[B2/BM2] Calibração De Distorção

About: Impressoras 3D

Neste tutorial, será ensinado como calibrar a malha criada pelo comando de distorção, responsável pelo nivelamento automático fino, das impressoras 3D Mousta, linha Builder 2.

Teacher Notes

Teachers! Did you use this instructable in your classroom?
Add a Teacher Note to share how you incorporated it into your lesson.

Step 1: Baixando Repetier HOST

O primeiro passo, é baixar o software gratuito "Repetier HOST", que irá auxiliar na comunicação da impressora com o computador.

Para fazer isso, entre no site repetier.com.

Depois, clique em "Download" na aba "Repetier HOST", como indicado.

Uma nova página será aberta, na qual é possível fazer uma doação para a empresa responsável pelo software. Caso deseje continuar o download sem fazer uma doação, clique em "Download without donation", como indicado.

Então, selecione o sistema operacional que estiver utilizando e faça o download do programa.

Execute o arquivo baixado e instale o programa onde desejar.

Step 2: Conectando a Impressora Ao Computador

Ao abrir o software, pode-se habilitar uma caixa de registro de comandos, clicando no botão "LOG", indicado. Esse registro será muito importante para a realização das próximas operações.

Então, com a impressora devidamente conectada ao computador, clique em "Configuração da Impressora". Uma nova janela se abrirá, na qual existe um campo para selecionar a porta USB que está sendo usada para a comunicação com a impressora. Selecione a porta adequada e clique em "OK", para fechar a janela.

De volta à página principal, clique em "Conectar", no canto superior esquerdo. Note que o botão deve mudar, como mostram as imagens, mostrando que a conexão foi realizada com sucesso.

Step 3: Obtendo a Malha De Distorção

Com a máquina conectada, acesse a aba de "Controle Manual".

O primeiro campo de comandos é o local onde se é possível enviar comandos à máquina manualmente.

Nessa aba, indicada, escreva o comando "G33 L0", e clique em "Enviar".

O programa irá retornar, pela caixa de registro, 9 linhas de comandos, responsáveis pela criação da malha de distorção usada pelo nivelamento automático. Selecione essas 9 linhas e copie-as.

Então, clique com o botão direito do mouse, no circulo com o número 1, indicado pela imagem.

Uma janela se abrirá com um campo aberto para ser escrito. Esse campo tem a mesma finalidade da linha de comandos manuais usada anteriormente, porém, tudo que for escrito ficará salvo, para poder ser usado repetidas vezes. Assim, cole as linhas de comando copiadas anteriormente nessa caixa de texto, como indicado. Remova a primeira parte de cada uma das linhas, que indica o horário no qual o comando foi utilizado, como indicado, e adicione, depois de tudo, o comando "G33 L0", também indicado. Clique em "OK", para salvar e fechar a janela.

Step 4: Testando a Malha Atual

Para testar a malha da impressora, é preciso fazer um teste de impressão.

Baixe o arquivo correspondente a sua impressora.

Teste NA Rodelas B2 ABS: Para Impressoras 3D Mousta Builder 2, usando filamento ABS.

Teste NA Rodelas B2 PLA: Para Impressoras 3D Mousta Builder 2, usando filamento PLA.

Teste NA Rodelas BM2 ABS: Para Impressoras 3D Mousta Builder Mega 2, usando filamento ABS.

Teste NA Rodelas BM2 PLA: Para Impressoras 3D Mousta Builder Mega 2, usando filamento PLA.

É possível enviar o gcode diretamente pelo Repetier HOST. Para carregar o arquivo para o software, clique em "Arquivo", depois em "Carregar", como indicado, e selecione o arquivo baixado.

O software irá ser redirecionado para a aba "Visualizar Impressão", onde é possível começar a impressão, clicando em "Impressão".

Step 5: Analisando O Teste

Depois de finalizada, a impressão deve se parecer com a da foto.

Agora, é preciso analisar o teste que foi realizado.

Uma por uma, as rodelas impressas devem ser analisadas, para definir se a distância entre o bico de impressão e a mesa está boa. São apresentados 3 casos, nas imagens: Bico muito distante da mesa, bico muito próximo da mesa, e a distância ideal entre bico e mesa.

Baseado nessa observação, pode-se corrigir a malha de distorção para calibrar o nivelamento automático.

