Tutorial Fone De Ouvido

Introduction: Tutorial Fone De Ouvido

Esse tutorial fornece as informações para fazer um fone de ouvido caseiro com etapas simples. Este fone foi feito com materiais encontrados facilmente e acessíveis, como o papel sulfite, fita crepe e entre outros. O tutorial esta repleto de dicas e separados em etapas bem explicadas juntamente com o video publicado. Além disso, o tutorial é ainda mais aprofundado do que somente o principio, é possível fazer dois fones conectados criando assim um headphone.

O fio de cobre envolto em forma de espiral (espiras) cria uma bobina (solenóide). A partir do momento que o celular envia correntes elétricas pelo plug P2, essa corrente é transportada através do fio encapado até o condutor que está coberta pelo papel sulfite e fita crepe. Ao conectar a corrente elétrica do celular com a bobina e o ímã a interação desses elementos cria atração e repulsão do ímã com o campo magnético gerado pela bobina criando ondas sonoras. Em suma, a corrente elétrica distribuída a partir do celular, gera um campo magnético da bobina que quando aproximada ao ímã, gera onda sonora através de atração e repulsão do ímã com o campo.

O fone pode ser usado de várias formas, mas principalmente para escutar música em casa, no seu caminho para a escola ou trabalho ou ouvir um podcast.

Supplies

2x Metros de fio de cobre esmaltado AwG 28

Folha de papel sulfite

4 Ímãs de neodímio

100 cm de fio elétrico encapado preto

100 cm de fio elétrico encapado vermelho

1x Conector P2 estéreo

Lixa

Material para solda

Fita crepe

Step 1: Preparando a Espiral

Separe aproximadamente um metro de fio de cobre esmaltado AWG 28 e enrole ele em forma de espiral. Em seguida coloque-o em cima da fita crepe, como um suporte. Esse suporte é construído como uma “caminha”. Faça quantas voltas (ou quantas espiras) for necessário, lembrando-o que o número de voltas influência no volume do fone de ouvido. Quanto mais voltas, mais alto o volume será. No manuseio do fio, não se esqueça de deixar duas pontas soltas e lixe-as bem para que sejam conectadas com os fios elétricos.

Ao terminar a espiral, já posicionada na fita, coloque papel sulfite do outro lado, sem cobrir as pontas separadas Também é possível enrolá-lo somente com as mãos, mas o auxílio da fita torna o montagem mais fácil. Para lixar as pontas use uma lixa e para checar se está bem lixado é só observar a cor rosa e um certo brilho nas pontas, após esse processo.

Step 2: Conectar Os Fios Com As Pontas

Antes, é necessário desencapar as duas pontas de ambos os fios elétricos. Para desencapar, use um alicate e escolha uma parte da ponta. Dê pequenos cortes nas pontas até que seja possível retirar a capa do fio com a própria unha. Conecte as pontas lixadas do fio de cobre enrolando-as com as outras pontas desencapadas.

Quando o processo for terminado, solde a conexão, usando os materiais para solda. Pegue o ferro de solda, coloque-o em cima das pontas enroladas e em seguida encoste o estanho. Nesse momento, a solda está feita e espere esfriar. Repita a solda com os dois fios.

Step 3: Soldar Os Fios Com O Conector P2 Estéreo

Após soldar a espiral e os fios, pegue o conector, separe a parte de plástico (proteção) e a parte de metal. Passe os fios pela parte de plástico, só será soldado a parte de metal e os fios.

Quando desenroscar o conector, a parte de metal é composta por duas hastes e um corpo. O fio vermelho será posicionado na parte de cima (as hastes) do conector enquanto o fio preto na parte de baixo (o corpo mencionado acima). Ao terminar a soldagem, enrosque novamente as duas partes antes separadas.

Step 4: Aproveite Seu Fone De Ouvido

Antes do uso do fone de ouvido, não se esqueça de usar um imã para que possa ouvir o som. Prontinho, seu fone de ouvido está pronto para o uso. Aproveite!

Step 5: Criando Um Novo Fone De Ouvido (opcional)

Ao seguir o passo a passo para a construção do fone, repita o procedimento para obter o segundo fone de ouvido. Esse segundo fone de ouvido será conectado com o primeiro e soldado no mesmo conector P2 estéreo. Na hora da soldagem, ambos os fios pretos ficam juntos na mesma posição (na parte de baixo- o corpo), enquanto o outro fio vermelho fica posicionado na haste do outro lado.

Com os dois fones concluídos, pegue um headphone quebrado ou velho e instale os dois novos dispositivos construídos no alto falante do fone do headphone, adicionando o ímã primeiro e depois o dispositivo desenvolvido. Pronto, o sua outra metade do par de fone de ouvido está finalizado!

Be the First to Share

    Recommendations

    • Colors of the Rainbow Contest

      Colors of the Rainbow Contest
    • Barbecue Speed Challenge

      Barbecue Speed Challenge
    • Arduino Contest

      Arduino Contest

    Comments