Ferramenta Para Fazer Abraçadeiras - Clamptite - Wire Clamp

Introduction: Ferramenta Para Fazer Abraçadeiras - Clamptite - Wire Clamp

Saudações Leitor/Leitora

Este Instructables apresenta a confecção de uma ferramenta para fazer abraçadeiras, confeccionada com sobras de materiais. A abraçadeira é produzida pela ferramenta enrolando-se, com uma razoável pressão, um arame em torno de materiais que se deseja prender ou acoplar. Na foto de apresentação, observam-se duas aplicações da ferramenta: (i) a junção de duas mangueiras; e (ii) a fixação de um pincel em um cabo para pintar além do alcance do braço.

Para qualquer dúvida, sugestão ou correção, não hesite em postar seu comentário.

Boa leitura.

Teacher Notes

Teachers! Did you use this instructable in your classroom?
Add a Teacher Note to share how you incorporated it into your lesson.

Step 1: Materiais Utilizados, Cortes E Soldagens

Para confeccionar a ferramenta foram utilizados os seguintes materiais (ver primeira foto): (1) um tubinho metálico de 40 mm de comprimento x 15 mm de diâmetro externo x 8 mm de diâmetro interno; (2) uma barra metálica de 120 mm de comprimento x 23 mm de largura x 3 mm de espessura; (3) um pedaço de vergalhão de 8 mm (5/16 "); e (4) um parafuso de 100 mm (não mostrado na foto).

A barra metálica foi riscada em uma das suas pontas na forma de ponta de uma faca, com um pequeno dente nesta ponta, bem como foi marcada a posição do furo em que o tubinho metálico transpassará a barra (segunda foto). Com o emprego de uma esmerilhadeira e furadeira foram efetuados os cortes/furo, conforme apresentado na terceira foto).

O vergalhão foi cortado com 100 mm e foi furado em duas posições distanciadas um pouco além do comprimento do tubinho. Nestes dois furos serão transpassados as pontas dos arames que formarão a abraçadeira. O parafuso foi soldado numa das extremidades do vergalhão para formar um "T" e que será empregado para girar o vergalhão e, consequentemente, enrolar o arame para tensionar a abraçadeira. O tubinho foi soldado na barra.

Por fim, foi efetuado um furo adicional na extremidade do vergalhão e foi introduzido um anel metálico (desses utilizados em chaveiros) que evita que o vergalhão saia do tubinho, ao mesmo tempo que é utilizado para pendurar a ferramenta, visando sua guarda (última foto).

Step 2: Utilização Da Ferramenta

Como exemplos da operação da ferramenta foram juntadas duas mangueiras e foi feita uma abraçadeira para prensá-las, conforme apresentada na sequência das dez primeiras fotos.

Para produzir a abraçadeira, um pedaço de arame envolve, com duas voltas em um laço, a mangueira externa. Para pressionar o arame na mangueira, as duas pontas do arame são introduzidas nos furos do vergalhão, ao mesmo tempo que o bico na ponta da barra prende o laço do arame. A partir deste ponto, basta enrolar o arame em torno do vergalhão, girando o parafuso, para pressionar e formar a abraçadeira. Uma vez obtida a devida pressão, os excedentes das pontas dos arames são cortados e, com o auxílio de um alicate de bico, são dobradas (evitando que as pontas fiquem expostas e possam oferecer perigo).

As três últimas fotos mostram a fixação de um pincel em um cabo para produzir uma extensão e alcançar locais além do comprimento do braço.

É isto. Uma ferramenta útil, com muitas aplicações e de fácil confecção.

Espero que inspire, motive e oriente.

Obrigado pela leitura.

Unusual Uses Challenge 2017

Participated in the
Unusual Uses Challenge 2017

Be the First to Share

    Recommendations

    • Trash to Treasure Contest

      Trash to Treasure Contest
    • Wearables Contest

      Wearables Contest
    • Fix It Contest

      Fix It Contest

    2 Discussions

    0
    BettyHill
    BettyHill

    2 years ago

    Muy interesante. Quiero fabricar uno como ese. Gracias.

    0
    Cion Cassiano
    Cion Cassiano

    Reply 2 years ago

    Gracias por su comentario. y éxito en su proyecto.