Step 6: Ajuste Ponto a Ponto

Tendo descoberto os pontos problemáticos do nivelamento, é preciso calibra-los.

Nas linhas de código que foi salva anteriormente, cada linha diz respeito a uma das rodelas, em sua posição específica.

Note que cada linha de código é composta por 4 fatores:

G33 X____ Y____ Z____

Em que:
G33: prefixo para comandos relacionados à correção de nivelamento por distorção.

X____: Posição relativa ao eixo X (horizontal) do ponto a ser calibrado.

Y____: Posição relativa ao eixo Y (vertical) do ponto a ser calibrado.

Z____: Distância em milimetros usado para ajustar o ponto em questão.

Logo, a primeira linha, no exemplo da imagem:
G33 X5.00 Y5.00 Z-0.080

Indica que no ponto X = 5mm, Y = 5mm, será realizada uma correção de 0.080mm entre o bico e a mesa. O sinal negativo antes do valor de correção em Z, indica que essa correção será feita para aproximar o bico e a mesa, Quanto menor o valor, mais próximos bico e mesa, e, quanto maior o valor, mais afastados bico e mesa.

As imagens mostram quais linhas de comando estão relacionas a quais rodelas, para facilitar o processo.

Step 7: Ajuste Ponto a Ponto

Para efetuar, então, o ajuste fino, ponto a ponto, da malha de distorção, verifique as rodelas impressas, checando, uma por uma, se é preciso aproximar o bico da mesa, afasta-lo, ou se está de acordo com o desejado.

Usando o exemplo das imagens, suponhamos que as rodelas de número 2 e 6 apontarem que o bico está muito próximo da mesa, as rodelas 3, 4 e 5 apontarem que está tudo bem, e as rodelas 1, 7, 8 e 9 apontarem que o bico está muito afastado da mesa.

As linhas 1, 7, 8 e 9 devem ter o valor de Z aumentado, as linhas 3, 4 e 5 devem ser deixadas como estão, e as linhas 2 e 6 devem ter o valor de Z diminuido.

Assim, abra novamente a caixa de script, clicando com o botão direito do mouse no circulo com número 1, na aba de controles manuais do Repetier HOST, como indicado.

Uma possível malha para corrigir os problemas seria:

G33 X5.00 Y5.00 Z0.050
G33 X5.00 Y97.50 Z-0.150
G33 X5.00 Y190.00 Z-0.050
G33 X145.00 Y5.00 Z-0.150
G33 X145.00 Y97.50 Z-0.150
G33 X145.00 Y190.00 Z-0.400
G33 X285.00 Y5.00 Z0.060
G33 X285.00 Y97.50 Z-0.070
G33 X285.00 Y190.00 Z-0.000
G33 L0

Note que os valores não foram modificados igualmente. Quanto mais longe do ideal o ponto estiver, maior a modificação que deve ser feita para que ele fique calibrado, tanto se precisar aumentar ou diminuir o valor estabelecido para Z.

Assim, modificados os valores de correção Z necessários, clique em "OK", depois clique com o botão esquerdo do mouse no circulo com número 1, para enviar os comandos para a máquina. As modificações serão mostradas no registro, sendo possível conferir se foram realizadas com sucesso.

Depois disso, imprima novamente o arquivo de rodelas, para checar como estão os pontos com as modificações realizadas. Cheque novamente as rodelas, e avalie se estão bem calibradas ou se é preciso modificar um pouco mais os valores e repita o procedimento quantas vezes for necessário.

Note também que os valores de correção de Z são absolutos e não relativos. Ou seja, cada vez que o processo for realizado e um valor ter que ser modificado, deve ser levado em conta o valor anterior e não o 0.000. Por exemplo, se no meu ponto X=5.00, Y=5.00, meu Z está sendo corrigido em -0.200, mas a rodela ainda indica que o bico e a mesa estão muito afastados, modificar esse valor para -0.050 estaria tornando o valor 0.150 mais alto, afastando ainda mais o bico e a mesa. Já modificar o valor para -0.250, estaria diminuindo o valor em 0.050, aproximando o bico e a mesa.

Be the First to Share

    Recommendations

    • Made with Math Contest

      Made with Math Contest
    • Cardboard Speed Challenge

      Cardboard Speed Challenge
    • Multi-Discipline Contest

      Multi-Discipline Contest

    Discussions