Dentro do loop, colocamos uma condição para o semáforo ser iniciado, que é o botão ligado ao pino 4 ser pressionado ou variável modo = 1, dessa forma, depois que o botão for pressionado uma vez, o sistema continuará funcionando até que o reset seja acionado. Depois que a condição for aceita, o pino 11 é colocado com sinal de saída alto (acendendo o led verde) e os outros pinos são colocados com sinal baixo por um período de 4000 milissegundos (4 segundos); depois o pino 12 é colocado com sinal de saída alto (acendendo o led amarelo) e os outros pinos são colocados com sinal baixo por um período de 1000 milissegundos (1 segundo); em seguida, o pino 13 é colocado com sinal de saída alto (acendendo o led vermelho) e os outros pinos são colocados com sinal baixo por um período de 3000 milissegundos (3 segundos); por fim, a variável modo recebe o valor de 1, o que fará com que esse processo se repita.

Step 5: Plaquinha PCB

Se tudo ocorreu bem até agora, faça uma plaquinha PCB (geralmente usamos o software EAGLE CAD para fazer) e solde os componentes.

Step 6: Funcionamento Do Projeto

Step 7: Licença Do Projeto

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Be the First to Share

    Recommendations

    • Photography Challenge

      Photography Challenge
    • Raspberry Pi Contest

      Raspberry Pi Contest
    • Fix It Speed Challenge

      Fix It Speed Challenge

    Comments