Fone De Ouvido

Você já pensou em conseguir fazer seu próprio fone? Podendo ouvir musicar a qualquer momento e lugar que você estiver, neste tutorial você ira aprender a fazer fones de ouvido com pouquíssimos materiais em pouquíssimo tempo.

Os fones de ouvido, utilizados para proporcionar uma experiencia musical particular, são hoje em dia uma representação de status na sociedade, apresentando variados tamanhos, sendo eles discretos ou extravagantes e com complexidades tecnológicas distintas. O earphones, no qual o trabalho é baseado, representa os tipos convencionais, os quais estão em maior disponibilidade no mercado atualmente.

Para realizar o experimento do fone de ouvido caseiro, compreende-se primordialmente o funcionamento físico do experimento, obtendo o entendimento de determinados conceitos. O celular que será a fonte da música no projeto, emitirá uma corrente elétrica que passará pela bobina construida, gerando um campo magnético. As ondas sonoras constituídas pelas vibrações na bobina, são geradas a partir da mudança de direção do campo magnético sob persuasão do imã de neodímio que também apresenta um campo, estabelecendo atração e repulsão física no experimento.

Sendo assim, é importante também ressaltar que quanto mais voltas forem dadas com o fio de cobre, maior será a elevação acústica do resultado final. A partir dessa breve explicação é possível dar prosseguimento à outra etapa do experimento, a parte prática. Com esse tutorial produzirá um aparelho de maneira simples, porém eficaz. Siga as instruções abaixo e MÃOS A OBRA!!!

Supplies:

- Fio de cobre esmaltado AwG 28 (2x de 2 metros)

- Fio encapado (4x de 50 centimetros)

- Ímã de neodímio (2x)

- Conector P2 estéreo (1x)

Ferramentas necessárias:

- Ferro de solda

- Estanho para solda

- Alicate de corte

- Fita isolante

- Tesoura

- Lixa

- Alicate para desencapar fio

Teacher Notes

Teachers! Did you use this instructable in your classroom?
Add a Teacher Note to share how you incorporated it into your lesson.

Step 1: Construindo a Bobina

Para começar a construção do fone é preciso preparar a estrutura da bobina com fita durex e o fio de cobre esmaltado. Esse processo que irá criar a bobina para a passagem da corrente e junto do ímã produzir o som.

- Pegue a fita crepe e corte pedaços de 15cm de largura até formar um quadrado de 12cm de altura.

- Cole os pedaços um na borda do outro para formar um quadrado 12x15cm.

- Pegue o fio de cobre esmaltado e coloque uma das pontas no meio do quadrado de fita, deixando 7cm de fio para fora.

- Pegue o fio no centro do quadrado e comece a dar voltas em círculos até sobrar mais 7cm de fio que ficarão para fora do quadrado de fita no mesmo lado que a outra ponta.

- Use a lixa para raspar os 7cm do fio de cobre e tirar o esmalte, para que a corrente elétrica flua, uma vez que o esmalte serve para inibir a passagem de corrente.

- Repita os itens 1 e 2, e cole outro quadrado em cima da bobina para selar.

- Corte em forma circular em volta da bobina, para criar um formato parecido à um fone.

- Repita este processo para o outro lado do fone.

Step 2: Soldando a Bobina Aos Fios

Ao terminar de concluir a bobina, é necessário unir os dois fios, tanto o fio de cobre lixado quanto os fios encapados, para isso:

- Desencape os fios encapados utilizando um alicate de corte

- Junte os fios, tanto o fio de cobre quanto o fio agora desencapado

- Solde os fios, de modo com que eles fiquem bem presos, porém não utilize tanto estanho para soldar. Solde apenas o necessário

- Passe fita isolante, para proteger os fios

- Repita o processo com a outra bobina e os outros fios

Dica: Caso fique difícil realizar a solda, entrelace os fios, torcendo-os, desse jeito, ficará mais fácil de conseguir soldar sem os fios se soltarem

Step 3: Soldando Os Fios a Entrada P2

Esta é etapa onde mais se deve prestar atenção, pois é nela que fica toda parte estrutural do fone, acompanhe este passo junto a foto desenhada para auxiliar.

Com a bobina e o fio soldados, se tudo estiver certo, nesta etapa, você terá a bobina conectada aos fios, e na outra extremidade do fio encapado você não terá nada, sendo assim, você deverá seguir os seguintes passos.

- Desencape a outra extremidade dos fios encapados

- Com o conector P2 em mãos, é necessário desrosquear parte emborrachada

- Ao abrir o conector, você ira perceber 2 tipos de aberturas diferentes, uma abertura mais em cima, que iremos adotar com abertura A, e duas aberturas embaixo de mesmo tamanho nas laterais, na qual adotaremos o nome de abertura B

Atenção

- Com as duas bobinas já soldadas, você terá um total de 4 fios soltos, todos desencapados

- Desses 4 fios, você irá pegar dois fios diferentes, um de cada bobina, e ira passar estes dois fios pela abertura A, que fica acima das outras duas aberturas

- Solde os 2 fios de modo com que ambos fiquem presos

Dica: Passe os fios de dentro para fora do conector, para conseguir desrosquear sem problemas novamente

- Sobrando 2 fios, sendo um de cada bobina diferente, você irá passar-los pelas aberturas B, que se encontram como hastes laterais

- Solde os 2 fios de modo com que ambos fiquem bem presos

- Rosqueie novamente o conector, agora com os fios todos soldados

Step 4: Testando O Fone

Após a conclusão do fone, você terá algo parecido com a foto acima, vai de seu gosto querer personalizar seu fone, seja juntando os fios que se encontram separados, ou dando alguma forma estética a ele.

- Conecte o fone na entrada P2 do seu Smartphone

- Coloque as bobinas nos ouvidos

- Com os imãs, segurem eles, colocando-os no centro das bobinas, dos dois lados do ouvido

- Dê play na musica e se divirta

Dica: A bobina funciona melhor quando o imã é colocado em seu centro, utilize disso para potencializar seu fone de ouvido

Obs: O fone de ouvido possui baixo som, então não se desaponte caso o som não saia de primeira, se possível, vá a um ambiente mais silencioso para usufruir dos fones

Be the First to Share

    Recommendations

    • Instrument Contest

      Instrument Contest
    • Make it Glow Contest

      Make it Glow Contest
    • STEM Contest

      STEM Contest

    Discussions