Construindo Uma Campainha Com Um Atuador Eletromagnético.

Um atuador eletromagnético consiste em um sistema onde a corrente elétrica é induzida por uma bobina à algum tipo de metal, fazendo o objeto ser eletrizado.

A campainha funciona com esse sistema, o som é feito a parti do impacto de um prego eletrizado com um pedaço de ferro.

Para montar o atuador é necessário de:

Supplies:

2m de cobre esmaltado

Um botão táctil

1 pedaço de tubo com 5 ou 6mm de diâmetro de 20mm de comprimento

1 prego ou parafuso feito de metal eletromagnético

Fonte regulável de tensão (bateria ou pilha)

Fita isolante

Lixa Alicate para corte

Haste flexível de ferro

Chapa de madeira de 10x10cm

Serra

Estanho para solda

Ferro para Solda

Teacher Notes

Teachers! Did you use this instructable in your classroom?
Add a Teacher Note to share how you incorporated it into your lesson.

Step 1: Construindo a Bobina:

Basicamente, a bobina são várias espiras de cobre enroladas juntas. Nesse caso,é necessário um tubo, onde o fio de cobre será enrolado, e dentro do tubo vai ficar um dos pregos.

Primeiro: Separe o fio de cobre e lixe suas pontas, para que que seja possível a passagem de elétrons. Lixe apenas alguns poucos centímetros, de 2 à uns 3.

Agora é necessário enrolar a bobina. Existem duas formas de fazer isso, manualmente ou utilizando uma furadeira. Nas duas maneiras é necessário deixar pelo menos 7 cm das duas pontas do fio soltas, para que depois seja possível conectá-las ao resto do circuito.

Enrolando o Fio Manualmente: Deixe os 7 cm de fio desenrolados e cole um pedacinho do fio no tubo com fita crepe ou cola. Vá enrolando o fio, sempre considerando a distância entre as espiras. Enrole de forma que o fio seja enrolado a partir da última volta dada. Depois de enrolar todo o fio de cobre enrole a bobina com fita crepe (para não soltar).

Enrolando com a furadeira: Desenrole todo o fio de cobre, de forma que ele não tenha nenhum tipo de nó. Encaixe o tubo na furadeira e, deixando um pedaço da ponta para fora, grude uma parte no tubo e ligue a furadeira de forma que ela não gire muito rápido. Vá enrolando com cuidado segurando levemente o fio. Deixe um pouco da outra ponta sem enrolar. No final, use a fita crepe para fixar os fios na bobina.

Quando a bobina estiver devidamente pronta coloque o prego dentro do tubo.

Step 2: Montando a Base Da Bobina:

A bobina necessita de de uma base inclinada. Para construir a base é necessário a Bobina feita e a chapa de madeira 10x10cm, cola quente, fita crepe e serra.

A base inclinada para a bobina é necessária para fazer o prego retornar à sua posição inicial. O que ocorre para que o barulho da campainha ocorra, é a indução entre a atração entre o prego e o metal. O contato entre eles é o que faz o barulho, a atração entre os dois causa o deslocamento do prego.

Primeiro passo: Marque os cortes da chapa.

A base do experimento foi feita com as dimensões de 5 cm de largura e 7 cm de altura. Marque mais ou menos essas dimensões na chapa de madeira.

Para que haja inclinação é necessário fazer um corte menor, com a largura de 5 cm e a altura de mais ou menos 1 cm, marque essas dimensões em outra parte da chapa.

Segundo Passo: construa uma rampa.

Com os pedaços de madeira já marcados, use a serra para cortá-los. Tenha cuidado!

Com os pedaços cortados, cole as faces de 5 cm com cola quente. Deixe secar.

Step 3: Montando O Circuito:

Para montar o circuito todo é necessário o ferro de solda,estanho para solda, da base da bobina, da bobina, do pedaço de ferro, do botão e da bateria (ou pilha).

Primeiro passo: Solde o botão em um dos pedaços de fio soltos na bobina.

Um dos pedaços de fio soltos na bobina vai servir para ser soldado com o botão. O botão táctil possui quatro "perninhas" sob a sua base, solde em uma delas, mas não a maior, essa vai ser usada para ser conectada à pilha/ bateria.

Observação:o uso do botão só é realmente necessário em casos onde há o uso de pilha. Se as fontes de energia no circuito forem as fontes reguláveis de energia, disponibilizadas pelo Hacklab, os botoes não serão necessários.

Segundo Passo: Cole a bobina em sua base.

Para colar a bobina são necessários: a base, a bobina e uma fita crepe.

É simples, posicione a bobina no centro na base, de forma que a cabeça do prego fique na parte mais alta. Cole a bobina com fita crepe.

Terceiro passo: Conecte o circuito.

Para montar o circuito serão necessárias todas as peças montadas até agora: a bobina com a base, a fonte regulável de energia, e o ferro.

Com a fonte de energia ainda desligada conecte o fio preto ao botão e o vermelho ao fio solto da bobina. Posicione o pedaço de ferro no topo da base. Ligue a fonte de energia e regule a voltagem, no experimento foram usados 19 volts.

Observação: se o botão não foi utilizado apenas ligue o fio preto ao outro fio solto da bobina.

Step 4: Resumo: Vídeo

O grupo que fez o experimento preparou um vídeo explicando, resumidamente, o experimento.

Boa sorte, bom experimento.

Be the First to Share

    Recommendations

    • Instrument Contest

      Instrument Contest
    • Make it Glow Contest

      Make it Glow Contest
    • STEM Contest

      STEM Contest

    Discussions