Introduction: Simples Partilhar: Um Brincar Sustentável - Mobiliário Bentô

Um mobiliário infantil que unifica a acessibilidade, a simplicidade, a multifuncionalidade e o compartilhamento. Bentô é um instrumento sustentável e inclusivo, feito de reaproveitamento de matéria prima, visa democratizar o acesso à móveis de qualidade, em especial para escolas da rede pública.

Ele é feito a partir de reaproveitamento de matéria prima que foi doada pela marcenaria Fabriko e é um projeto da faculdade Istituto Europeo di Design-SP, alunos de bdps4.



Supplies

  • Madeira de reuso
  • Cola para madeira 
  • Óleo decking 
  • Massa para calafetar madeira
  • Cavilhas 10mm por 30mm
  • Philips 10mm por 30mm
  • Parafusos cabeça chata, haste de 20mm
  • Luva de vinil descartável 
  • Estopa
  • Cantoneira
  • Ferramentas -> Serra circular, lixadeira roto orbital, lixadeira orbital, lixadeira de bancada, régua, paquímetro, broca 10mm, grampos sargento (não tão pequenos), parafusadeira, furadeira, broca 5mm, cera de abelha e carnaúba (opcional)
  • EPI

Step 1: Selecionar Madeiras

No Brasil há uma riqueza de variações de madeiras e conseguimos receber doação de algumas madeiras da marcenaria Fabriko, e selecionamos as mais adequadas dentre elas para a montagem: cumaru (madeira de alta durabilidade), peroba-rosa (resistente a insetos e fungos) e freijó (durabilidade e resistência moderada).



Step 2: Preparo Dos Materiais

As ripas possuem uma medida de 51cmx4cmx2cm (comprimento x altura x largura) e a chapa/base de 51cmx51cmx2cm (base x altura x largura).

Após definir as medidas, usando as lixadeiras orbital e roto orbital, começamos a lixar cada ripa e cada chapa/base.



Step 3: Fazer/cortar Os Encaixes

Precisamos fazer 16 encaixes no total.

Para fazer os encaixes, primeiro é preciso medir e marcar nas ripas as linhas guias: 2cm em uma das faces maiores e 1cm em uma das faces menores como mostrado na imagem x. Após fazer a marcação, usando os equipamentos de proteção e com muito cuidado, corte cada ripa na serra circular.



Step 4: Fazer Furos E Passar Massa Para Calafetar Madeira

Antes de começar a perfurar as ripas, montamos uma guia para alinhar os furos como mostra a imagem acima.

Cada peça de encaixe ficou com três novos furos no total.

Após feito isso, passamos massa para calafetar madeira nos espaços desnecessários que surgiram nas ripas. Deixamos secar por 30 minutos e lixamos o excesso.



Step 5: Encaixar As Cavilhas E Juntar As Peças

Passamos cola para madeira em cada furo e começamos a encaixar as cavilhas neles.

Em seguida juntamos/encaixamos as quatro ripas e prendemos/fixamos elas com grampos e pedaços de chapas de madeira para que ficassem bem alinhadas.



Step 6: Aplainar As Chapas/base

Enquanto as faces (as quatro ripas encaixadas) ficavam secando, começamos a aplainar as chapas/base até chegar na espessura de 1,5cm.

Em seguida essas chapas/base foram lixadas.



Step 7: Fazer Os Pré Furos Nas Faces E Parafusar Entre Elas

Fazer seis pré furos em cada canto da face, organizar as faces (face A, face B, face C e face D), e parafusar entre elas.

Passar cera nos parafusos facilita na hora de encaixá-los.



Step 8: Juntar As Chapas E Recortar Na Medida Certa

Agora é hora de montar as bases dos caixotes. Juntamos os pedaços de chapa e medimos/marcamos para podermos cortar na medida certa. Cortados, colamos os pedaços entre elas e deixamos secar por 24 horas. Depois disso, lixamos para alinhar as alturas das chapas coladas.



Step 9: Encaixar As Bases Nas Faces

Fizemos três pré furos em cada altura da base que tem 2cm  e já parafusamos nas faces. 

Fizemos um teste de resistência do caixote e decidimos reforçar parafusando mais 2-3 ripas de madeira como mostrado na imagem acima.



Step 10: Dar Acabamento

Tampamos com massa para madeira algumas falhas/espaços que haviam nas madeiras, deixamos secar por 30 minutos (ver o tempo de secagem no manual do produto) e lixamos o excesso. 

Em seguida, limpamos os caixotes e começamos a envernizar eles. Limpamos o excesso do verniz e finalizamos com uma lixa fina pós seco.