Como Criar Um Fone De Ouvido Caseiro?

Um fone de ouvido normalmente é uma aquisição cara e que nem todos tem acesso. Uma opção viável é construir o seu próprio fone em casa, pois além de ser financeiramente sustentável, proporciona um grande aprendizado.
Apesar da qualidade sonora emitida pelos fones caseiros não ser de ótima qualidade, ter um desses em casa poderá salvar sua vida em situações de emergência. Levando em conta que os fones de ouvido vendidos no mercado são muito caros e geralmente não possuem uma durabilidade muito longa, ter o seu fone caseiro poderá lhe ajudar muito em situações de emergência. Além disso, em seu próprio fone, você pode acrescentar as modificações de sua escolha e melhora-lo para que se adeque cada vez mais ao seu gosto. A partir deste tutorial construa o seu próprio fone de ouvido de uma forma educacional e divertida.
Para começar, é necessário entender como funciona um fone de ouvido. O aparelho emite sons a partir de um ímã que vibra em uma frequência determinada pela música. Para fazer com que a vibração ocorra, o ímã deve estar localizado próximo a uma bobina e esta, por sua vez, deve estar conectada a um cabo auxiliar ligado a um celular, MP3, iPod etc. O MP3 irá enviar cargas elétricas para a bobina deixando-a eletrizada. Quando a bobina é eletrizada, ela se transforma em um eletroímã que tem sua polaridade alterada diversas vezes de acordo com os sinais emitidos pelo MP3. Dessa maneira, quando a polaridade da bobina for a mesma do ímã, haverá repulsão e quando a polaridade for diferente do ímã, haverá atração. Em decorrência da mudança de polaridade, a bobina fará o ímã vibrar em uma determinada frequência (determinada pelos sons da música) que fará com que o ar vibre também gerando o som.

Confira o tutorial em vídeo www.youtube.com/watch?v=6ixvmEVy4hY&feature=youtu.be

Supplies:

Para a realização do experimento é necessário:
- 2 metros de fio de cobre;
- Ímã de neodímio;
- Fita crepe;
- Cabo auxiliar;
- Plug P2;
- Arma de solda;
- Estanho;
- Tesoura.

Teacher Notes

Teachers! Did you use this instructable in your classroom?
Add a Teacher Note to share how you incorporated it into your lesson.

Step 1: Montando a Base De Fita Para a Bobina

Agora que você já entendeu a parte teórica, vamos ao passo a passo. Para a montagem da bobina é necessário ter uma base de sustentação, pode ser feita de várias formas. Uma forma fácil é fazer com fita crepe, na qual juntam-se aproximadamente 3 pedaços de fita de modo que uma superfície colante seja criada. Para fortalecer a estrutura, adicionam-se alguns pedaços menores à superfície oposta.

Step 2: Montando a Bobina

Utilizando 2 metros de fio de cobre esmaltado, construa a bobina em cima da base de fita crepe. Para isso, pegue o fio e cole na fita realizando espiras entorno do centro, como mostram as imagens. De preferência, não deixe as espiras tão próximas, distribua bem o fio pela base. Ao finalizar as voltas, deixe as pontas do fio de cobre para fora da fita, e lixe-as.

Step 3: Recortando Fios Elétricos Vermelho E Preto

Para a realização das etapas seguintes é necessário o corte com tesoura ou alicate de dos fios elétricos vermelho e preto. O corte deve ser cauteloso, no qual os fios metálicos devem ficar aparentes, conforme a imagem. Devem ser feitos cortes em ambas as pontas dos fios.

Step 4: Soldando O Conector P2 Estéreo

Os fios elétricos vermelho e preto devem estar com sua ponta cortada de forma que os fios metálicos internos estejam aparentes. O conector deve ter sua borracha de proteção retirada, para que sua pequena estrutura metálica interna esteja aparente. Pegue ambos os fios, e passe-os através dos círculos de metais existentes dentro do Conector, não tem importância a ordem dos fios, apenas devem ser posicionados um na estrutura circular metálica do meio, o outro no da esquerda. Após a realização do posicionamento dos fios no Conector P2 estéreo, faça o uso do ferro de solda com o estanho para a soldagem dos fios, espere alguns segundos depois do uso da solda para o estanho secar. Caso veja necessário retorne a borracha de proteção do Conector. Tome cuidado no manuseamento do ferro de solda.

Step 5: Soldando O Fio De Cobre

Após a construção da bobina na etapa anterior, aqui deve-se soldar o fio de cobre esmaltado (a aparte raspada pela lixa) com o cabo auxiliar, os cabos elétricos vermelhos e pretos devem ter suas pontas cortadas aparecendo os fios metálicos. Utilize o ferro de solda com o estanho, deve-se soldar ambos os fios, o de cobre e os metálicos do cabo auxiliar, para isso, uma das pontas do fio de cobre deve ser soldada com um fio metálico do cabo auxiliar e a outra ponta com o outro fio. Ao finalizara soldagem espere alguns segundos para o estanho secar. Cuidado ao utilizar a solda, as temperaturas alcançadas podem causar grandes queimaduras na pele.

Step 6: Usando O Fone

O seu fone já está pronto agora! Pegue o ímã de neodímio coloque junto a bobina, conecte o Conector P2 a um celular e escute a música que quiser!

Step 7: Tutorial Em Video

Be the First to Share

    Recommendations

    • Instrument Contest

      Instrument Contest
    • Make it Glow Contest

      Make it Glow Contest
    • STEM Contest

      STEM Contest

    Discussions