Fone De Ouvido Caseiro

Afim de entender como a física afeta o nosso cotidiano, podem-se identificar diferentes funções para o que se aprende em sala de aula e que não costumam ser pensadas como algo que pode ser construído. Uma bobina, por exemplo, pode passar a impressão de ser algo presente apenas nos livros didáticos, porém é um dos métodos mais comuns para a formação de um campo eletromagnético, importante para, dentre outros motivos, a criação de eletricidade.

A bobina, conectada a uma fonte de energia (o celular ou o computador), se torna um eletroímã que, quando interage com outro ímã, cria ondulações a partir da interação eletromagnética que ocorre entre o ímã e a bobina. As ondulações vibram em uma frequência específica gerada pela mudança de frequência da fonte de energia que fazem com que as ondulações no espaço transmitam som.

Como o mecanismo permite a transmissão de sons, é o método utilizado para a criação de aparelhos para ouvir música, como o fone de ouvido ou uma caixinha de som, quando existe uma caixa de ressonância. Quando conectada com um fio encapado em um conector ou via bluetooth, é possível ouvir qualquer tipo de som proveniente de um celular, computador, MP3 ou qualquer aparelho eletrônico que reproduza sons. Criar seu próprio fone pode ser mais barato que comprar de novo e ainda reaproveita a carcaça do que já não funciona mais! É criativo e ecológico.

Supplies:

4 metros de fio de cobre esmaltado – fazer a bobina

1 lixa – lixar o fio de cobre

2 Ímãs – quando em contato com a bobina, cria ondas sonoras através da interação do campo magnético com o campo elétrico

1 rolo de fita crepe – fixa o ímã

1 aparelho de reprodução (celular, computador etc) – fornece a música e a eletricidade

2 fios encapados vermelhos (lado positivo) – faz a conexão entre a bobina e o plug P2

2 fios encapados pretos (lado negativo) – faz a conexão entre a bobina e o plug P2

1 plug P2 – faz a conexão entre os fios encapados e o aparelho eletrônico

1 ferro de solda – solda o fio de cobre e o fio conector

12cm de estanho para solda – metal que derrete para soldar

1 estilete – desencapar os fios

1 carcaça de fone - suporte para os objetos construídos

Teacher Notes

Teachers! Did you use this instructable in your classroom?
Add a Teacher Note to share how you incorporated it into your lesson.

Step 1: Desencapar Os Fios

Com a ajuda de um estilete, desencape aproximadamente 2cm de um fio vermelho e de um fio preto.

Step 2: Conectar No Plug P2

Tirar a proteção preta do plug P2 puxando com as mãos. Colocar o fio vermelho no furo do plug de lado esquerdo e o fio preto no furo do meio (verificar na foto, caso necessário). Para fixar, utiliza-se o ferro de solda e o estanho. Há de buscar um contato entre o estanho e o fio a ser soldado, já que o estanho derreterá e unificará o fio.

Step 3: Fazer a Bobina

Lixar as pontas de fio de cobre para tirar o esmalte e fazer as voltas assemelhando-se a uma espiral em volta de uma caneta ou um lápis até sobrar um pequeno pedaço do fio. Ao final, fixar com um pedaço de fiia crepe. Para cada bobina são utilizados 2 metros de fio. Lembre-se: quanto mais voltas, mais alto o volume do som! Uma dica é dar algumas voltas sem deixar que se sobreponham e depois juntar as voltas, como mostrado no vídeo. É importante deixar um resto de fio sem enrolar para os procedimentos posteriores.

Step 4: Conectar a Bobina Aos Fios Encapados

Conectar as pontas da bobina com as pontas desencapadas dos fios conectados ao plug P2 através da soldagem (explicação supracitada).

Step 5: Repetir Os Procedimentos

Uma bobina é para uma orelha, portanto, para criar um fone de ouvido, é necessário repetir os procedimentos, mas usando o mesmo plug P2. Desta vez, soldar o fio vermelho no furo do lado direito e o fio preto no mesmo furo do fio preto. Ao final, colocar a proteção preta de volta no plug.

Step 6: Colocar Na Carcaça

Usar uma carcaça de fone (pode ser algum antigo ou que não funcione mais). Colocar o ímã em cada um dos lados do fone, a bobina por cima do ímã e colar com o auxílio de uma fita crepe. Se não tiver uma carcaça de fone, as bobinas podem ser costuradas em uma touca, boné ou faixa com o auxílio de uma folha sulfite. Use a criatividade! Cada fone é único.

Step 7: Testar O Fone

Conectar o plug P2 em um aparelho de reprodução, como um celular, um computador ou um MP3.

Be the First to Share

    Recommendations

    • Instrument Contest

      Instrument Contest
    • Make it Glow Contest

      Make it Glow Contest
    • STEM Contest

      STEM Contest

    Discussions