Exportando Dados Do LabView a Um Arquivo De Texto

Introduction: Exportando Dados Do LabView a Um Arquivo De Texto

Este tutorial é um esboço para ajudar os estudantes de EME da FGA, mas não requer qualquer conhecimento base e pode ser seguido por qualquer pessoa. Nele, busco mostrar como enviar um par de dados ao final de um arquivo .txt

convenção utilizada:

  • "entrada ou saída de dados" - uma das conexões na borda do bloco. Deixando o mouse em cima de uma delas, o nome aparece.
  • Bloco de programação - Os com nome compridos exibem o nome completo em cima da janela quando o mouse paira acima
  • Paleta de blocos > Bloco - utilizado para saber onde encontrar um bloco. Há também uma função search, para evitar ter de procurar

Qualquer dúvida ou sugestão, favor avisar

Teacher Notes

Teachers! Did you use this instructable in your classroom?
Add a Teacher Note to share how you incorporated it into your lesson.

Step 1: Abrindo O Arquivo

⁠⁠⁠Para fazer o txt, utiliza-se a paleta File I/O. Primeiramente, deve-se abrir o arquivo usando o Open/Create/Replace File. Agora você tem duas opções para escolher o arquivo de texto no qual inserir os dados:

  1. Você pode deixar o arquivo não endereçado, então o LabView vai te perguntar qual arquivo utilizar por meio de uma janela de diálogo, toda vez que você rodar o programa. Para isso, não conecte nada à entrada "file path" do bloco.
  2. Você pode designar um arquivo para o programa utilizar todas as vezes (obviamente, você pode mudar qual arquivo é entre uma execução e outra). Para isso, clique com o botão direito nele em "file path" (em cima à esquerda do bloquinho) e clique em "create control" para criar um input do endereço do arquivo.

Para controlar o comportamento do bloco, clique com o botão direito em "operation" (logo abaixo de "file path") e crie um controle. Mude esse controle para "open or create" no Front Panel (a janela onde ficam os componentes, não o programa).

Você deveria ter algo parecido com a imagem. Como o arquivo será aberto apenas uma vez ao início do programa e fechado ao final, ele deve estar fora do seu loop de operação.

Step 2: Lendo O Conteúdo Já No Arquivo

⁠⁠⁠Agora, como queremos adicionar coisas ao arquivo, não substituir, temos que ler o que estava no arquivo. Para isso, vamos usar o bloco File I/O > Read Text File. Como essa parte será feita toda vez que você quiser escrever alguma coisa no arquivo, essa parte já deve estar dentro do Loop*. Conecte "refnum Out" do Open Text File ao "file" do novo bloco, e o "error out" do Open Text File ao "error in" do novo bloco.

⁠⁠⁠Esse bloco vai lê o arquivo de texto e devolve uma string com o conteúdo dele. Nós vamos usar essa string no bloco String > Build Text.

*Esse é o loop do seu programa. Como já há um loop ao redor do programa de termômetro, não se deve colocar um loop dentro do outro

Step 3: Montando O Texto

Coloque o bloco Build Text. Quando colocá-lo(ou quando clicar 2 vezes sobre ele), ele
abre uma janela de diálogo. Lá você pode colocar o texto que será adicionado ao seu arquivo, com parâmetros entre % que se tornarão entradas. Fechando a janela, conecte a saída "text" do Read File à entrada "beginning text" do Build Text, e o "error out" ao "error in".

Step 4: Fechando O Arquivo E Verificando Erros

Enfim, vamos escrever ao arquivo. Em File I/O > Write Text File, ligue o "refnum out" do Read Text File ao "file" do novo bloco, e o "error out" do Build Text ao "error in". Ligue "result" de Build Text a "text" do novo bloco.
Agora temos que criar um mecanismo para sair do programa caso ocorra algum erro. Para isso, vamos utilizar o bloco em Dialog & User Interface > Simple Error Handler. conecte "error out" do Write Text File à "error in" do novo bloco. Conecte a porta "error?" do novo bloco ao stop do loop (se você tem outro meio de parar o loop, conecte ambos a bloco Boolean > Or e conecte o bloco Or ao stop do loop). Fora do loop, vamos fechar o arquivo. Coloque o bloco File I/O > Close File e conecte sua entrada "refnum" ao "refnum out" do Write Text File, e a entrada "error in" à saída "error out" do Simple Error Handler. Enfim, conecte seu "error out" a outro Simple Error Handler.

Be the First to Share

    Recommendations

    • Tiny Speed Challenge

      Tiny Speed Challenge
    • Clocks Contest

      Clocks Contest
    • PCB Design Challenge

      PCB Design Challenge

    Discussions