Sistema De Controle E Monitoramento De Temperatura De Um Recinto Animal Usando Arduino

Introduction: Sistema De Controle E Monitoramento De Temperatura De Um Recinto Animal Usando Arduino

Neste tutorial, você irá aprender a montar um sistema de controle e monitoramento de temperatura de um recinto animal usando o Arduino UNO R3. A plataforma utilizada foi o "TinkerCad". A ideia é garantir o conforto térmico do animal que esteja vivendo neste recinto, que no caso escolhido foi de um panda, mas que poderia ser aplicável para recintos de outros animais, instalações agroindustriais, estufas, galpão de criacao de suínos e aves, por exemplo.

Step 1: Selecionando Os Elementos Utilizados

No TinkerCad, adicionar os elementos necessários para a montagem do circuito:

1 Arduino UNO R3;

1 Placa de ensaio pequena (protoboard);

1 Multímetro;

1 Capacitor de 0.1 micro Farads;

1 Sensor de temperatura TMP36;

1 Led azul;

1 Led vermelho;

2 Resistências de 1kohm.

Step 2: O Circuito

Ligue a energia na protoboard (tensão de 5V)

Step 3: O Circuito

Conecte os leds e os resistores e estabelecer uma conexão digital de saída para os leds

Step 4: O Circuito

Conecte o sensor de temperatura ao Ground, alimente o sensor à 5V para fornecer energia ao mesmo e estabelecer uma conexão análoga para que o sensor possa emitir uma voltagem de saída proporcional à temperatura

Step 5: O Circuito

Conecte o capacitor à protoboard para melhorar a alimentação do sensor

Step 6: O Circuito

Conecte o multímetro (lado negativo do multímetro conectado ao lado negativo da protoboard e lado positivo ligado à saída do sensor) para ler a voltagem que o sensor está gerando conforme alteração da temperatura

Step 7: O Código

O protótipo tem como objetivo controlar e monitorar a temperatura do recinto animal, de modo a manter o conforto térmico. No protótipo, há dois leds: um azul, que equivale a um sistema de aspersores, e um vermelho, que equivale a um dispositivo sonoro.

A faixa de temperatura (T) ideal é entre 15ºC e 20ºC, portanto, quando 15<T<20, significa que o ambiente está a uma temperatura ideal, então nenhum led é ligado.

Se 20<T<25, significa que a temperatura do ambiente está acima da temperatura de conforto térmico. Então, é acionado um sistema de aspersores (led azul) para diminuir a temperatura. Se a temperatura retornar a faixa entre 15ºC e 20ºC, o led azul se apaga.

Se T>25, significa que a temperatura do ambiente está muito acima da temperatura de conforto térmico. Então, o dispositivo sonoro é acionado e o som emitido tem intervalos de 100ms, pois temperaturas acima de 25ºC podem causar muito desconforto para o animal.

Se T<15, significa que a temperatura do ambiente está abaixo da temperatura de conforto térmico. Então, o dispositivo sonoro é acionado e o som emitido pelo dispositivo tem intervalos de 300ms, sendo um tempo mais longo do que no caso de T>25. Isso acontece, pois o animal suporta melhor temperaturas mais baixas do que mais altas que estejam fora da faixa de temperatura ideal, sendo menos urgente uma intervenção.

Step 8: Construção E Funcionamento Do Protótipo

Este é um vídeo mostrando a construção e funcionamento do protótipo, com detalhamento maior do código criado.

Step 9: Funcionamento Do Protótipo

Este é um vídeo mostrando o funcionamento do protótipo

Step 10: Parabéns!

Agora você já pode montar o seu próprio sistema de controle e monitoramento de temperatura

Be the First to Share

    Recommendations

    • Photography Challenge

      Photography Challenge
    • Jewelry Challenge

      Jewelry Challenge
    • Anything Goes Contest 2021

      Anything Goes Contest 2021

    Comments