Carregamento De Celular Por Meio Da Energia Eólica E Energia Solar

Este é um projeto de faculdade que consiste em utilizar energia hibrida para o carregamento de aparelhos eletrônicos. No vídeo é possível ver o celular sendo carregado pelas duas formas de energia. Primeiro é testado a energia solar separadamente e já é possível ver o celular sendo carregado. Logo depois é testada a energia eólica e o mesmo ocorreu, foi visto o celular sendo carregado.

Para a realização do teste foi usado um secador de cabelo e uma luminária com uma luz incandescente de 60 Volts.

Step 1: Circuito Para Juntar As Duas Formas De Energia

Foram colocados na parte positiva dessas formas de energia diodos de germânio, que apresentam uma tensão baixa não permitindo uma grande perda na tensão de saída. Esses diodos são para que a corrente do circuito não retorne, ocasionando algum dano ao circuito. São colocados dois resistores de 10 ohms em paralelo na parte positiva da placa para limitar a corrente e não queimar o circuito. O capacitor é usado para diminuir a queda de tensão. O zener só permite a passagem de uma tensão menor que 5,6 Volts. O LED foi colocado no circuito para conferir se as ligações foram feitas corretamente, ou seja, na presença de corrente e tensão ele irá ser acionado. O resistor de 220 Volts é para que o LED não queime devido a corrente ser superior ao seu valor nominal. Por fim, temos o conector USB fêmea é por meio deste que o celular será conectado para ser carregado.

Step 2: Placas Solares

No projeto foram usadas três placas solares para aumentar a eficiência da forma de energia. Elas foram conectadas em serie por dois fios soldados nos seus terminais. O fio preto sendo o terminal negativo e o fio laranja o terminal positivo.

As placas solares funcionam convertendo a energia da luz do Sol em energia elétrica. São compostas por células fotovoltaicas, que possuem a capacidade de criar uma diferença de potencial elétrico por ação da luz, reagindo com a incidência dos raios do Sol e liberando elétrons que são transferidos para um circuito dentro do painel solar, gerando assim energia elétrica. O efeito fotovoltaico faz com que essas células absorvam a energia do sol e façam a corrente elétrica fluir entre duas camadas com cargas opostas. Os três painéis estão no projeto para gerar mais energia para o carregamento do celular.

Step 3: Coolers Para a Energia Eólica

Foram reutilizados coolers para a realização da forma de energia eólica. Foi analisado que para se obter a tensão necessária para carregar o celular o ideal seria utilizar quatro coolers. O cooler possui no seu interior vários enrolamentos que, devido ao seu fluxo de energia conforme a rotação das hélices é possível se obter energia na forma de tensão.

Step 4: Placa De Circuito Impresso Com a Energia Eólica E Solar

A energia eólica e a energia solar são conectadas a placa de circuito impresso, no qual os fios pretos indicam o negativo das duas energias, o fio laranja é o positivo da energia solar e o fio amarelo é o positivo da energia eólica.

Na energia eólica foram usados os fios preto e amarelo somente para aumentar a distância dos coolers para o circuito.

Step 5: Projeto Finalizado

Feitas as devidas conexões corretamente, o circuito foi testado como é possível ver no vídeo postado. As duas formas de energia atuando separadamente e em conjunto, tornando esse projeto híbrido e possível de carregar um celular.

Share

    Recommendations

    • Toys Contest

      Toys Contest
    • Make it Glow Contest 2018

      Make it Glow Contest 2018
    • PCB Contest

      PCB Contest

    Discussions